Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição de Imagens: Paulo Uemura
Fãs de Star Wars têm a oportunidade de disputar uma das 310 unidades da série especial Skywalker do SUV compacto Peugeot 2008, lançada no ano passado no Brasil. Personalizada, conta com visual e acabamentos exclusivos.
Baseado na versão Griffe, a top de linha da família 2008, que ainda não foi renovada a exemplo de outros modelos da marca, o Skywalker conta com o eficiente motor 1.6 THP, um turbo velho conhecido que foi lançado no Brasil em 2012 em carros tanto da Peugeot como da Citroen, que oferece 173 cavalos de potência. O câmbio automático AT6 de 6 velocidades vai bem.
Na real, o 2008 é quase um espelho do irmão C4 Cactus, da Citroen, disputando o mesmo segmento. A versão Skywalker acaba oferecendo ótimo custo-benefício porque oferece praticamente tudo da top de linha Griffe, mas um pouco mais barata.
Vale a pena por diferentes fatores, além de ser um representante do Star Wars na terra. Por fora, destaque para os para-lamas dianteiros, que ostentam o emblema cromado da Aliança Rebelde, uma ordem de enfrentamento comandada pela personagem Leia Organa – a Princesa Leia nos primeiros filmes de Star Wars e líder do movimento nos longas mais atuais.
A tampa do porta-malas traz a assinatura Skywalker, com a logotipia original do filme e acabamento cromado de alto brilho. O monograma aparece logo abaixo da extensão da lanterna, à esquerda da tampa do porta-malas. Conta ainda com rodas com aro de 16 polegadas modelo Titane com pintura de alto brilho Gris Anthra, que remetem ao titânio, metal nobre e de cor cinza escuro, reconhecido pela resistência e leveza. Uma alusão direta às naves. A capa dos retrovisores externos e as maçanetas das portas são pintadas de cinza em um tom grafite, ornando perfeitamente com as rodas escurecidas.
Por dentro, mais sinais do Skywalker. Os quatro tapetes têm bordas com costura branca e aplicação do logo da Aliança Rebelde e assinatura estilizada Skywalker. Para plena segurança, o tapete do motorista conta com sistema de travamento compatível com as travas originais instaladas no carpete do carro.
Há ainda alguns detalhes que diferem da versão Griffe, como o acabamento das portas, console central e a parte frontal de todo o painel. Na cor cinza, dão um tom mais sofisticado para a cabine e combinam perfeitamente com o tecido de toque agradável e com múltiplas.
Diversos equipamentos tornam o comando da nave mais agradável, como piloto automático, limitador de velocidade, faróis com DRL de LED, airbags frontais e laterais, Isofix para fixação de assentos infantis, central multimídia Peugeot Connect Radio com Apple CarPlay e Android Auto. Não há carregador de smartphone por indução ou acesso a aplicativo sem cabos. Ou seja, os fios são fundamentais.
A série especial é oferecido apenas nas cores branco Nacré e preto Perla Nera. No preço, um bom negócio. Sai por R$ 120.160 contra R$ 120.946 da Griffe.