Ernesto Zanon – Do Carro Express / Em vídeo no youtube.com/carroexpress
O mercado de picapes volta a se movimentar com a chegada da nova Chevrolet Montana, avaliada pelo Carro Express durante uma semana na versão Premier, a top de linha da marca. Baseada na plataforma do Onix, que também serve para o SUV Tracker, ela entra numa faixa pouco acima da líder de vendas Fiat Strada e abaixo da surpreendente Fiat Toro, por cerca de R$ 145 mil. Talvez, justamente por este motivo, a Montana tem tudo para ser sucesso de público e vendas.
A Montana, desde que foi lançada a primeira versão em 2003, competia entre as picapes compactas e primou por transportar cargas, levando sempre dois passageiros. Nestes 20 anos de história, nenhuma cabine estendida ou dupla, diferente das concorrentes diretas que tiveram versões para quatro passageiros, deixando as caçambas menores.
Desta vez, a Montana cresceu para aparecer em outro patamar. Deixou de ser a picape do trabalho para ser de passeio. A cabine dupla passa a ser natural, já que ela figura quase como uma Tracker com caçamba. Sim, por dentro, é praticamente o mesmo carro que o SUV, tirando o banco traseiro que, naturalmente, tem um pouco menos de espaço para os ocupantes. Afinal, frise-se, trata-se de uma picape e este tipo de carro deve privilegiar o espaço na caçamba.
Neste sentido, boas notícias. Há sim muito espaço para cargas. Tem compartimento abaixo da capota marítima de 875 litros e pode levar até 600 quilos. Nada mal, já que se trata de uma picape para a família e não para o trabalho duro. A Chevrolet oferece opções como acessório para a modularidade, como as divisórias Multi-Board, que ajudam na organização e acomodação da carga na caçamba. Há iluminação e ganchos para facilitar amarrações ou instalação de algum equipamento.
A motorização repete o sucesso da Tracker. Tem o mesmo motor 1.2 turbo, com 133 cavalos de potência. Neste quesito, ela se diferencia diretamente das concorrentes. A Toro, que apresenta mais semelhanças, tem motorização mais potente, enquanto a Strada menor. Com câmbio automático de 6 velocidades, o eficiente AT6, a nova picape da GM dá um salto à frente.
No pé, a Nova Montana demonstra bastante eficiência, respondendo bem em retomadas e arrancadas. Não pipoca. E a transmissão automática acompanha sem incomodar com ruídos em excesso. Ou seja, passa quase despercebido caso o motorista saiba dosar o pé, pisando na hora certa. Números da fabricante apontam que nesta configuração percorre com gasolina 13,3 km/l na estrada e 11,1 km/l na cidade, enquanto com etanol os números são 9,3 km/l e 7,7 km/l, respectivamente. Já a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 10,1s, e a retomada 80-120 km/h, em 8,3s, mostrando agilidade também em manobras de ultrapassagens.
No visual, destaque para a frente que traz um “farol” afilado que é quase uma extensão do capô e outro pouco maior logo abaixo. O perfil lateral bem definido se estende a uma traseira mais do que bem resolvida, com pequenas lanternas, bem acomodadas na extremidade da tampa da caçamba, que inclusive conta com amortecedores para abrir de forma bem suave.
Por dentro, tecnologia e bom acabamento. Volante multifuncional, tela central de 8 polegadas, com facilidade para interação com o smartphone de maneira muito intuitiva e sem cabos. Tem ar-condicionado digital, saídas USB, 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), acendimento automático dos faróis, além de conectividade total.
Montana Premier
– Motor 1.2 turbo,
– transmissão automática de seis marchas,
– 6 Airbags,
– Alerta de frenagem de emergência,
– Aviso sonoro dos cintos de segurança dianteiro e traseiro,
– Controle eletrônico de estabilidade e tração,
– Luz de condução diurna e posição,
– Farol Full Led,
– Alerta de ponto cego,
– Sistema de monitoramento da pressão dos pneus,
– Indicador da vida útil do óleo,
– Rack de teto na cor prata,
– Rodas de alumínio de 17”,
– Acabamentos escurecidos,
– Adesivo de coluna,
– Tampa traseira com abertura por botão elétrico e alívio de peso,
– Protetor de caçamba,
– Ganchos para amarração de carga no interior da caçamba,
– Capota marítima,
– Iluminação dupla na caçamba,
– Desembaçador do vidro traseiro,
– Acendimento automático dos faróis,
– Assistente de partida em aclive,
– Controlador de limite de velocidade,
– Computador de bordo,
– Travas com sensor de aproximação
– vidros elétricos com sistema de abertura e fechamento pela chave,
– Direção elétrica progressiva,
– Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade,
– Volante esportivo e bancos com revestimento premium,
– Ar-condicionado digital,
– Partida por botão,
– Retrovisor externo elétrico na cor do veículo,
– Tomada de força 12V no console central,
– Entradas USB (tipo A e tipo C) para passageiros da primeira fileira,
– Entradas USB para passageiros da segunda fileira,
– Luzes individuais de leitura,
– , Câmera de ré,
– Sensor de estacionamento,
– MyLink com tela de 8″ e projeção sem a necessidade do uso de cabo para Android Auto e Apple Car Play,
– Carregador por indução,
– Wi-Fi,
– OnStar, myChevrolet App,
– Atualização remota de sistemas eletrônicos.