O GuarulhosWeb avaliou um modelo LTZ, recheado de equipamentos de série, durante uma semana. O novo Prisma demonstrou que só herdou mesmo o nome de outro sedã de sucesso da marca, que era derivado do Celta. Trata-se de um carro totalmente novo, que está um andar acima do homônimo. Equipado com motor 1.4, comporta-se muito bem dentro do que se propõe principalmente no que se refere a desempenho e espaço interno, além do belo visual. O modelo completo nesta versão sai R$ 45.990.
Dentro da ideia de oferecer itens antes comuns só em modelos superiores, o Prisma vem de série da versão LTZ sensor de estacionamento, direção hidráulica, ABS/EBD e airbag frontal, entre outros itens de conforto e conveniência. No interior, uma série de detalhes dão mais requinte ao modelo. Como no Onix, os chamados "efeitos de jóia" conferem detalhes em todos os pontos do interior do veículo, como bancos, portas e painel de equipamentos.
A nova leitura do clássico Dual Cockpit encontrado em outros modelos da Chevrolet e que mescla mostradores analógicos e digitais, com LEDs no painel de instrumentos na configuração Ice Blue, permite a perfeita visualização das informações, além de conferir ao carro modernidade e jovialidade. A ausência de bloco central de console, dando lugar a linhas horizontais contínuas em toda a extensão do painel do carro ajudam a ampliar a sensação de espaço e conforto.
Espaço de verdade
Compartilhando de algumas dimensões do Chevrolet Onix como entreeixos ( 2.528 mm) e largura ( 1.705 mm) , o Prisma 2013 é pouco mais de 30 centímetros mais comprido, com 4.275 mm. O porta-malas comporta generosos 500 litros de capacidade, com abertura no conceito "wrap-around", o que facilita o acesso às bagagens. Já o tanque de combustível tem capacidade de 54 litros, garantindo boa autonomia de rodagem.
A versão 1.4 avaliada tem potência de 106 cavalos quando abastecido a etanol e 98 cavalos a gasolina, ambas a 6000 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 13,9 kgfm a partir de 4800 rpm e 13,0 kgfm quando alimentado a gasolina, com mesma rotação. Abastecido com etanol, Prisma vai de 0 a 100 km/h em 10,7s (etanol) e 12s (gasolina). A velocidade máxima é de 180 km/h. A transmissão manual de cinco velocidades é uma F17 geração 1.5 – a mesma empregada nos modelos Onix e Cobalt, com trocas de marchas precisas e maciez na condução.
O que o Prisma LTZ oferece
O Sistema Multimídia MyLink é de série na versão LTZ. Assim como travamento automático das portas ao atingir 15 km/h, sistema de luz "siga-me" (faróis permanecem acesos por um período de tempo após o desligamento do motor e fechamento/travamento das portas) e sistema de luz "leve-me" (as luzes externas do carro se acendem automaticamente ao destravamento das portas pelo controle remoto), além de abertura elétrica do porta malas por controle remoto localizado na chave tipo canivete, acionamento elétrico dos vidros das portas dianteiras com sistema tipo "um toque" para subida e descida com dispositivo anti-esmagamento, abertura e fechamento automático dos vidros das portas acionado pelo Keyless Entry System ao travar e destravar o veículo.
Itens como cintos de segurança de três pontos (frontais e traseiros), coluna de direção com regulagem em altura, alarme anti-furto, brake light traseiro, protetor de cárter, sistema de imobilização do motor, trava de segurança suplementar nas portas traseiras (trava para crianças), espelhos retrovisores externos com cobertura na cor do veículo, dobrável, parachoques dianteiro e traseiro na cor da carroceria, e vidros verdes com para-brisa laminado também estão disponíveis.
Tem ainda faróis com máscara negra e lente decorativa na cor Ice Blue, lanternas traseiras com lente escurecida, além de faróis de neblina dianteiros, vidros traseiros e espelhos retrovisores com controle elétrico, computador de bordo com 5 funções: (consumo médio, velocidade média, autonomia, temperatura externa e tempo de viagem) e rodas de alumínio – 15" – com acabamento diamantado.
No quesito acessórios, o Chevrolet Prisma 2013 oferece comodidades como opcional câmera de ré para o sistema My Link, DVD de encosto de cabeça, banco de couro, pedaleira esportiva, friso com inserto cromado e lâmpadas para lanternas e faróis na configuração Effect Blue.
MyLink
A versão avaliada oferecia o MyLink, tecnologia conectividade que permite ao usuário trazer suas músicas, fotos, vídeos e aplicativos do celular para dentro do veículo, além de fazer ligações telefônicas via Bluetooth por meio da tecnologia HFT (Hands Free Telephone), e permitir ao usuário configurar algumas funções do veículo de acordo com as suas preferências, agora conta com dois novos aplicativos além do Stitcher, disponível no Onix. São eles o TuneIn e o BringGo.
Com o primeiro, é possível que usuários sintonizem mais de 70 mil estações de rádio em todo o mundo via Internet. O aplicativo é de fácil uso e permite a pesquisa das estações por nome, localidade, idioma, país, estilo musical ou categoria (música, esporte, noticias, etc.). Já o BringGo fornece ao motorista um sistema de navegação completo com mapas 3D. O aplicativo também inclui pontos de interesse, como, por exemplo, restaurantes, hotéis, postos de gasolina, entre outros.
O MyLink se destaca por sua interface intuitiva e de fácil navegação, a qual faz uso de uma tela LCD touch screen de sete polegadas. Por meio do sistema, é possível controlar algumas configurações funcionais do carro, como avisos sonoros de faróis ligados, acionamento do limpador traseiro, travamento automático das portas, entre outros. Outra comodidade viabilizada pelo sistema está na possibilidade de o usuário distribuir o som ambiente do rádio de forma independente em cada uma das caixas de som das quatro portas, além da importação de demais informações tradicionais do celular como, agenda de contatos e histórico de chamadas. À parte de todas estas funcionalidades, o sistema executa funções tradicionais de rádio AM/FM com leitor de áudio para arquivos MP3/WMA.