Carro GWeb TV

AVALIAÇÃO – Novo Citroen C3 se acha com o motor 1.0 e câmbio manual

Ernesto Zanon – Do Carro Express / Em vídeo no youtube.com/carroexpress

Em um tempo em que carros, mesmo mais básicos, ganham câmbio automático, há versões com transmissão manual que se dão até melhor. O Carro Express avaliou o novo Citroen C3 Feel, equipado com o motor Firefly 1.0 e câmbio manual de 5 marchas, depois de conhecer o First Edition 1.6 AT meses atrás. E não é que o novo compacto se dá bem na versão pouco acima da de entrada.

Mais simples e mais barato – custa pouco mais de R$ 80 mil contra os quase R$ 100 mil do irmão 1.6 AT – o Feel 1.0 dá conta do recado para o que o carro se propõe. Vale lembrar que o compacto da Citroen se reinventou neste mar de carros muito parecidos e com mecânicas cada vez mais próximas. Ele deixou de ser um hatchback redondo e migrou para o estilo mais SUVinho, linha já adotada pela Renault em seu subcompacto Kwid.


O novo estilo surpreende com seus 3,98 metros de comprimento, 2,54 m de entre-eixos, 1,60 m de altura e 1,73 m de largura. Apesar do formato em botinha, já utilizado pela Citroen no próprio C3 Aircross anteriormente e parecido com o C4 Cactus, a marca prefere manter o carro como hatch compacto. Na real, a transformação trouxe vários ganhos para o C3, principalmente em espaço interno e no porta-malas (315 litros), além de uma posição de dirigir mais alta. Dá para se sentir num pequeno SUV sim.

Até por seguir este conceito, o motor Firefly que vem da Fiat, onde já é usado no Mobi e Argo, além do Peugeot 208 1.0, se dá melhor. Adequa-se bem ao que o carro propõe, já que o desempenho é bem honesto com seus 75 cavalos de potência. Nem dá para exigir demais, mas no trânsito urbano, seu habitat natural, vai muito bem obrigado e entrega o que mais se espera: economia de combustível.

No visual, o Novo C3 tem uma dianteira bem marcante. Tem um para-choque cuja parte central sempre será na cor preta. Abaixo dos faróis ficam as luzes auxiliares de neblina. Nas laterais, o modelo traz barras de teto longitudinais, arcos nos para-lamas que agregam robustez ao visual e também protegem a carroceria. Na traseira, lanternas se integram às linhas do e carregam uma identidade visual única.

Por dentro, prós e contras. O requinte da marca está presente em vários detalhes e chamam bastante a atenção, além de agradar. A central multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10” se destaca no centro do painel.

A central multimídia reúne, em uma interface simples e intuitiva, os comandos de configuração, rádio, bluetooth e integração com smartphones. Com ela, qualquer um que estiver dentro do C3 pode usar o Android Auto ou Apple Carplay de forma wireless, sem a necessidade de fios, bastando ter um smartphone compatível com a tecnologia.

O conjunto pode ser controlado pela tela sensível ao toque ou por comandos integrados ao volante, que sempre serão oferecidos nas versões dotadas do Citroën Connect Touchscreen 10”. Essa conectividade total é complementada por até três conectores USB de recarga rápida, sendo dois voltados para o banco traseiro e um no console central, próximo do conector 12V.

Como está tudo reunido no grande display central, sobrou pouco para o mostrador atrás do volante. Pequeno, oferece poucas informações, que são reunidas em um pequeno quadrado central. Dá a impressão que falta alguma coisa ali e corta um pouco do requinte espalhado no interior do carro.


O que o Citroën C3 Feel oferece:

  • – Airbags duplos
    – Controle de estabilidade
    – Controle de tração
    – Assistente de partida em rampa – Hill holder
    – Monitoramento de pressão dos pneus
    – Ar-condicionado
    – Direção elétrica
    – Vidros dianteiros elétricos
    – Travas elétricas
    – Indicador de trocas de marcha
    – Luzes de condução diurna
    – Citroën Connect 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio
    – Conector USB dianteiro
    – Volante com comandos do sistema de som e bluetooth
    – Chave com telecomando
    – Banco dianteiro com ajuste de altura
    – Limpador e desembaçador elétrico traseiro
    – Vidros elétricos
    – Alarme Perimétrico
    – Conectores USB traseiros (x2)
    – Luzes diurnas de leds
    – Rodas de liga-leve de 15”
    – Painel interno com faixa azul metálica
    – Barras longitudinais no teto
    – Volante com ajuste de altura
    – Chevron cromado
    – Maçanetas na cor da carroceria

Opcionais:

Pintura Metálica / Teto bitom / Comfort Pack (sensor e câmera de ré) / Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter)

Posso ajudar?