Cinema

AVALIAÇÃO – Novo Logan 1.0 16v prova que o barato pode ser bonito

Uma das surpresas mais agradáveis da indústria nacional neste ano é o Novo Renault Logan. O GuarulhosWeb avaliou um Expression, com motor 1.0 16V, durante uma semana e teve ótimas impressões do modelo

A Renault acertou em cheio ao transformar seu "patinho feio" em um "belo cisne", ainda mais que os principais atributos do Logan foram mantidos em sua versão 2014. Agora, com um design bastante interessante, o sedã compacto da marca francesa que se mantinha no mercado graças à fama de "pau pra toda obra" está bem mais simpático e atraente. 

O GuarulhosWeb avaliou a versão com motorização 1.0 16V, a mesma que já equipava o modelo anterior. Apesar de compacto, o Logan oferece muito espaço para motorista, mais quatro passageiros e bagagem. Lógico que o motor 1.0 pode até não ser o mais indicado (há versões 1.6), porém ele acaba compensando tanto em custo como em benefícios. Mesmo assim, até com o ar condicionado acionado (item opcional nesta versão), o Logan vai bem em diferentes condições. Somente em situações mais críticas como uma ladeira mais íngreme ou com o carro cheio, é que precisa suar a camisa para seguir adiante. Fora isso, tudo tranquilo.


O propulsor 1.0 16VHi-Power desenvolve 80 cv (com etanol no tanque) e 77cv (abastecido com gasolina), sempre a 5.750 rpm. São 10,5 kgfm (etanol) e 10,2kgfm de torque máximo a 4.250 rpm (gasolina). No ciclo urbano, faz 8,1 km/l (etanol) e11,9 km/l (gasolina). E na estrada, a média de consumo fica em 9,2 km/l (gasolina) e 13,4 km/l (etanol).

Esses números foram colocados à prova no próprio computador de bordo do modelo, que veio para a avaliação abastecido com etanol. E o consumo na cidade não fugiu muito disso, marcando média de 8,5 km/l após cerca de 300 km rodados, na maior parte do tempo em ruas e avenidas das congestionadas Guarulhos e São Paulo.

A versão Expression 1.0 16VHi-Power vem com direção hidráulica, rádio CD MP3 2 DIN + USB + Bluetooth, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas das portas, alarme perimétrico, computador de bordo, banco traseiro rebatível 1/1, ar quente, desembaçador traseiro, retrovisor na cor carroceria, maçanetas externas na cor carroceria, coluna B com acabamento em preto. O modelo avaliado veio com os opcionais ar-condicionado, Media NAV 1.2 e sensor de estacionamento.

Aliás, o Media NAV 1.2 é um capítulo à parte. Trata-se de um sistema que tem tela touchscreen de 7" integrada ao painel com as funções GPS, Bluetooth e rádio, e que agora ganha duas novas funções: Eco-Scoring e Eco-Coaching, além da visualização da temperatura externa.

A função Eco-Scoring avalia a condução do motorista ao final de um percurso, levando em conta o momento certo para a troca de marchas, a regularidade da velocidade, o consumo e a quilometragem percorrida. Junto com o Eco-Scoring, está o Eco-Coaching, que dá uma série de dicas para o condutor dirigir de modo mais econômico e ecológico.

Na prática, funciona como um vídeo game real, em que o motorista vai recebendo notas (de 0 a 5 estrelas e 0 a 100) conforme sua condução. Se troca de marchas de forma errada, a nota é menor; há uma avaliação constante da forma de acelerar. Ao buscar boas médias, o resultado é percebido no consumo de combustível e no próprio desempenho. Muito interessante.

O Media NAV 1.2 oferece conexão Bluetooth, na qual o motorista pode realizar ligações telefônicas para os contatos, ter acesso ao histórico de chamadas e deixar os números registrados no sistema, tudo com visualização pelo display. A transmissão de voz é feita pelos alto-falantes do veículo, o que oferece segurança ao condutor que precisa utilizar o celular enquanto dirige.

Outra ferramenta oferecida pelo Media NAV 1.2é o GPS. Para permitir que o motorista chegue ao seu destino sem ter problemas com o caminho, o sistema de navegação tem uma fácil programação de destinos e vasta lista de pontos de interesse. É possível programar e salvar a rota, enquanto o mapa é mostrado na tela. O sistema fornece a hora programada para chegada ao destino, a distância a percorrer, a velocidade média e outras informações.

Preços:
O Logan Expression 1.0 16VHi-Power, avaliado, sai por R$ 33.390, mas há versões mais em conta como o Authentique 1.0 16VHi-Power, que custa a partir de R$ 28.990. Os modelos com motorização 1.6 saem por R$ 39.440 e R$ 42.100.

 

Posso ajudar?