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AVALIAÇÃO – Jeep Commander Overland é aventura garantida em grande estilo

Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição de imagens: Danilo Sanches

Incontestável que Jeep é sinônimo de veículo eficiente no fora de estrada, certo? Deixando para trás, há muito tempo, que o 4×4 não combina com conforto e tecnologia, a marca do grupo Stellantis prova com o Commander que dá para unir aventura, eficiência, tecnologia e muito conforto em um veículo grande, capaz de levar até sete pessoas para as trilhas.


Avaliado durante uma semana pelo Carro Express/GuarulhosWeb em sua versão top, a Overland, com direito a motor turbodiesel 2.0, tração 4×4 e câmbio automático de 9 velocidades, o grandalhão Commander agrada nos mais diferentes sentidos ao carregar a marca de maior e mais sofisticado Jeep já produzido no Brasil. A versão top com tudo que tem direito sai por R$ 307,4 mil, mas tem a Limited com motor flex turbo 1.3 a partir de R$ 214 mil e a Overland com motor flex turbo na casa dos R$ 240 mil.
O motor turbo Diesel TD380, de quatro cilindros, oferece torque de 380 Nm e produz até 170 cv de potência. Numa análise inicial, em comparação com outros modelos diesel com potências próximas a 200 cavalos, pode até parecer pouco. Mas no pé, no dia a dia, principalmente na estrada, demonstra que dá conta do recado com sobra. Dificilmente você vai achar que precisa mais. As retomadas são precisas e ágeis, assim como a evolução rápida a velocidades mais altas. É pisar e ir adiante. O câmbio de nove velocidades responde com extrema eficácias, sem solavancos ou forçadas.


O Commander conta também com sistema de tração 4×4 com reduzida, câmbio automático de 9 velocidades, seletor de terrenos com três modos (Sand/Mud, Snow e Auto) e HDC (Hill Descent Control), que auxilia o motorista em descidas íngremes durante percursos off-road. Além disso, possui altura mínima de solo de 21,2 cm, ângulo de entrada de 26° e de saída de 24°. Ou seja, aguenta o fora de estrada sem titubear.


Visual arrasa

O Commander Overland, de cara, se destaca pelo belo design, uma tarefa difícil, já que conseguir manter o equilíbrio nas formas em um carro grande, principalmente na traseira, nem sempre apresenta resultados positivos. A Jeep foi bastante feliz neste quesito, principalmente em uma traseira muito bem acabada, que agrada até mesmo os mais críticos. Na frente, lembra demais o Compass, apresentando-se até como o SUV médio anabolizado. Possui as tradicionais e marcantes sete fendas que, juntamente com os faróis unificados, apresentam uma assinatura única da marca.
Os faróis full LED proporcionam mais segurança e possuem seta dinâmica, que funciona como um elemento adicional de elegância ao conjunto óptico. Já as lanternas do Commander, também em LED, têm acabamento em cromo acetinado, com quatro refletores inferiores, sendo um com a função de seta e os outros três com luz de posição e freio.
Por dentro, onde sobra espaço, refinamento de alto nível, como nos bancos, feitos em couro com detalhes em suede, que aparece também em detalhes do painel. São três fileiras de assentos, sete lugares. O porta-malas de 233 litros pode chegar a 1.760 litros com todos os bancos rebaixados e a 661 litros na configuração com cinco ocupantes, a melhor deste SUVão. Há ainda 31 litros de volume nos porta-objetos espalhados pelo carro.
Vale salientar que os dois assentos da última fileira, apesar de oferecer algum conforto, não é para os maiores. Pessoas de estatura mais avantajada não cabem ali ou se apertarão demais até para acessar o compartimento. Podem até ir na terceira fileira em trajetos curtos, em deslocamentos menores. Isso não é demérito algum, saliente-se, já que nenhum carro de sete lugares, tirando as vans feitas para isso, têm uma solução melhor.
Tecnologia
O Jeep Commander se destaca ainda pela tecnologia por todos os cantos. Conta com o cluster Full Digital personalizável de 10,25” e central multimídia com tela touch de 10,1” Full HD com navegação embarcada e espelhamento para Apple Carplay e Android Auto por conexão sem fio.
Tem ainda carregamento de smartphones sem a necessidade de cabo. Basta apoiar o aparelho na parte indicada do console central. O procedimento ocorre por indução. Ou seja, basta entrar no carro e tudo se conecta automaticamente. Muito fácil de usar e intuitivo, algo que agrada demais. Outros passageiros podem realizar o carregamento com fio, pelas portas USB disponíveis nas três fileiras de assentos.
O Commander Overland oferece acesso ao porta-malas com abertura e fechamentos elétrico, inclusive com sensor de presença (Hands-Free). Ainda há pára-brisas e vidros laterais térmicos, rebatimento automático dos retrovisores, Keyless Enter ‘N Go e ar-condicionado Dual Zone com canal dedicado aos assentos traseiros.
Outros destaques em tecnologia, que oferecem mais conveniência ao cliente, são o banco do motorista com ajuste elétrico em todas as versões, banco dianteiro do passageiro com ajuste elétrico na Overland e o amplo teto solar panorâmico.
Para justificar sua fama de SUV de alto padrão, o Jeep Commander oferece tecnologias de direção autônoma , como controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática, detecção de ponto cego e de tráfego cruzado, alerta de mudança de faixa, frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas, detector de fadiga do motorista, reconhecimento de placas de velocidade, comutação automática de faróis e park assist.
Na versão top Overland, traz o sistema de som da marca premium Harman Kardon com 9 alto-falantes, subwoofer e 450 Watts de potência. Ele conta ainda com a exclusiva tecnologia Fresh Air, que utiliza dutos da cabine como “caixa acústica”. Isso elimina a necessidade de caixas tradicionais, reduzindo o peso do sistema em 40% e o volume em 70%, além de garantir uma pressão de som mais alta e uma faixa de graves mais profunda.


O que a Overland oferece por R$ 310 mil

– conjunto óptico Full Led e bancos em couro
– Full Digital de 10,25”,
– central multimídia de 10,1” com plataforma Adventure Intelligence e espelhamento sem fio,
– carregador de celular por indução,
– Keyless Enter ‘N Go,
– bancos dianteiros com ajustes elétricos e abertura elétrica do porta-malas.
– sete airbags
– modo 4×4 Low,
– seletor de terrenos com três modos (Sand/Mud, Snow e Auto)
– Hill Descent Control.
– rodas em liga leve de 19”
– bancos em couro e suede marrom.
– teto solar panorâmico,
– sistema de som premium Harman Kardon,
– porta-malas com sensor de presença e tomadas de 127v.
– Adventure Intelligence Plus com Alexa in Vehicle.

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