Desde que foi lançado no Brasil, o Honda City sempre se colocou numa posição discreta frente a concorrência. Tinha como principal vantagem sua origem japonesa e por compor o portifólio de uma marca de respeito. Fora isso era uma opção interessante entre os sedãs médios, com motorização 1.5 e câmbios manual e automático.
Em sua primeira renovação, incorporado na linha de 2015, o City – avaliado pelo GuarulhosWeb na versão LX CVT – chama a atenção pelo visual, que nada deixa a desejar entre os concorrentes diretos. A Honda implantou o conceito “Solid Wing Face”, evidenciado pelo conjunto frontal, com grade, faróis e para-choque integrados, proporcionando um perfil elegante e ao mesmo tempo esportivo.
O capô recebeu dois vincos acentuados, assim como toda a lateral, o que confere mais robustez ao modelo. Na traseira, as lanternas foram alongadas e envolvem as laterais do carro. Um friso cromado no centro da tampa do porta-malas oferece um acabamento refinado ao conjunto e transmite um status premium ao novo sedã.
Motor 1.5 i-VTEC dá conta do recado
A Honda prima pela eficiência de seus carros. Oferece motores e câmbios que dão conta das necessidades de cada modelo. Com o City não é diferente. Ele conta com o novo motor 1.5 i-VTEC FlexOne, que oferece alta performance, em diferentes condições. O quatro cilindros 16 válvulas gera 116 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgf.m de torque a 4.800 rpm, quando abastecido com etanol – são 115 cv a 6.000 rpm e 15,2 kgf.m a 4.800 rpm com gasolina.
Durante a avaliação, o LX (uma versão acima da DX de entrada), com o bom câmbio automático CVT com sete velocidades, que já havia voltado no Fit 2014, se deu muito bem tanto na cidade como na estrada. Consegue boas recuperações de velocidade e saídas sem sobressaltos. A transmissão é suave, quase uma marca dos modelos Honda. No consumo de combustível, um pouco a desejar. Sempre com etanol, não passou dos 6 km/l na cidade, ficando próximo dos 9 km/l em rodovias.
A tecnologia FlexOne dispensa o tanque auxiliar de partida a frio e passa a contar com um conjunto de injetores com aquecedores integrados. Quando há uma alta concentração de etanol e baixa temperatura ambiente, os injetores aquecem o combustível de acordo com a necessidade, resultando em uma partida rápida e segura.
Espaço interno se sobressai
O City disputa espaço entre os sedãs médios, com motorização entre 1.4 e 1.6. Briga com modelos como o Chevrolet Cobalt, Volkswagen Voyage, Fiat Grand Siena e Ford Fiesta sedã, por mais que esses três últimos sejam derivados de modelos compactos hatchs.
Mas,tirando o Cobalt que oferece muito espaço interno, o City se coloca acima dos demais, tanto pelo acabamento mais sofisiticados, como pela tecnologia embarcada, principalmente nos modelos top. Com a distância entre-eixos ampliada em 50 mm (2.600 mm) em relação a versão anterior e o comprimento total em 55 mm (4.455 mm), o City passou a ter espaço interno equivalente aos sedãs de categoria superior.
Há espaço com conforto para até cinco ocupantes, inclusive para os três do banco traseiro. As bagagens e objetos são bem acomodados no porta-malas, que teve o acesso ampliado em 20 mm e possui capacidade para 536 litros (incluindo o espaço inferior).
O City 2015 oferece airbags frontais em todas as versões. Os cintos de segurança são de três pontos para todos os ocupantes e há ancoragem para assentos infantis compatíveis com os tipos ISOFIX e LATCH.
Disponível nas cores Marrom Júpiter Metálico (inédito e exclusivo do modelo), Cinza Barium Metálico, Cinza Iridium Metálico, Prata Global Metálico, Branco Taffetá e Preto Cristal Perolizado, a linha City 2015 oferece três anos de garantia, sem limite de quilometragem.
O que o modelo LX oferece
Grade dianteira e friso traseiro cromados
Rodas de liga leve aro 16” diamantadas
Retrovisores, travas das portas e vidros elétricos
Áudio CD/MP3 player com 4 alto-falantes
Direção elétrica EPS
Câmbio CVT
Ar-condicionado manual
Painel de instrumentos com iluminação na cor âmbar
Banco traseiro bipartido com descanso de braço central
Airbags frontais
A família City
DX MT – R$ 53.900
LX CVT – R$ 62.900*
EX CVT – R$ 66.700
EXL CVT – R$ 69.000
*Modelo avaliado