Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição de vídeo: Danilo Sanches
Com o eficiente motor 1.3 turbo flex, responsável por acabar com versões a diesel e as nunca festejadas com motor 1.8, O Jeep Renegade deu um importante salto de qualidade. Desta vez, o Carro Express avaliou a versão S durante uma viagem, quando rodou mais de 1.200 km. O SUV, com jeitão de aventureiro, mas pegada de carro de luxo e tecnológico, agrada bastante. Apenas deixa a desejar um pouco no quesito consumo, ainda mais quando se pisa um pouco mais forte.
O Jeep Renegade S, versão quase top de linha, é equipado com o motor T270, câmbio automático de 9 marchas e tração 4×4, que custa por volta de R$ 170 mil. Antes o fora de estrada de verdade da linha era equipado com motor turbodiesel, que não existe mais. Mas isso não é problema, já que o turboflex, que gera 185 cavalos de potência com etanol se apresenta bastante eficiente nas mais diferentes condições. Dá conta de sobra.
No trânsito urbano, o Renegade S se comporta como um SUV bastante confortável, recheado com os mais diversos equipamentos tecnológicos, que facilitam demais a vida a bordo. O câmbio AT9, disponível nesta versão, é daqueles que parecem não existir. Você não ouve as variações do motor. Basta pisar, retomar, acelerar e ir adiante sem sobressaltos ou os desagradáveis “trancos” perceptíveis no passado.
Na estrada, a mesma coisa. Avança a velocidades maiores de forma tranquila e rápida. Precisou do motor, ele responde imediatamente. Durante a viagem, quando se tenta uma velocidade média na casa dos 100 km/h, o consumo chega a ficar em torno de 12 km/l de gasolina. Mas se pisa um pouco mais, para 120 km/h, por exemplo, cai para 10 km/l. Se tenta ir mais forte um pouco, lá pelos 140 km/h, não tem jeito, o computador de bordo indica menos de 9 km/l.
A versão S também conta com todo o aparato necessário para enfrentar o fora de estrada. Tração 4×4, reduzida, assistente para rampas etc etc. Tudo disponível no console central para quem pretende enfrentar um terreno mais difícil ou mesmo apenas pegar umas estradas de chão vez em quando. São cinco modos de condução, que ajustam os parâmetros do motor, câmbio e bloqueio de diferencial traseiro conforme o tipo de piso e desejo do motorista.
O Renegade S conta com os modos Auto (Automático), Sport (Esportivo), Snow (Neve, recomendado para pisos muito escorregadios) e Sand/Mud (Areia/Lama). O Rock (Pedra) é exclusivo da versão Trailhawk. O pacote fora de estrada é complementado pelas funções 4WD Low, que prioriza as relações mais curtas do câmbio automático, 4WD Lock, que faz o bloqueio do diferencial traseiro, e o Hill Descent Control, capaz de manter automaticamente a velocidade do veículo mesmo em descidas íngremes.
Atualização discreta no visual
No mais, muita coisa embarcada e pequenas mudanças no visual. Há mudanças no design da dianteira e traseira, com novos pára-choques frontais e traseiros, além de novo desenho da grade e novos faróis e lanternas Full LED. O modelo também traz mudanças na lateral com novas rodas e retrovisores, além de novidades no interior que reúne muito mais tecnologia.
Por dentro, o Novo Renegade tem o volante redesenhado. O novo apoio de braço central soma mais um easter-egg para os fãs de Renegade, assim como no Jeep Commander. As palavras “Jeep 1941” gravadas em baixo relevo servem como um lembrete permanente do ano de nascimento da marca que criou o SUV no mundo.
Há ainda diversos itens de segurança e auxílio à condução. A frenagem autônoma de emergência (AEB) faz um monitoramento contínuo do tráfego à frente. Quando é detectado o risco de colisão com outros veículos, o Renegade emite um alerta sonoro e visual ao motorista. Se não houver nenhuma ação, o sistema aciona automaticamente os freios, reduzindo o impacto da colisão ou até impedindo uma batida. Esse recurso é possível graças a uma câmera posicionada na parte superior do para-brisas. Graças ao mesmo dispositivo, ele conta como outros sistemas, como o assistente de manutenção de faixa (LKA).
O Novo Jeep Renegade traz quadro de instrumentos com opção Full Digital de 7” com tela customizável que pode ser ajustada conforme o desejo do motorista. Nele é possível ver parâmetros como pressão do turbo, percentual de potência enviada às rodas e até a força G. Traz ainda sistema multimídia com tela de 8,4 polegadas com integração sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de carregador de celular por indução com novo resfriamento pela saída de ar-condicionado direcionada, evitando superaquecimento comum nesse tipo de dispositivo.
O que o Renegade Série S oferece de série
– borboletas para trocas de marcha no volante,
– sistema multimídia de 8,4” também com Android Auto e Apple Carplay sem fio,
– faróis de neblina em LED,
– quadro de instrumentos Full Digital com tela de 7”,
– leitor automático de placas
– carregador de celular sem fio.
– ar-condicionado automático digital de duas zonas
– câmbio automático de nove marchas
– tração 4×4 com bloqueio eletrônico de diferencial,
– seletor de terreno com quatro configurações,
– modo 4×4 Low,
– controle eletrônico de descida Hill Descent Control
– sete airbags (incluindo um para o joelho do motorista).
– bancos em couro,
– abertura/fechamento do veículo e partida do motor sem chave,
– rodas de 19” de liga-leve,
– comutação automática do farol alto,
– assistente de estacionamento automático Park Assist,
– detector de tráfego traseiro e monitor de veículos no ponto cego