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BYD Dolphin Plus é a versão topo de linha deste 100% elétrico compacto que vai bem além do Dolphin básico e também do Mini, o subcompacto da marca. Este tem motor com mais potência e maior autonomia. Fora que é o maior barato em design, conforto e tecnologia, itens que estão presentes em todos os carros desta chinesa que chegou ao Brasil e vem conquistando muito espaço.
Este Dolphin Plus, por apresentar algumas diferenças em design do irmão do meio, tem 16 centímetros a mais em comprimento, algo praticamente imperceptível. Mas o motor oferece o dobro da potência do Dolphin, digamos, comum.
Na disputa pelo mercado, geralmente os elétricos concorrerem com modelos a combustão em condição de desigualdade, já que são – via de regra – bem mais caros. A decisão pela compra de um modelo destes passa por outros fatores, como a economia no bolso ao longo do tempo em relação aos valores gastos com combustível e, algo menos palpável, a consciência ecológica.
Tomada a decisão de ir pelo mundo dos 100% elétricos, vem a dúvida em relação a qual modelo adquirir. Entre os compactos premium, impossível não ficar na dúvida entre os chineses da BYD e da GWM, como este Dolphin Plus que briga diretamente contra o Ora 03 GT. Uma disputa interessante, já que ambos oferecem bastante coisa por R$ 180 mil.
Nesta avaliação, o Dolphin Plus preza por esse jeitão mais esportivo, que começa no motor elétrico, que tem potência de 204 cavalos, contra 95 da outra versão. Desta forma, acelera de 0 a 100 km/h em 7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 160 km/h. Tem suspensão independente e direção elétrica progressiva garantem estabilidade e uma dirigibilidade excepcional. É delicioso, eu diria.
Durante a avaliação, a exemplo de outros elétricos, passa a sensação de ser rápido demais, o que facilita muito as manobras em meio ao trânsito urbano. Mesmo naqueles momentos em que tudo parece parado, a agilidade para trocar de faixa agrada demais. É pisar e realizar a manobra, sem receio de que não vai dar. Dá.
Vale lembrar que o Dolphin Plus conta com quatro modos de condução – Eco, Normal, Sport e Custom, que ajustam a resposta do acelerador, a regeneração de energia e o consumo de bateria, permitindo ao motorista personalizar a experiência de direção. Dirigindo na Eco, numa boa, faz fácil mais de 400 quilômetros de autonomia. Como sempre digo, se preferir pisar mais e uma pegada mais esportiva, a necessidade de recarga será necessária bem antes disso.
O Dolphin Plus conta com tração dianteira, que em alguns momentos expõe demais a força do motor e faz com que a traseira escape em condições mais extremas. Em pequenas subidas mais íngremes, partindo da inércia, pode pipocar um pouco para vencer a ladeira. A transmissão automática de uma marcha, por sua vez, proporciona uma experiência de condução suave e silenciosa.
No visual, o Plus traz algumas diferenças em relação à versão EV. Os para-choques são maiores, com traços mais suaves e apliques arqueados em preto brilhante. Conta ainda com rodas de 17 polegadas, com desenho esportivo e detalhes que repetem a cor da carroceria.
Por dentro, nem tantas diferenças, já que prevalece o bom gosto e o requinte. Vem com revestimentos macios no painel e nas portas, em materiais que imitam couro. Há bons encaixes, boa variedade de texturas e cuidados em detalhes, como as “escamas” de peixes no painel e e as “ondas” no volante e nas saídas de som.
Tem volante multifuncional com ajuste de altura. O painel de instrumentos é digital com uma tela LCD de 5 polegadas, que mostra as informações mais importantes do carro, como velocidade, nível de bateria, autonomia e modo de condução. Já aqui no centro, essa tela flutuante de 12,8 polegadas, que pode girar eletricamente de acordo com a preferência do usuário.
O porta-malas do Dolphin agrada em se tratando de um compacot. Oferece 345 litros de espaço para levar um bom volume de bagagens. Para completar, é muito bem servido em tecnologia.
Tem alerta de colisão com frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo, monitoramento de pontos cegos com sistema anti-colisão lateral, alerta de tráfego cruzado traseiro com frenagem, manutenção do veículo na faixa com centralização e reconhecimento de placas de velocidade.
Aí, um negocinho chato. Se você entra numa via com velocidade permitida maior e ele não enxerga alguma placa, vai ficar apitando até entender que é você que está certo. Desligar essa função é meio complicadinho.
Para finalizar, não podemos deixar a segurança para trás. O Dolphin Plus é equipado com controle de tração e estabilidade, freios ABS com EBD, seis airbags, entre outros recursos de segurança ativa e passiva.
O que o BYD Dolphin Plus oferece:
- Rodas de liga leve de 17″;
- Espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico, desembaçador com aquecimento e rebatimento manual;
- Assistente de Frenagem Hidráulico (HBA);
- Sistema de Controle de Tração (TCS);
- Desaceleração Controlada para o Freio de Estacionamento (CDP);
- Controle Dinâmico do Veículo (VDC);
- Frenagem Confortável (CST);
- 6 airbags;
- Freios regenerativos cooperativos inteligentes;
- Controle de cruzeiro (CC);
- Sensores de estacionamento traseiros (3);
- Câmera panorâmica em HD;
- Sistema de Limpeza de Disco de Freio (BDW);
- Direção Elétrica;
- Sistema indireto de Monitoramento da Pressão dos Pneus (TPMS);
- Assistente de Partida em Subida (HHC);
- Sistema ISOFIX de fixação de cadeira infantil;
- ICS (Intelligent Cockpit System) com tela flutuante de 12,8″ e rotação elétrica;
- Rádio AM/FM;
- Ar-condicionado automático;
- Sistema de purificação de ar (automático);
- Painel de instrumentos LCD de alta resolução de 5″;
- Bancos com revestimento de material premium sustentável;
- Ajuste manual do banco do motorista e do passageiro dianteiro (4 posições);
- Volante de 3 raios multifuncional com ajuste manual de altura;
- 2 entradas USB dianteiras (1 Tipo A e 1 Tipo C);
- 1 entrada USB traseira (Tipo A).