Ernesto Zanon – Do Carro Express – Edição de imagens: Danilo Sanches
A Jeep colocou seu primeiro pé no mundo da eletrificação ao apresentar no Brasil, ano passado, o Compass S 4xe, um SUV médio híbrido de excelente performance também no fora de estrada, graças a dois motores: um a gasolina 1.3 turbo que gera 180 cavalos e outro elétrico de 60 cv. Somados são 240 cv que falam alto em diferentes condições. Conta com câmbio automático de seis marchas.
Desta vez, o Carro Express teve acesso ao Compass cedido pela Stellantis durante viagem de 10 dias por estradas do litoral de Alagoas e Pernambuco, estado aliás que produz os modelos nacionais da Jeep. Porém, o 4xe (não se pronuncia “quatro xis e”, mas sim “for bai i”) não é um nordestino nato, mas sim um italiano importado e que não é barato. Sai por algo em torno de R$ 295 mil, depois de ser lançado por quase R$ 350 mil. A queda no preço é uma tendência que vem se registrando com a chegada dos híbridos e elétricos chineses por aqui.
Mesmo assim, o Compass S 4xe, apesar de todas suas qualidades, parece ser caro perante a concorrência. Assim, pode até ser considerado quase que uma venda de conceitos pela Stellantis, que apresenta ao mercado que tem tecnologia e condições de lutar por espaços bem interessantes.
Durante a avaliação, só surpresas boas, principalmente ao bom desempenho no pé. Nas estradas bem ruins dos dois estados, foi possível perceber que ele responde muito bem às investidas no acelerador. Sempre que necessário, respostas rápidas, percebendo que o motor elétrico garante a força a mais quando você precisa ir além, em ultrapassagens e retomadas.
Porém, a autonomia do elétrico se esgota em 40 quilômetros rodados. A partir daí, ele depende da regeneração da energia, por meio das desacelerações e freadas. Dificilmente, chega a zerar. Como se trata de um plug-in, basta parar em alguma estação de recarga e restabelecer os 100% em pouco mais de uma hora.
Enquanto a bateria está cheia, o consumo de combustível é bem interessante, passando fácil da casa dos 20 km/l de gasolina (não aceita etanol no tanque, frise-se). Mas quando depende só do motor a combustão, o italianinho da Stellantis vira um carro comum, fazendo entre 10 e 12 km/l na estrada. Não é ruim por tudo que oferece. Com a potência combinada de 240 cv, vai de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos.
Como um bom Jeep, conta com sistema de tração nas quatro rodas, com quatro modos de condução, HDC (controle eletrônico de descidas) e função 4WD Lock e 4WD Low. Entre os principais equipamentos de série há uma ampla oferta de avançadas assistências à condução, como frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança de faixa com correção e farol alto automático.
O 4xe tem quadro de instrumentos full digital de 10,25 polegadas e sistema multimídia Adventure Intelligence de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple Carplay sem fio, rodas de liga-leve de 19” em gloss black e teto-solar panorâmico Command View. Oferece quatro modos distintos de condução, que ajustam parâmetros como mapa da troca de marchas, resposta do acelerador e assistência da direção elétrica. No modo Auto, o carro faz todo o trabalho: ele analisa continuamente dados como velocidade, inclinação e aderência para entregar a melhor performance e eficiência.
O modo Snow (neve) é voltado para condução em pisos muito escorregadios, adequando o conjunto mecânico para situações de baixíssima aderência. No modo Sand/Mud (areia/lama), o Compass 4xe fica pronto para encarar trilhas enlameadas ou com piso macio. O programa Sport é para quem quer aproveitar o máximo dos 240 cv de potência combinada e a estabilidade da suspensão independente nas quatro rodas com tração 4×4.
Os diferentes modos de condução são complementados pelas opções 4WD Lock, 4WD Low e HDC (assistente de descida), que ampliam ainda mais a capacidade off-road do Compass 4xe híbrido plug-in.
Como se trata de uma versão S, conta com teto-solar panorâmico Command View, faróis com facho alto automático, assistente de estacionamento semi autônomo, sistema ADAS com controlador de velocidade adaptativo, alerta de mudança de faixa com correção, leitor automático de placas, alerta de veículo no ponto cego e frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, ciclistas ou motociclistas. Para completar, vem ainda com sete airbags.
O pacote avança com o sistema de visão 360 graus exclusivo do Compass 4xe, que garante visão panorâmica ao redor do carro. Além de facilitar manobras, o recurso é extremamente útil no off-road, permitindo a visualização de obstáculos mesmo em trilhas fechadas e inclinadas.