Ernesto Zanon – Do Carro Express / Imagens e edição: Danilo Sanches
A marca Jeep nos remete imediatamente ao fora de estrada, a carros que encaram todo tipo de terreno sem sofrer demais. Porém no caso do SUV médio Compass, líder de vendas no Brasil, em sua versão Sport, equipada com o novo motor T270 (um 1.3 turbo bem eficiente), a máxima não é tão verdadeira. Com tração 4×2, é um excelente modelo para o asfalto, seja na cidade como na estrada. Isso não quer dizer que não encare a terra. Mas que fique bem claro que não é um off road em sua essência.
Avaliado durante uma semana pelo GuarulhosWeb/Carro Express, o Jeep Compass Sport T270, o modelo de entrada da linha, que custa a partir de R$ 153 mil com o motor flex e câmbio automático de seis marchas, vai muito bem tanto no trânsito urbano como nas estradas. Oferece bom nível de conforto, muito espaço interno e desempenho satisfatório.
Com 185 cavalos de potência máxima com etanol, é bastante rápido para alcançar velocidades maiores e muito ágil no trânsito, nas mudanças de faixas e arranques necessários para avançar adiante, até em situações adversas. Faz de 0 a 100 km/h em apenas 8,8 segundos e tem nota A de consumo pelo Inmetro, segundo informa o fabricante. Foi um avanço e tanto em relação à motorização flex oferecida até então, que se caracterizava pelo consumo de combustível um tanto alto.
O novo Compass 2022 apresenta algumas novidades sutis em seu design, que muitas vezes passam imperceptíveis para o consumidor comum. Ele apresenta mudanças no para-choque dianteiro, novas rodas, na lanterna traseira, pintura das partes plásticas, faróis Full LED com assinatura em LED e faróis de neblina.
Em tecnologia, mesmo a versão de entrada Sport apresenta boas novidades, mas ainda bem aquém dos modelos superiores, onde ela está mais presente. Vem com uma central multimídia mais simples com tela de 8,4 polegadas e espelhamento sem fio para smartphone. É entrar no carro e acessar os aplicativos que mais lhe interessam sem qualquer problema. O cluster no painel é bem simples, mas com as informações necessárias acessíveis de forma básica e intuitiva.
Além das tradicionais bolsas de ar frontais para motorista e passageiros, o Novo Compass traz também os airbags laterais e de cortina, o que proporciona ainda mais segurança para seus ocupantes. No total, são seis airbags de série na versão Sport de entrada.
O que o novo Jeep Compass Sport oferece
– central multimídia de 8,4” com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay,
– seis airbags,
– faróis Full LED com assinatura em LED,
– faróis de neblina em LED Jeep Traction Control+,
– Auto Hold,
– rodas de 17”,
– ar condicionado dual zone,
– freio de estacionamento eletrônico,
– Sistema Keyless Enter ‘N Go,
– sensores de chuva e crepuscular,
– quadro de instrumentos de 3,5”
– três entradas USB (sendo uma tipo C).
Bancos de couro (R$ 2.500), e o pack Protection (R$ 950) são opcionais.