Ernesto Zanon- Do Carro Express – Imagens e Edição: Danilo Sanches
Foram 16 dias a bordo de um Jeep Commander Limited TD380 4×4. Ao todo, um pouco mais de 1.500 quilômetros rodados, principalmente em rodovias no litoral e interior de São Paulo, numa sequência de viagens. O SUV grandalhão turbina o prazer de viajar, nos mais diferentes sentidos e situações.
O modelo avaliado pelo Carro Express, equipado com motor turbodiesel 2.0, tração 4×4 e câmbio automático de 9 velocidades, é uma versão abaixo da top Overland, mas não fica atrás e acaba sendo uma opção até mais interessante por custar cerca de R$ 30 mil a menos. Enquanto a Limited TD380 avaliada sai por R$ 286,9 mil, a Overland com mesmo motor custa R$ 318 mil. Há versões com motor turbo flex 1,3 sem tração 4×4 mais em conta (Limited por R$ 232,8 mil e Overland por R$ 260,8 mil).
Neste tempo com o Jeep Commander, foi possível usufruir muito bem de uma das maiores qualidades do veículo, que é o espaço interno. Com opção de 7 lugares, numa das viagens com 6 a bordo e apenas um banco da terceira fileira rebatido, o veredito: todos os ocupantes gozaram de alto nível de conforto e a bagagem foi devidamente acomodada no porta-malas. Se com todos os bancos utilizados, o espaço é de 233 litros, com cinco vai para 661 litros. Ou seja, sem perrengues na hora de ajeitar a carga de toda a família.
Esta flexibilidade de espaços, presente em outros modelos da concorrência como Toyota SW4 e Chevrolet Trailblazer, é fundamental, porque permite utilizar o carro da forma mais conveniente naquele momento. Em outra viagem mais longa, apenas dois ocupantes e espaço para dar e vender. Bagagem muito bem acomodada e pouco peso para carregar. Aí entra o modo tranquilidade a perder de vista, assim como são os retões das estradas muito bem cuidadas do interior paulista.
O motor turbo Diesel TD380, de quatro cilindros, oferece torque de 380 Nm e produz até 170 cv de potência. Numa análise inicial, em comparação com outros modelos diesel com potências próximas a 200 cavalos, pode até parecer pouco. Mas no pé, no dia a dia, principalmente na estrada, demonstra que dá conta do recado com sobra. Dificilmente você vai achar que precisa mais. As retomadas são precisas e ágeis, assim como a evolução rápida a velocidades mais altas. É pisar e ir adiante. O câmbio de nove velocidades responde com extrema eficácias, sem solavancos ou forçadas.
Impressionou também o baixo consumo de combustível. Por mais que o valor do diesel esteja bem salgado (chegamos a pagar R$ 7,80 por um litro do S10, tipo do combustível recomendado para este veículo), a média chegou a bater em 17,1 quilômetros por litro. Se colocar na ponta do lápis, devido a boa autonomia obtida, acaba compensando. E esqueça os velhos tabus em relação ao diesel, de ser barulhento. O isolamento acústico da cabine não permite ouvir o som do motor, assim como zero de trepidação.
O Commander conta também com sistema de tração 4×4 com reduzida, seletor de terrenos com três modos (Sand/Mud, Snow e Auto) e HDC (Hill Descent Control), que auxilia o motorista em descidas íngremes durante percursos off-road. Além disso, possui altura mínima de solo de 21,2 cm, ângulo de entrada de 26° e de saída de 24°. Ou seja, aguenta o fora de estrada sem titubear. Nada disso foi utilizado neste período, mas você tem a certeza de que, se precisar, o sistema vai funcionar já que se trata de um autêntico Jeep.
A bordo, conforto e tecnologia
Conforto e tecnologia são fundamentais em um carro, principalmente quando você vai passar horas a mais nele, como numa viagem longa. Mais uma vez, o Commander Limited não faz feio e garante a tranquilidade que você deseja e necessita. Conta com o cluster Full Digital personalizável de 10,25” e central multimídia com tela touch de 10,1” Full HD com navegação embarcada e espelhamento para Apple Carplay e Android Auto por conexão sem fio.
Tem ainda carregamento de smartphones sem a necessidade de cabo. Basta apoiar o aparelho na parte indicada do console central. O procedimento ocorre por indução. Ou seja, basta entrar no carro e tudo se conecta automaticamente. Muito fácil de usar e intuitivo, algo que agrada demais. Outros passageiros podem realizar o carregamento com fio, pelas portas USB disponíveis nas três fileiras de assentos.
O Commander oferece acesso ao porta-malas com abertura e fechamento elétrico. Ainda há pára-brisas e vidros laterais térmicos, rebatimento automático dos retrovisores, Keyless Enter ‘N Go e ar-condicionado Dual Zone com canal dedicado aos assentos traseiros. Tem também tecnologias de direção autônoma , como controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática, detecção de ponto cego e de tráfego cruzado, alerta de mudança de faixa, frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas, detector de fadiga do motorista, reconhecimento de placas de velocidade, comutação automática de faróis e park assist.
O que a versão Limited oferece por R$ 286,9 mil
Limited
– rodas de liga leve de 18”,
– conjunto óptico Full Led
– bancos em couro e suede preto e acabamento interno preto.
– cluster Full Digital de 10,25”,
– central multimídia de 10,1” com plataforma Adventure Intelligence e espelhamento sem fio,
– carregador de celular por indução,
– Keyless Enter ‘N Go,
– bancos dianteiros com ajustes elétricos
– abertura elétrica do porta-malas.
– sete airbags
– sistemas de direção autônoma (ADAS)
– modo 4×4 Low,
– seletor de terrenos com três modos (Sand/Mud, Snow e Auto) e Hill Descent Control.