Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição e Imagens: Danilo Sanches – www.youtube.com/carroexpress
Muito antes do que se esperava, já é possível dizer que temos no Brasil carros 100% elétricos que brigam em condições de igualdade com similares a gasolina no preço ao consumidor. É o caso do JAC EJ7, um sedã de luxo que tem desempenho, performance e valor próximo de concorrentes de peso com motorização a combustão, como BMW 320 e Audi A5. Lançado por R$ 260 mil, hoje já está na faixa dos R$ 280 mil. O Carro Express avaliou durante uma semana o modelo elétrico desenvolvido pela marca chinesa em conjunto com a Volkwsagen, quando foi possível perceber que o futuro é presente.
O JAC EJ7 chama a atenção de cara, pelo design futurista que se impõe por onde passa. Apesar de ser um sedã grande, tem um toque esportivo nas linhas, que garantem um visual fluido e bem interessante, tanto na frente, traseira e perfil lateral, que dá a ideia de um cupê. As rodas diamantadas de 17 polegadas e o teto em preto complementam o tom arrojado.
No espaço interno, um show. Graças ao tamanho, meio que um sedazão, com seus 4,77 metros de comprimento e entre-eixos de 2,76 m, oferece espaço de gente grande para até cinco passageiros com elevado nível de conforto e segurança. Todos vão muito bem acomodados, em um ambiente de conforto e requinte, bem amparado por bastante tecnologia embarcada. O porta-malas leva até 590 litros de bagagem.
O painel central oferece equipamentos de ponta, como ar-condicionado digital, display central com tela vertical de 13 polegadas, onde há diferentes opções de conexão, inclusive com acesso fácil ao smartphone, com projeção imediata do Apple Car Play ou Android. Há teto solar panorâmico, bancos em couro, cluster com opções diversas de personalização. É possível inclusive escolher um tema e a cor das luzes internas, que podem ser estáticas, pulsar ou mesmo acompanhar o ritmo da música escolhida no sistema de som.
Para trocar marchar, apenas um seletor no console central, que varia entre ré, neutro e drive. Nada demais, até porque o sistema é bastante simples nos elétricos. O freio de mão tem acionamento por botão. Tudo muito prático e à mão, de extrema intuição.
100% elétrico tem autonomia de 400 quilômetros
No desempenho, ótimas marcas a partir do motor que oferece 193 cv de potência, 34,7 kgfm de torque. O EJ7 é extremamente rápido nas arrancadas, como outros 100% elétricos. Vai de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos. Na cidade, quando o semáforo abre numa avenida, por exemplo, dá gosto de ver como ele avança muito antes dos demais carros parados assim que aponta o verde. Na estrada, vai de forma bem ligeira a velocidades acima das máximas permitidas. Mas aí tem um porém. Para garantir maior autonomia, ele tem a velocidade máxima limitada aos 150 km/h.
Neste quesito, outro avanço significativo da JAC. O EJ-7 tem autonomia de 400 quilômetros, o que garante em tese uma viagem de São Paulo ao Rio de Janeiro. Apesar de ainda não haver sistemas de reabastecimento elétrico seguros em rodovias, dá para ir e voltar sem grandes preocupações em tiros curtos, como entre São Paulo e Campinas, por exemplo. Vale salientar que a vocação dos 100% elétricos é mais urbana.
O reabastecimento dos carros elétricos é ainda um entrave, diante da ausência de postos de reabastecimento públicos ou em áreas comuns de condomínios residenciais ou comerciais. É possível adquirir o equipamento para instalar em um ponto para uso particular ou recarregar em tomadas de 220 volts, deixando um tempo que pode superar 24 horas para a recarga normal. A rápida leva, segundo o fabricante, até uma hora e meia. A vantagem é que o EJ7 com bateria carregada pode durar mais de uma semana, conforme o uso do carro.
O que o EJ-7 oferece
– Volante com regulagem de altura
– Teto solar panorâmico
– Conectividade com Apple Car Play e Android Auto
– Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro
– Painel Soft-touch com revestimento em couro ecológico Premium JAC
– Sistema Keyless – Entrada e partida sem chave no veículo
– Bancos revestidos em couro Ecológico Premium JAC Seat
– Central de comandos Touch Screen (Multimídia e ar-condicionado)
– Ar Condicionado Automático Digital com painel Touch Screen
– Saída de Ar Condicionado na fileira traseira
– Volante multifuncional revestido em couro Ecológico Premium JAC
– 8 auto falantes
– Apoio de braço na primeira fileira de bancos, com compartimento
– Apoio de braço na segunda fileira de bancos com porta copos
– Projetor com luz de Led Auxiliar nas Portas
– Central multimídia tipo Ipad com tela de 13” HD Touchscreen
– Bluetooth
– Sistema Keyless com entrada e partida sem chave
– Cluster digital em LCD
– Entrada USB no console central e na segunda fileira
– Bancos do motorista com aquecimento
– Porta Malas Automático
– Airbags duplo dianteiro, laterais dianteiros, de cortina laterais
– BAS – Brake Assist System
– TCS – Traction Control System
– ESP – Eletronic Stability Program
– HSA – Hill System Assist
– BOS – Brake Overide System
– TPMS – Tire Pressure Monitoring System (com display)
– Função Auto Hold (Imobiliza o veículo ao parar)
– DLR – Luzes diurnas em LED
– Freios ABS com EBD
– Desembaçador do espelho retrovisor
– Faróis com regulagem elétrica de altura
– Faróis e lanternas de neblina
– Faróis em LED
– Faróis com acendimento automático
– Função “Follow me Home”
– Piloto Automático
– Freio de estacionamento elétrico IMMO (imobilizador de motor)
– Câmera de ré
– Isofix
– 215/55 R17
– rodas em liga leve diamantadas
– kit de ferramentas para reparo do pneu