Enquanto a Jeep comemora 10 anos de fábrica no Brasil, o Compass está quase ali. São nove anos que este SUV médio 4×4 desfila por ruas e estradas por aqui. Enquanto aguarda uma grande renovação, que deve ocorrer daqui um ano mais ou menos, ele segue forte e íntegro na difícil tarefa de convencer consumidores que é o modelo a ser escolhido.
Nesta avaliação, a versão top da família, a Overland, que conta com o excelente motor 2.0 turbo a gasolina da família Hurricane, que entrega 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque, com câmbio automático de nove marchas e tração integral.
É muita força e eficiência para um carro deste porte, além de equipamentos de série que elevam o nível de conforto, colocando o Compass em condições muito boas para enfrentar a concorrência dos eletrificados. Aliás, os chineses se tornaram as grandes pedras nos sapatos deste tipo de SUV.
A força se traduz em alguns números divulgados pelo fabricante. O Compass vai de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e tem velocidade máxima de 223 km/h. Ou seja, vai bem demais em desempenho, agradando nas condições mais diversas. Se você está na cidade, sabe que pode arrancar sem risco algum de ficam na mão. Na estrada, o avanço rápido mesmo em condições adversas, como numa subida mais pesada de uma serra, impressiona. É pisar e sair para o abraço.
Vamos destacar que o Compass Overland conta com câmbio automático de nove velocidades, além da Tração 4×4 Jeep Active Drive Low. É daqueles sistemas que o fora de estrada é de verdade e não somente um apelo de marketing que você quase não usará. Como a força é latente, para dominar esta máquina, assistentes de condução são imprescindíveis.
Aí que entra o tal pacote ADAS nível 2 com a adição do ADA (Assistente ativo de direção). É a combinação do uso do Lane Centering e do ACC. Para traduzir. Além do sistema garantir que o carro se mantenha numa velocidade pré-determinada praticamente de forma autônoma, acelerando ou reduzindo conforme os carros que vão à frente, este Jeep faz curvas sozinho em vias devidamente sinalizadas.
Isso é só um dos itens oferecidos. A versão Overland tem muita coisa boa, como central multimídia, painel de instrumentos digital, ar-condicionado de duas zonas, freio de estacionamento eletrônico, teto solar e bancos dianteiros com ajustes elétricos. Também é possível acompanhar o status do carro pelo celular, no aplicativo da Jeep. São coisas que aumentam a sensação de conforto e servem como bons argumentos na hora da decisão de compra.
Veja tudo que Jeep Compass Overland oferece de série:
– Central Multimidia 10,1” com comando de voz avançado e GPS
– Quadro de instrumentos de 10,25”
– pacote ADAS Nível 2:
– ADA | Assistente ativo de direção
– ACC | Piloto automático adaptativo com Stop&Go
– AHB | Comutação automática dos faróis
– DDT | Detector de fadiga do motorista
– LDW | Aviso de mudança de faixas
– FCW + PEB | Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência com detecção de pedestres e ciclistas
– TSR | Reconhecimento de placas de trânsito
– sistema de som Premium Beats
– Bancos e volante em couro
– 7 airbags
– Adventure Intelligence Plus
– Alexa in-vehicle
– Banco elétrico para o motorista e passageiro
– Rebatimento automático dos retrovisores externos
– Remote Start
– Retrovisor eletrocrômico
– Wireless Charger
– Detecção de tráfego cruzado traseiro
– Monitoramento de Pontos Cegos
– Park Assist + sensor dianteiro
– Performance Pages
– Porta-malas automático com sensor de presença
– Rodas de 19”
– Teto solar panorâmico