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AVALIAÇÃO – Peugeot 208, um compacto premium à frente dos concorrentes diretos

Difícil encontrar algum modelo no mercado brasileiro que possa ser comparado diretamente com o novo Peugeot 208

Difícil encontrar algum modelo no mercado brasileiro que possa ser comparado diretamente com o novo Peugeot 208, um carro que – pode-se dizer – está à frente de nosso tempo em vários aspectos, principalmente no design e conteúdo tecnológico. Mas também no preço. Apesar de oferecer uma versão com propulsão elétrica, o que vai vender de verdade deixa a desejar por manter o mesmo motor 1.6 16V da geração anterior. O GuarulhosWeb/Carro Express avaliou a versão Griffe, topo da linha, que custa em torno de R$ 95 mil, durante uma semana. É de se tirar o chapéu.  

O estilo do Peugeot chama a atenção de cara. Tem um visual extremamente atraente, com belas linhas numa silhueta bemarrojada, uma frente de cair o queixo (aqueles dentes de sabre dão o que falar) e uma traseira bastante resolvida. A carroceria encorpada e de proporções homogêneas é mais longa, mais larga e mais baixa que a do antecessor. Tem 4.055 mm de comprimento, 1.738 mm de largura, 1.453 mm de altura e entre-eixos de 2.538 mm. 

Se por fora, o 208 atrai, por dentro ele se revela como quase imbatível. O Peugeot i-Cockpit 3D é a evolução do conceito patenteado pela marca já na geração anterior do modelo. Ele amplia as sensações e o prazer de dirigir ao adicionar o primeiro cluster em três dimensões à sua bem-sucedida receita, complementada pelo volante Sport Drive, de dimensões reduzidas e base achatada, painel de instrumentos elevado, central multimídia touchscreen de 7 polegadas com Google Android Auto e Apple CarPlay, e a série de teclas de “alternância”, que permitem acesso direto às principais funções do veículo. 

Conforme aponta a Peugeot, o novo cluster dispõe de tecnologia holográfica em 3D, para que algumas informações sobre a condução do veículo sejam projetadas em destaque, mais à frente do visor principal. As indicações são dinâmicas e animadas, aproximando-se dos olhos, dependendo do grau de importância ou urgência, contribuindo para uma melhor reatividade e melhorando a condução em todos os sentidos – além de maior eficiência, proporciona uma leitura mais confortável aos olhos. Ou seja, ao dirigir, a gente vai brincando ali chamando para frente a informação mais importante naquele momento.  

Há ainda a possibilidade de criar e salvar dois modos de visualização, o que permite a personalização do painel àqueles que fazem uso compartilhado do carro. Conta-giros, mídia em reprodução ou detector de fadiga: quem escolhe a informação exibida com maior destaque é o motorista. 

  

Tecnológico 

A tecnologia construtiva do novo Peugeot 208 permite a utilização de soluções de ponta de assistência à direção, segurança e comodidade. Apesar de ser um carro “de entrada”, oferece equipamentos disponíveis apenas nos mais requintados veículos disponíveis no mercado. O alerta de colisão, por exemplo, avisa o condutor em caso de risco de colisão com o veículo à frente, ou com um pedestre atravessando a rua. Dependendo do risco detectado e do nível de alerta configurado pelo condutor, diferentes tipos de avisos podem ser acionados e exibidos no painel de instrumentos.  

Há ainda a frenagem de emergência, um sistema automático que entra em ação para reduzir a velocidade de impacto ou evitar uma colisão frontal do veículo, caso o motorista não consiga reagir. Com uma câmera localizada na posição superior do para-brisa, essa função detecta obstáculos – como outro carro rodando na mesma direção ou estacionado – atuando no sistema de frenagem do veículo. 

Em velocidades entre 5 km/h e 85 km/h, o sensor ativa a frenagem automaticamente ao detectar um risco de colisão. A velocidade do veículo não deverá exceder 80 km/h quando for detectado um veículo parado, e 60 km/h quando se tratar de um pedestre. Em suma, o sistema evita choques ou minimiza a gravidade do impacto quando a colisão for inevitável.  

A câmera na parte superior do para-brisas, que reconhece as linhas (contínuas ou seccionadas) da estrada e alerta o condutor no caso de ultrapassagem involuntária de uma marcação longitudinal no solo das vias de circulação. Para a total segurança da condução, a câmera analisa a imagem antes de acionar um alerta, no caso de queda de atenção do condutor, a uma velocidade superior a 60 km/h.. Caso seja detectado um desvio da direção, o condutor é alertado por um alarme sonoro e também visual, no painel de instrumentos. Esta câmera inclusive tem outras funções, como auxílio de farol alto e reconhecimento de placas de velocidade, que projetam no display a máxima permitida naquele trecho. Há também o carregamento de smartphone wireless, que permite a recarga sem fio do smartphone.   

O motor é o 1.6 16V Flex que desenvolve 118 cv de potência e 151,8 Nm de torque, sempre associado a uma transmissão automática sequencial de 6 marchas. Ele dá conta do recado, já que o carro é ágil e veloz quando necessário, garantindo um desempenho bastante satisfatório. Mas deixa a desejar no momento em que diversos concorrentes já se utilizam da motorização 1.0 turbo, que demonstra maior eficiência energética e se apresentam mais econômicos. Compromete? Não. Mas poderia ser um pouco melhor.  

Começando pela gama movida por motor a combustão, o Novo 208 chega ao mercado brasileiro em quatro versões de acabamento: Active, Active Pack, Allure e Griffe, todas elas dotadas do mesmo design poderoso e colocando o condutor num patamar de destaque, ou seja, no centro de uma experiência de condução diferenciada e única. Confira, abaixo, as versões e principais equipamentos: 

  

PEUGEOT 208 Griffe 1.6 – câmbio automático AT 

Rodas de liga leve de 16” Kenobi 

Faixa traseira em preto brilhante 

Toggle Switches com contorno dos botões cromados 

Abertura de portas interno 

Teto de vidro panorâmico 

Ar condicionado automático digital 

Câmera de estacionamento traseira 

Escapamento cromado 

PEUGEOT i-Cockpit®️ 3D 

Volante multifuncional em couro 

Bancos em Alcantara®️ 

Apoio de braço para o condutor 

Carregador de smartphone por indução 

Painel de bordo com acabamento Slush 

Chave keyless (presencial) com comandos de abertura das portas e porta-malas e partida do motor pelo botão Start/Stop 

 Airbags de cortina 

Faróis Full LED 

Capa dos retrovisores em preto brilhante 

Aerofólio traseiro em preto brilhante 

Chave keyless (presencial) com comandos de abertura das portas e porta-malas e partida do motor pelo botão Start/Stop 

VisioPark 180° 

Sensor de chuva 

Sensor crepuscular 

Sensor de estacionamento traseiro 

Alerta de Colisão 

Frenagem de Emergência Automática 

Alerta e correção de mudança de Faixa 

Auxílio de Farol Alto 

Sistema de Reconhecimento de Placas de velocidade

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