Que os designs adotados pela Peugeot no Brasil nos últimos anos são quase imbatíveis, principalmente por oferecer modelos compactos e médios em grande estilo, não há dúvidas. O que chama a atenção é que a marca do leão vem se superando a cada novo lançamento, mesmo que seja apenas uma repaginação do compacto premium 208 que já conquistou o consumidor justamente pelo belo visual.
Semanas atrás mostramos aqui o novo 2008, um SUV encantador que inaugurou oficialmente a nova cara da marca no país. Agora estamos com o compacto 208, que conseguiu melhorar o que já era bom. A versão 2025 do compacto premium tem tudo para conquistar os consumidores mais exigentes.
Nesta avaliação, trazemos a versão GT, a top de linha com um jeitão mais esportivo, tanto em desempenho como em equipamentos embarcados. O 208 conta com quatro versões, partindo da Active de entrada, passando pela Style e Allure, até esta GT. Todas apresentam a nova identidade da marca, introduzida no Novo 2008. Além da evolução no design do logotipo, ela se destaca nos faróis e nas lanternas. Ou seja, aquela frente icônica, que remetia aos dentes de sabre, agora se projeta de forma ainda mais agressiva no bom sentido da palavra.
Toda evolução em design se materializa na versão GT, com tudo que o modelo oferece de melhor, inclusive na motorização e equipamentos embarcados. A versão é equipada com faróis Full LED, acionamento automático das luzes, farol alto automático, reconhecimento e exibição de limites de velocidade, alerta de colisão iminente, frenagem automática de emergência, assistência de manutenção de faixa, rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado, câmera de visão traseira ‘VisioPark 180°’, spoiler na porta traseira e um exclusivo volante de couro com o emblema GT.
Ou seja, por menos de R$ 115 mil, você pode ter um carro compacto completíssimo, com equipamentos de alto padrão e ótimo custo-benefício. Ainda mais que, diferentemente da versão de entrada, que oferece câmbio manual e motor 1.0 aspirado, este aqui conta com o eficiente T200 acoplado a um câmbio CVT de 7 marchas. São 130 cavalos de potência, que sobram neste carro, proporcionando baixos custos de manutenção, robustez e suavidade de operação. Faz de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos, número muito bom para esta faixa.
A transmissão automática CVT oferece três modos de operação. O Automático se ajusta ao estilo de condução do motorista, enquanto o Manual permite trocas sequenciais por meio da alavanca de câmbio ou dos paddles atrás do volante. Já o Sport intensifica a esportividade, ajustando a direção, o controle de estabilidade e o mapeamento do acelerador. Aproveita ao máximo a potência do motor Turbo 200.
Como já mostramos em outros modelos Peugeot, inclusive no mais recente, o 2008, o i-Cockpit® deste 208 GT encanta, principalmente pela tecnologia 3D, que melhora muito a visualização das informações no cluster que fica numa posição acima do volante. O painel de instrumentos elevado aumenta o conforto e a segurança do motorista, minimizando distrações e mantendo o foco na estrada.
A tela sensível ao toque, de 10 polegadas, fica alcance dos dedos e na linha de visão do motorista. A conexão ao CarPlay, Android Auto e Bluetooth sem fio é imediata. Há carregador por indução e controle de ar-condicionado digital. Fora que a evolução inclui teclas de atalho que oferecem acesso direto às principais funções do veículo. Isso faltava no modelo anterior.
A tela configurável permite ao motorista escolher o que quer ver e de que forma. Neste GT, o 3D realça esta condição inclusive. Para finalizar, destaque para toda tecnologia embarcada. O volante tem ajuste de altura e profundidade, o que permite ao motorista a melhor posição possível para dirigir.