Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição de imagens: Danilo Sanches
Se você não se rendeu ao império dos SUVs e busca por um sedã médio de alto padrão, com bom nível de conforto e tecnologia, as opções do mercado são cada vez menores. Um dos únicos que resistem, e em grande estilo, é o novo Nissan Sentra, avaliado por uma semana pelo Carro Express, na versão Exclusive com interior Premium, a top de linha, que resiste bravamente no mercado.
Renovado este ano, tentou deixar para trás a ideia de “carro de tiozão”, apostando num design que traz linhas esportivas com um perfil extremamente interessante, com frente baixa bem projetada e uma traseira muito definida. Para completar, o Sentra Exclusive esbanja em conforto e refinamento no acabamento, o que contribuiu na hora de agradar motorista e demais ocupantes. Tem preço na casa dos R$ 175 mil. Mas não é difícil achar promoções que o barateiam em R$ 10 mil a R$ 15 mil.
Para agradar demais, conta com banco com regulagem elétrica para motorista e até aquecimento, teto solar panorâmico, ar-condicionado dual zone digital, tela central de 8 polegadas, som Bose de altíssima qualidade. Na versão Premium avaliada, tem todo o acabamento no tom caramelo, que eleva “demais” o nível de refinamento. Se não gostar do que pode ser considerado um exagero, há acabamento também em preto.
Pesa contra o Sentra o fato de não contar com carregador de celular por indução e conexão via wi-fi. O sistema é compatível com Android Auto e Apple Car Play, mas somente mediante cabos. Ou seja, não traz a comodidade de entrar no carro e já estar ligado no mundo. E para complicar um pouco, não oferece freio de mão com acionamento elétrico ou mesmo mecânico entre os bancos. Tem o estranho freio de pé, posicionado praticamente onde estaria o pedal da embreagem. Dificulta e exige um tempo para se acostumar.
O Sentra conta também com diversos auxílios de direção bastante úteis, que facilitam demais a vida do motorista, como alertas de colisão frontal, de tráfego cruzado traseiro, de mudança de faixa, de frenagem, além de controle de tração e estabilidade, monitoramento de ponto cego. Para estacionar, tem a ajuda dos sensores traseiro e dianteiro e o excepcional sistema de visão 360º inteligente, aquele que mostra o carro por cima na tela central.
Na motorização, prevalece 2.0 16 válvulas, aspirado, somente a gasolina, que gera 151 cavalos de potência. Nada demais comparado aos turbos e híbridos disponíveis por aí, mas dá conta do recado para uma direção segura, sem sobressaltos, mas que garante ótimo desempenho para o que se propõe. O câmbio CVT, que simula 8 marchas, se adapta bem e responde na medida certa. Nada de deixar na mão ou produzir ruídos desagradáveis nas reduzidas ou retomadas. No frigir dos ovos, é um sedã pra lá de interessante que vale a pena investir.
O que o Nissan Sentra Exclusive oferece:
• Rodas de liga leve de 17” diamantadas
• Airbags frontais para motorista e passageiro, laterais e de cortina
• Alerta avançado de colisão frontal (I-FCW)
• Alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA)
• Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (I-DA)
• Alerta inteligente e assistente de prevenção de mudança de faixa (LDW+I-LI)
• Assistente Inteligente de Frenagem (FEB)
• Controle de Tração e Estabilidade (VDC)
• Assistência de frenagem (BA)
• Monitoramento de Ponto Cego (BSW)
• Sensor de estacionamento traseiro e dianteiro
• Sistema inteligente de partida em rampa (HSA)
• Visão 360º Inteligente e Detecção de Objetos em Movimento (AVM + MOD)
• Ar-condicionado automático digital Dual Zone
• Central multimídia com tela de 8,0
• Sistema premium de som BOSE com 8 alto-falantes
• Chave inteligente presencial (I-Key)
• Banco do motorista com regulagem elétrica
• Bancos dianteiros aquecidos
• Direção elétrica com assistência variável
• Modo de condução econômica (Eco Drive), manual e sport
• Piloto automático inteligente (ICC) com comandos no volante
• Sistema eletrônico de ignição (botão Push Start)
• Teto solar com controle elétrico