Cinema

AVALIAÇÃO – Land Rover Evoque Dynamic, um espetáculo sobre rodas

Quando a Land Rover trouxe para o Brasil a Evoque, uma versão com inspiração urbana do Range Rover, muita gente ficou de queixo caído. Gosto não se discute, mas o design deste automóvel é realmente surpreendente

A marca sempre se caracterizou por oferecer carros robustos para enfrentar terrenos difíceis. Eram uma espécie de mini tanques de guerra.

Mas a Land Rover vem há algum tempo se renovando e apresentando em seus 4 x 4, além da conhecida eficiência, um design que passou a agradar. Isso já pôde ser visto no Freelander, no Discovery e no próprio Range Rover, o modelo mais top da marca, mas que – para muita gente – era meio esquisitão. Só que na família Evoque todos os senões ficaram para trás. Ela realmente chama a atenção pela beleza, que inclui traços futuristas e linhas marcantes.

Para conhecer melhor a Evoque, oferecida em três versões, a Pure, a Prestige e a Dynamic, cada uma voltada a um público específico, o GuarulhosWeb avaliou, desta vez, a mais esportiva e cara delas, a Dynamic Tech Pack, que carrega um apelo mais esportivo entre todas as opções. É tecnologia a perder de vista. Fica até difícil assimilar tantos recursos eletrônicos que facilitam demais a vida do motorista durante o prazo de avaliação.

Mas vamos mostrar um pouco do que esse brinquedinho de luxo oferece.

Com apelo ainda mais esportivo, a versão Tech Pack da Evoque Dynamic traz rodas de aro 20, bancos concha de design arrojado, sistema de chave inteligente, sistema de câmeras 360° (que monitoram todos os lados do veículo), sistema de som Meridian com 17 altofalantes e 825 watts de potência, além de sistema de TV analógica e digital e abertura elétrica do porta-malas.

O modelo também é equipado com um sistema de suspensão inteligente, que adapta o fluido do amortecedor de acordo com a velocidade, tipo de piso e estilo de direção do motorista para uma condução mais ou menos esportiva, proporcionando excelente estabilidade em altas velocidades.

No visual, além das rodas, o apelo esportivo aparece na grade frontal em tonalidade mais escura, presente também nas saídas de ar laterais e no acabamento diferenciado do para-choque dianteiro.

No interior, bancos com desenho mais esportivo e acabamento em couro em duas tonalidades e quatro opções de cores. O sistema de iluminação interna oferece a possibilidade de mudanças de cores de acordo com o momento e preferência do motorista. Ela realça o acabamento do painel e das portas, que mescla couro de costura dupla e alumínio escovado. Um luxo.

Entre os equipamentos para o conforto e comodidade do motorista e passageiros, além de todo o pacote de série, tem o sistema de navegação HDD pela tela de 8 polegadas, sistema park assist que calcula o espaço disponível e realiza automaticamente a manobra de baliza e os sensores de estacionamento traseiro e dianteiro.

Além da aparência

A esportividade não fica só na aparência não. Ela é perceptível no pé. Basta acelerar que o motor Si4 de 2.0 litros e 240 cavalos de potência fala alto. Na cidade, o torque máximo atingido já a partir de 1.750 rpm garante tranquilidade e, ao mesmo tempo, oferece a agilidade necessária para situações onde você quer ser rápido.

O câmbio automático de seis velocidades, com opção de mudanças sequenciais por borboletas atrás do volante, completa o serviço e garante satisfação e conforto. São respostas rápidas e agilidade em baixas velocidades.

Ah, não existe alavanca de câmbio. Ela foi substituída pelo sistema Drive Selector, que proporciona mudanças ao simples giro de um botão no centro do console, o que otimiza o espaço interno e favorece o design arrojado.

E como todo bom Land Rover, apesar de não ser a praia dela, a Evoque é bastante eficiente também em terrenos off road. Além da generosa altura em relação ao solo, o modelo ainda possui  aproximação e ângulo de chegada melhores do que outros SUV compactos.

O modelo também oferece tração integral nas quatro rodas, permitindo desempenho inigualável em qualquer tipo de terreno. Vale lembrar que o carro conta com um exclusivo sistema, que adapta as configurações de tração, motor, suspensão e torque de acordo com o tipo de terreno em que se trafega.

Mas nem tudo são flores nesta Evoque. Não é barato nem tê-la e muito menos mantê-la. Para começar, essa jóia rara sai pela bagatela de R$ 259.900,00. Achou caro? Então dá para optar por outras versões da Evoque, que partem de R$ 179.500,00 na versão de entrada, a Pure Tech Pack.

E já que você tem todo esse dinheiro para investir em um carro, não vai se importar com o consumo de combustível. Segundo teste de eficiência energética realizado pelo Inmetro com todos os modelos disponíveis no Brasil, a Evoque Dynamics obteve classificação D entre todos. Porém, quando se compara a veículos do mesmo padrão, conseguiu um A com louvor. O consumo de gasolina por litro, segundo o Inmetro, ficou em 7,9 km na cidade e 11,1 km na estrada. Em nossa avaliação, ficamos bem perto dessas marcas.

Vale salientar que, diferente de outros modelos da Land Rover, a Evoque não é um carro família. O porta-malas leva 420 litros de bagagem, bem menos que outras SUVs. E quem vai no banco de trás, não espere o mesmo conforto de outros carros do gênero. Ainda mais na versão Dynamic que privilegia, acima de tudo, a esportividade.

 

Posso ajudar?