Os sedãs ainda atraem os consumidores? Pelo que a gente vê nas ruas e nas vendas, dá para dizer sem medo de errar que não. Ainda mais numa faixa de emergentes, onde SUVs compactos e médios ganham espaços. Neste sentido, os que sobreviveram precisam se reinventar para seguirem competitivos.
A avaliação desta semana traz o Nissan Versa Exclusive, versão top de linha da marca, recheada de equipamentos e que tenta se colocar como um sedã compacto, com espaços de grande, de mais luxo. Com motor 1.6 aspirado, com 113 cavalos de potência com etanol e 110 cv com gasolina, o Versa tem consumo discreto, ficando na casa dos 7 a 8 km por litro de etanol na cidade e não mais que 11 na estrada. Ou seja, figura numa faixa mais comum, sem ter esse apelo nas vendas.
O grande negócio do Versa segue o excelente espaço interno. Acaba sendo ideal para famílias, já que leva cinco adultos sem aperto e tem porta-malas bem considerável. São 482 litros de espaço para as bagagens. Ou seja, não faz feio. O Nissan Versa tem hoje um design que chama bastante atenção, confundindo-se até com o irmão maior e mais requintado, o Sentra. Esta versão Exclusive traz algumas diferenças no visual que o tornam mais bonito que as demais, como exclusivas rodas de aro 17 diamantadas.
Também oferece equipamentos internos interessantes. Destaque-se aqui o acabamento premium nos bancos, ar-condicionado digital, carregador de celular por indução e boa central multimídia, que conta com display touchscreen colorido de 8″, Apple CarPlay, Android Auto, Bluetooth e conector USB.
Aí vem uma contradição que perturba e a gente já havia chamado a atenção quando avaliamos a versão Advance. Tem carregador por indução, mas precisa de cabo para levar o Waze para o display. Ou seja, um detalhe que melhoraria bastante a experiência com o carro, já que nem sempre você conta com um cabo. Aí precisa usar o celular para indicar os caminhos.
Vamos salientar ainda que o Versa Exclusive conta com chave presencial, 4 airbags, controle de cruzeiro, controle de estabilidade e assistente de partida em rampa. Tem ainda câmera de ré e a excelente 360 graus, um dispositivo que ajuda nas manobras e que não é comum em carros nesta faixa de preço.
Na real, o Nissan Versa, apesar das linhas modernas, não consegue fugir de ser o carro família, do tiozão. Tem visual arrojado, mas uma condução mais do que comportada. enhum demérito por causa disso, gosto de frisar. Entrega o que promete por cerca de R$ 140 mil. Por este valor, há diversas opções no mercado, tanto sedãs como SUVs compactos. Por isso, tem um apelo mais difícil para conquistar o consumidor.
O que o Nissan Versa Exclusive oferece de série:
- Rodas de liga leve de 17 polegadas diamantadas
- Retrovisores externos com indicadores de direção
- Retrovisores externos rebatíveis na cor do veículo
- Antena estilo barbatana de tubarão
- Faróis dianteiros em LED
- Assinatura dos faróis dianteiros em LED
- Indicador de temperatura externa
- Travamento e abertura automática das portas por aproximação
- Welcome Function
- Aerofólio traseiro
- Alerta de atenção do motorista (DAA)
- Alerta de objetos no banco traseiro (Rear Seat Alert)
- Alerta de ponto cego (BSW)
- Alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA)
- Câmera traseira de estacionamento
- Espelho retrovisor + câmera
- Visão 360° inteligente e detecção de objetos em movimento (AVM + MOD)
- Multimídia Nissan Connect com display touchscreen colorido de 8″, Apple CarPlay, Android Auto, Bluetooth e conector USB
- Painel central multifuncional em TFT de 7” com 12 funções
- Ar-condicionado automático digital
- Acabamento premium nos bancos
- Banco traseiro bipartido 60/40, rebatível
- Câmbio com acabamento premium
- Carregador de celular sem fio
- Volante com acabamento premium
- Console central dianteiro com tampa e apoio de braço integrado
- Apoio de braço central traseiro
- Acabamento prata na manopla
- Freio de mão com detalhe cromado
- 2 tweeters