O Carro Express/GuarulhosWeb avaliou o novo Nissan Versa, na versão Sense, com câmbio automático CVT, durante uma semana. É a nova geração do sedã compacto da marca, completamente reestilizado e um patamar acima da versão anterior, que se mantém no mercado como V-Drive. Equipado com motor 1.6 16V que oferece 114 cavalos de potência, cumpre muito bem seu papel e se apresenta como bastante espaçoso e confortável para até cinco ocupantes.
Como se trata da versão de entrada, o Sense aparenta ser mais básico. Porém, apresenta-se bastante prático para o uso no dia-a-dia, oferecendo os equipamentos necessários para uma direção segura e prática. No design, a principal evolução. Tem um estilo arrojado, que se traduz em uma linguagem de linhas mais simples, claras e expressivas. Passa a ideia de ter dimensões exteriores mais baixas, largas e longas do que a versão anterior, ao mesmo tempo em que preservou o seu característico interior espaçoso.
Conta com faróis e lanternas traseiras de LED em formato de bumerangue, coluna C ascendente e teto flutuante com antena tipo barbatana de tubarão, que acentua a sua silhueta aerodinâmica. As linhas da traseira do Nissan Versa expressam o maior espaço interno. Tem ainda espelhos retrovisores externos na cor da carroceria (com regulagem elétrica e aquecimento) e luzes de mudança de direção integradas, além do novo desenho dos para-choques traseiro com sensores de estacionamento.
Por dentro, o painel de instrumentos amplia a sensação de espaço e oferece novos materiais de alta qualidade estilo soft touch. O sedã manteve os diferenciais da geração anterior como o amplo habitáculo e o entre-eixos comparável ao de sedãs de segmentos superiores. Com aumento na largura em 5 cm, em relação a já grande geração anterior, o modelo tem agora ainda mais espaço para os ombros dos passageiros do banco traseiro. O porta-malas acomoda até 482 litros de carga, 22 litros a mais do que o antecessor.
O Versa Sense vem com a a nova geração do câmbio CVT, a mesma utilizada no Nissan Kicks. Ele ajuda a reduzir o consumo, além de gerar menores níveis de ruídos e garantir uma excelente dirigibilidade ao carro. A caixa da transmissão tem o modo “Sport”, que, acionado por um botão no câmbio, eleva as rotações para proporcionar respostas rápidas quando o pedal do acelerador é acionado. É o ideal para situações que necessitam respostas ainda mais rápidas do motor. Além disso, conta com a função “D-Step”, que melhora a sensação de aceleração com a simulação de trocas de marchas em alta rotação.
O motor é o 1.6 16V, que atende bem as necessidades do consumidor deste sedã. Desenvolve 114 cavalos de potência e torque de 15,5 kgfm.
O que o Versa Sense CVT oferece por R$ 78 mil
Acabamento de tecido nos bancos
Ar-condicionado
Comandos de áudio e telefone no volante
Chave inteligente presencial (I-Key)
Sistema eletrônico de ignição (botão Push Start)
Painel central com tela de 3,5 polegadas
Retrovisores externos com regulagem elétrica
Rodas de aço aro 15 com calotas integrais
Airbags duplos frontais
Airbags laterais e de cortina
Alerta de cinto de segurança destravado (frontal e traseiros)
Controle de Tração e Estabilidade (VDC)
Fixadores traseiros para cadeiras de crianças (Isofix)
Freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA)
Sensor de estacionamento traseiro
Sistema Inteligente de Partida em Rampa (HSA)
Sistema de áudio com rádio AM/FM, entrada auxiliar, conector USB (3 um no painel e dois no console para passageiros do banco traseiro)
Câmbio XTRONIC®️ CVT com função Overdrive
Apoio de braço frontal
Controle automático de velocidade com comando no volante