Carro GWeb TV

AVALIAÇÃO – Motor 1.4 turbo garante VW T-Cross Highline 250 TSI no andar de cima

Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição de imagens: Danilo Sanches

O Volkswagen T-Cross Highline 250 TSI, um SUV compacto que conquistou o consumidor brasileiro nos últimos anos, não à toa se tornou um dos modelos mais vendidos do segmento. Tem bom espaço interno, facilidade para dirigir, ótimos equipamentos ofertados nas diferentes versões.
Vale lembrar que o T-Cross conta com duas opções de motores, o 200 que é o eficiente 1.0 TSI turbo que sobra em outros modelos, mas que fica meio que no limite neste SUV, além deste 250, que é 1.4 também turbo e foi avaliado durante uma semana pelo Carro Express.


Top de linha, a versão Highline é sinônimo de sofisticação e tecnologia. Oferece equipamentos que são mais comuns em carros de nível bem superior. Mas a VW garante as mesmas coisas até no Polo, o compacto que se apresenta em um ótimo nível, superior a outros concorrentes Premium.
Neste caso, o SUV desta categoria merece essa atenção a mais e o T-Cross Highline 250 TSI entrega muita coisa legal. O motor gera 150 cavalos de potência, o suficiente para garantir uma condução bastante eficiente tanto na cidade como na estrada. Vai muito bem no trânsito urbano e numa rodovia não se acanha na hora de avançar a velocidades mais altas. É pisar e ir embora. O câmbio automático de seis marchas ajuda bastante, inclusive.

No consumo, nada de extraordinário. Números do Inmetro apontam para 10,8 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada com gasolina; 7,4 km/l na cidade e 9,0 km/l na estrada com etanol. Aqui, durante nossa avaliação, usando bastante ar-condicionado, não conseguimos chegar aos 7 por litro com etanol na cidade.

A tecnologia embarcada agrada muito dede o momento que a gente entra no carro e o celular é absorvido pela central multimídia, oferecendo tudo à mão no display central. Tudo muito intuitivo e prático. Não é difícil assimilar tudo o que ele oferece. Ar-condicionado, por exemplo, tem fácil regulagem a partir de comandos touch, tanto para aumentar a ventilação como para controlar a temperatura. Para carregar o celular, sem perrengues com cabos. É por indução.

Há também vários assistentes de condução, que facilitam a direção nas mais diferentes condições. Tudo para justificar o valor cobrado. Hoje, a versão Highline do T-Cross está perto dos R$ 170 mil, um preço até que bem equilibrado perante os concorrentes, que também estão neste patamar.

O espaço interno é condizente com a proposta do carro. Quatro pessoas vão bem acomodadas. Mas um quinto passageiro precisa se apertar um pouco ali atrás. O que falta é porta-malas. São só 373 litros de capacidade, um pouco pequeno para um modelo deste porte.

O que a versão Highline oferece:

Antena no teto
• Colunas centrais com aplique em preto brilhante
• Desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro
• Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis e rebatíveis com função tilt-down no lado direito
• Grade dianteira pintada na cor preta brilhante com detalhes cromados e moldura inferior cromada
• Maçanetas das portas e espelhos retrovisores na cor do veículo
• Rack de teto longitudinal na cor prata
• Rodas de liga leve de 17″
• Pneus 205/55 R17 de baixa resistência a rolagem
• “ACC” – Controle adaptativo de velocidade e distância
• “AEB” – Frenagem autônoma de emergência
• “Keyless” – sistema de alarme antifurto com comando remoto
• Airbag para motorista e passageiro com sistema de desativação para o passageiro
• Airbags laterais nos bancos dianteiros e de cortina
• Assistente para partida em aclives/subidas (“Hill Hold Control”)
• Câmera para auxílio em manobras em marcha a ré
• Controle eletrônico de estabilidade e tração (ASR)
• Bloqueio eletrônico do diferencial (EDS)
• Isofix
• Seletor do modo de condução
• Sensores crepuscular e de chuva
• Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
• Sistema “Start & Stop”
• Controle da perda de pressão de pneus e de frenagem automática pós-colisão
• Indicador de fadiga do motorista
• Sistema KESSY – acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor
• Faróis com função “Coming & Leaving home ” e luz de condução diurna
• Faróis duplos com máscara escurecida
• Lanternas traseiras em LED
• Regulagem do facho do farol

Posso ajudar?