Carro GWeb TV

AVALIAÇÃO – Nissan Sentra Exclusive, um sedã médio com jeito e porte de grande

O Nissan Sentra Exclusive, versão top de linha da família, que conta com motor a gasolina 2.0 e câmbio CVT que simula até sete velocidades, é um sedã médio com porte de grande. Pouco mais de um ano atrás, ele foi completamente renovado para ser uma boa alternativa entre as poucas opções que sobreviveram no mercado brasileiro. E essa versão 2025 já tem algumas mudanças.

Vamos começar pelo que ele mudou agora em 2025, quando ganhou novo parachoque dianteiro, com a grade mais larga e detalhes cromados abaixo dos faróis. Não tem mais faróis de neblina, uma tendência do mercado, ainda mais que os novos sistemas de iluminação já cumprem bem essa função.  Tem também o novo logo da Nissan na dianteira e traseira.

O design me agrada bastante. Tem um jeito mais futurista, largo, com esse teto preto que passa até a impressão de ser um conversível. São linhas arredondadas, que dão a ideia de robustez. O perfil baixo garante certo jeito de esportivo.

Mas é o conforto interno que chama a atenção nesta versão Exclusive, que tem inclusive o opcional com revestimento em caramelo. Isso aumenta a sensação de luxo. Tem bastante espaço interno. Cinco vão muito bem aqui dentro.

Para quem vai na frente, inclusive, o ar-condicionado digital é dual zone. Cada um escolhe a temperatura que mais lhe agradar. Já quem vai no banco de trás não conta com opção de saída de ar. Faz falta para um carro deste padrão. O espaço do porta-malas é de 466 litros, um tamanho respeitável para esse nível de carro.

Até causa estranheza ainda contar com o freio de mão no pé. Não tem nada demais isso. É fácil e libera o console no meio. Mas poderia já ter um botão com acionamento elétrico, algo já disponível até em modelos mais simples da concorrência. Reforço. Não é um impeditivo para comprar o carro.

O visual aqui do painel é bem interessante. Bastante informação disponível e com fácil acesso. O display central abriga o multimídia numa tela de 8 polegadas. Tem bons recursos, mas a conexão para o Apple Car Play e Android Auto somente por fio. Como não conta com carregador por indução, para colocar o smartphone em sintonia com o carro, a ligação por fio se torna indispensável.

Vamos citar também bastante coisa boa que esse sedã oferece na casa dos R$ 190 mil, valor do Exclusive com o pacote que inclui esse interior caramelo.  Além do travamento automático das portas em movimento, vem com nova chave presencial e acionamento do pisca-alerta e destravamento das portas em caso de acidente.

Tem ainda o auxílio à condução (ADAS), com alertas de ponto-cego, de tráfego cruzado traseiro, assistente de mudança de faixas e farol alto automático. Fora o alerta de colisão com frenagem automática. Destaque-se também a partida remota do motor, teto solar, sistema de som premium da Bose, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos rebatíveis, piloto automático e câmera 360° para manobras.

No motor, nada de excepcional em um momento que os turbos ganham espaço, junto aos híbridos. Trata-se de um motor 2.0 somente a gasolina, que gera 151 cavalos de potência. Como já carrega a fama de carro de tiozão, faz de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos. A transmissão automática CVT da Nissan, como sempre, agrada. A simulação de 7 velocidades garante trocas precisas e sem solavancos tanto no avanço de velocidade como nas reduzidas.

O que o Nissan Sentra Exclusive oferece

 seis airbags (frontais, laterais e de cortina),

– central multimídia de 8 polegadas,

– rodas de liga leve aro 17 diamantadas,

– faróis dianteiros e DRL de LED,

– ar-condicionado digital de duas zonas,

– borboletas para as trocas de marcha,

– banco do motorista com regulagem elétrica,

– bancos dianteiros aquecidos,

– assistente de frenagem de emergência,

– alerta de colisão de objetos no banco traseiro.

– faróis automáticos inteligentes,

– travamento e destravamento das portas em caso de acidentes,

– alertas de ponto cego, de tráfego cruzado e de prevenção de mudança de faixa,

– partida remota do motor, teto solar,

– sistema de som premium da Bose,

– retrovisor interno eletrocrômico,

– retrovisores externos rebatíveis,

– piloto automático

– câmera 360° para manobras.

 

Posso ajudar?