Ernesto Zanon – Do Carro Express / Em vídeo no youtube.com/carroexpress
Em um tempo em que carros, mesmo mais básicos, ganham câmbio automático, há versões com transmissão manual que se dão até melhor. O Carro Express avaliou o novo Citroen C3 Feel, equipado com o motor Firefly 1.0 e câmbio manual de 5 marchas, depois de conhecer o First Edition 1.6 AT meses atrás. E não é que o novo compacto se dá bem na versão pouco acima da de entrada.
Mais simples e mais barato – custa pouco mais de R$ 80 mil contra os quase R$ 100 mil do irmão 1.6 AT – o Feel 1.0 dá conta do recado para o que o carro se propõe. Vale lembrar que o compacto da Citroen se reinventou neste mar de carros muito parecidos e com mecânicas cada vez mais próximas. Ele deixou de ser um hatchback redondo e migrou para o estilo mais SUVinho, linha já adotada pela Renault em seu subcompacto Kwid.
O novo estilo surpreende com seus 3,98 metros de comprimento, 2,54 m de entre-eixos, 1,60 m de altura e 1,73 m de largura. Apesar do formato em botinha, já utilizado pela Citroen no próprio C3 Aircross anteriormente e parecido com o C4 Cactus, a marca prefere manter o carro como hatch compacto. Na real, a transformação trouxe vários ganhos para o C3, principalmente em espaço interno e no porta-malas (315 litros), além de uma posição de dirigir mais alta. Dá para se sentir num pequeno SUV sim.
Até por seguir este conceito, o motor Firefly que vem da Fiat, onde já é usado no Mobi e Argo, além do Peugeot 208 1.0, se dá melhor. Adequa-se bem ao que o carro propõe, já que o desempenho é bem honesto com seus 75 cavalos de potência. Nem dá para exigir demais, mas no trânsito urbano, seu habitat natural, vai muito bem obrigado e entrega o que mais se espera: economia de combustível.
No visual, o Novo C3 tem uma dianteira bem marcante. Tem um para-choque cuja parte central sempre será na cor preta. Abaixo dos faróis ficam as luzes auxiliares de neblina. Nas laterais, o modelo traz barras de teto longitudinais, arcos nos para-lamas que agregam robustez ao visual e também protegem a carroceria. Na traseira, lanternas se integram às linhas do e carregam uma identidade visual única.
Por dentro, prós e contras. O requinte da marca está presente em vários detalhes e chamam bastante a atenção, além de agradar. A central multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10” se destaca no centro do painel.
A central multimídia reúne, em uma interface simples e intuitiva, os comandos de configuração, rádio, bluetooth e integração com smartphones. Com ela, qualquer um que estiver dentro do C3 pode usar o Android Auto ou Apple Carplay de forma wireless, sem a necessidade de fios, bastando ter um smartphone compatível com a tecnologia.
O conjunto pode ser controlado pela tela sensível ao toque ou por comandos integrados ao volante, que sempre serão oferecidos nas versões dotadas do Citroën Connect Touchscreen 10”. Essa conectividade total é complementada por até três conectores USB de recarga rápida, sendo dois voltados para o banco traseiro e um no console central, próximo do conector 12V.
Como está tudo reunido no grande display central, sobrou pouco para o mostrador atrás do volante. Pequeno, oferece poucas informações, que são reunidas em um pequeno quadrado central. Dá a impressão que falta alguma coisa ali e corta um pouco do requinte espalhado no interior do carro.
O que o Citroën C3 Feel oferece:
- – Airbags duplos
– Controle de estabilidade
– Controle de tração
– Assistente de partida em rampa – Hill holder
– Monitoramento de pressão dos pneus
– Ar-condicionado
– Direção elétrica
– Vidros dianteiros elétricos
– Travas elétricas
– Indicador de trocas de marcha
– Luzes de condução diurna
– Citroën Connect 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio
– Conector USB dianteiro
– Volante com comandos do sistema de som e bluetooth
– Chave com telecomando
– Banco dianteiro com ajuste de altura
– Limpador e desembaçador elétrico traseiro
– Vidros elétricos
– Alarme Perimétrico
– Conectores USB traseiros (x2)
– Luzes diurnas de leds
– Rodas de liga-leve de 15”
– Painel interno com faixa azul metálica
– Barras longitudinais no teto
– Volante com ajuste de altura
– Chevron cromado
– Maçanetas na cor da carroceria
Opcionais:
Pintura Metálica / Teto bitom / Comfort Pack (sensor e câmera de ré) / Protection Pack (Frisos laterais e protetor de cárter)