Mas o que a JAC, chinesa que veio para o Brasil em 2011 com a política de oferecer modelos completos mas com um preço abaixo de seus concorrentes diretos, tem para oferecer com o J5, é um pouco mais que isso. O carro é um sedã médio mas com espaço de grandem, por R$ 49.900,00.
Trata-se de um sedã médio bem interessante com design atraente, que foi avaliado pelo GuarulhosWeb durante uma semana. Neste período, na cidade e estrada, uma boa impressão. O motor 1.5 1.5 VVT 16V a gasolina oferece apenas 125 cavalos de potência, deixando um pouco a desejar em condições mais extremas e com o carro cheio. Porém, na maior parte da avaliação, comporta-se bem, demonstrando alguma agilidade para o trânsito urbano e avançando sem grandes inconvenientes nas estradas. Apenas em subidas mais íngremes ou em retomadas, pede um pouco mais a redução de marchas.
O câmbio mecânico de cinco velocidades é macio e engata com facilidade, aguentando inclusive numa quinta marcha mesmo quando a velocidade cai bastante. A retomada é tranquila, sem sofrimentos. O resultado se traduz no consumo de combustível, que fica acima dos 10 km/l em média.
Apesar de ser um modelo vendido como completo e que oferece diversos equipamentos de série bem interessantes, como airbag duplo, ABS, ar condicionado digital, vidros elétricos nas quatro portas, comandos elétricos dos retrovisores, entre outros, não dá para esperar tudo do carro. Não há – por exemplo – computador de bordo, um item presente em modelos bem abaixo do J5.
O acabamento – seguindo uma tendência da indústria automobilística – exagera um pouco no uso de plásticos, algo compensado por um design interno atraente. Desde o lançamento do J5 no Brasil, em 2012, as únicas mudanças apresentadas na versão 2014 foi a adoção de chave canivete e um novo volante.
Design externo
O design externo do J5 é o maior atrativo. Linhas limpas, que lembram carros de ponta de outros fabricantes, garantem um visual agradável, que passa a impressão de um automóvel moderno. O desenho, de autoria do Centro de Design da JAC Motors em Turim, Itália, em conjunto com o Estúdio Pininfarina, tem faróis inspirados nas históricas máscaras chinesas, dando ao modelo uma forte personalidade estética. O sedã se destaca também pela visibilidade interna.
Apesar de ser classificado como sedã médio, as dimensões do J5 são dignas de um modelo maior. Possui 4,59 metros de comprimento, 1,77 metro de largura e 2,71 de entre-eixos, números a serem respeitados.
Itens de comodidade
• Vidros elétricos dianteiros e traseiros
• Desembaçador traseiro
• Lanternas de neblina (traseira)
• Retrovisor interno antiofuscante
• Brake light
• Lâmpadas halógenas
• Luzes de leitura
• Retrovisores elétricos com repetidor de direção
• Alças de segurança dianteiras e traseiras
• Parassol iluminado com espelho de cortesia
• Acendedor de cigarros
• Faróis com regulagem elétrica de altura
• Faróis de neblina (dianteira)
• Retrovisores elétricos
• Direção hidráulica
• Volante com regulagem de altura
• Ar-condicionado digital
• CD MP3 player com entrada USB
• Abertura interna da tampa do tanque de combustível
• Seis alto-falantes
• Chave com destravamento remoto das portas
• Travamento central das portas
• Alarme anti-furto
• Travamento automático das portas à 15 km/h
• Sensor de Estacionamento traseiro
• Itens de Segurança
• Airbag duplo
• Portas com barras de proteção lateral
• Cintos traseiros laterais de 3 pontos
• Cintos dianteiros com pré-tensionador