Cinema

AVALIAÇÃO – JAC J2, o pequeno que reserva grandes e boas surpresas

Quem disse que carro pequeno não pode ser confortável ou espaçoso? Seguindo uma nova tendência, a chinesa JAC Motors traz para o Brasil seu subcompacto J2, um pequeno carro que guarda grandes (e agradáveis) surpresas.

Avaliado durante uma semana pelo GuarulhosWeb dentro da cidade, seu habitat natural, o J2 apaga aquela imagem de que carro compacto ou barato não pode oferecer conforto aos ocupantes. Ele é comercializado por R$ 31.990. Pequeno por fora (mede 3,53 metros de comprimento e 1,64 metro de largura), o subcompacto agrada motorista e até mais três ocupantes logo que você entra nele. Há sim bom espaço interno sem passar aquela impressão de que você está espremido lá dentro. Os equipamentos, compactos como o carro, ficam bem à mão. Tanto que só há duas saídas do ar condicionado no painel dianteiro.


Por se tratar de um carro voltado à cidade, o J2 cumpre bem esse papel. Fácil de dirigir, cabe em vagas menores, é ágil e rápido, graças à motorização 1.4. O propulsor que equipa o J2 é o mesmo já usado no J3. Trata-se do moderno motor 1.4 litro, confeccionado em bloco de alumínio e desenvolvido em parceria com a austríaca AVL, com 16 válvulas e duplo comando, que desenvolve 108 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 138 Nm (14,1 kgfm) a 4.500 rpm. O J2 tem aceleração de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e velocidade máxima de 187 km/h.


A transmissão é composta por uma caixa manual de 5 velocidades, com acionamento por cabos. O sistema permite engates rápidos e precisos, acentuando a esportividade do modelo, mas também garantindo o conforto ao rodar.

E, diferente de outros modelos dessa linha que se aventuraram no Brasil desde a abertura do mercado aos importados na década de 90, ele não cai dentro dos buracos, tão comuns em nossas ruas. A explicação é simples. Em vez de rodas de aro 12 ou 13, que geralmente equipam os modelos menores, vem com rodas de aro 14, o que garante maior conforto.
Como se tornou marca da JAC desde sua chegada no Brasil, o J2 é absolutamente completo. Tudo é de série: ar-condicionado, direção assistida eletricamente, vidros, trava central e retrovisores com acionamento elétrico, freios com ABS, air bag duplo e CD player com MP3. E isso não é tudo: rodas de liga leve aro 14, faróis de neblina e sensor de estacionamento traseiro também compõem o pacote de itens de série do J2.

Pacote completo

Veja a lista completa de itens:

• Vidros elétricos dianteiros e traseiros
• Desembaçador traseiro
• Retrovisores elétricos
• Lâmpadas halógenas
• Faróis com regulagem elétrica de altura
• Faróis de neblina (dianteira)
• Lanternas de neblina (traseira)
• Brake light
• Luzes de leitura
• Alças de segurança dianteiras e traseiras
• Parassol com espelho de cortesia (somente passageiro)
• Acendedor de cigarros
• Retrovisor interno antiofuscante
• Luzes de segurança nas portas
• Porta revistas
• Apoios de cabeça dianteiros com ajuste de altura
• Airbag duplo
• Portas com barras de proteção lateral
• Cintos traseiros laterais de 3 pontos
• Cintos dianteiros com pré-tensionador
• Chave com destravamento remoto das portas
• Trava central das portas
• Alarme anti-furto
• Travamento automático das portas à 15 km/h
• Freio ABS com EBD
• Sensor de estacionamento traseiro
• Porta copos
• Acendedor de cigarros / tomada (12V)
• Antena externa
• Iluminação azul no painel de instrumentos
• Volante com regulagem de altura
• Direção assistida eletricamente
• Ar-condicionado
• CD MP3 player com entrada USB
• Abertura interna da tampa do tanque de combustível
• Seis alto-falantes

 

Posso ajudar?