Carro GWeb TV

AVALIAÇÃO – Peugeot 3008, um SUV pra lá de tecnológico e de muito bom gosto

Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição: Danilo Sanches

Um dos SUVs mais bonitos e tecnológicos do mercado. Difícil não se render à beleza no novo Peugeot 3008, um SUV prá lá de tecnológico que o Carro Express/GuarulhosWeb avaliou durante uma semana. Não bastasse o belo design, o carro da montadora francesa tem um ambiente interno que agrada demais, com diversos equipamentos embarcados que elevam os níveis de conforto, segurança. É um verdadeiro banho de sofisticação nos mais diferentes sentidos.

A versão avaliada foi um GT, com detalhes externos em preto e com mais equipamentos oferecidos do que a Griffe, geralmente a top de linha da Peugeot. Para ajudar, segue com o eficiente motor 1.6 turbo, que anda bem e gasta pouco, algo que deve ser levado em consideração em tempos de gasolina em alta.

O 1.6 THP (turbo de injeção direta), um velho conhecido de outros modelos, gera 165 cv de potência e 24,5 kgfm de torque, somente abastecido a gasolina. Tanta coisa boa tem seu preço. Custa cerca de R$ 260 mil, mas oferece itens a mais que fazem a diferença e não são comuns em modelos da concorrência.

Dirigir o 2008 é bastante agradável. O câmbio automático de 6 marchas se dá muito bem com o motor. Isso garante arrancadas e retomadas bastante ágeis, nas mais diferentes condições. Ou seja, ele se mostra bastante rápido e não gasta muito combustível.

Que belo carro

No visual, destaque na dianteira para as luzes diurnas que atravessam o para-choque, imitando garras de um leão. Lembra bastante o bom gosto já apresentado no irmão menor, o 208. A grade, toda em preto, com um grafismo que passa a impressão de 3D, garante muita sofisticação à frente deste SUV. Os faróis são novos, tanto no formato quanto no desenho interno, e têm iluminação full LED adaptativa na versão topo de linha. Há ainda a função de iluminação em curvas (EVS), que otimiza a visibilidade até 90 km/h.

Na traseira, lanternas inteiras de LEDs, com setas do tipo “scrolling”, que acendem de forma dinâmica e que se projetam para o lado indicado. Na lateral, linhas fluidas e muito bem acabadas, com destaque para as rodas de liga leve, aro 19, sim senhor.

Por dentro, um show. São materiais nobres, como o couro Alcantara na parte central do painel, nas portas e também nos bancos. Para motorista e passageiro, eles são equipados com aquecimento e com função massagem com quatro modos para escolher. Ou seja, além de tudo, é um verdadeiro relaxante para aliviar o estresse ao longo da condução.

O conceito i-Cockpit, presente no 208, garante que o painel de instrumentos fique localizado acima do volante (no campo visual do motorista). O cluster tem agora 12,3 polegadas é configurável, personalizável e conta com melhorias no contraste para que o condutor possa visualizá-lo em qualquer condição de luz. A central multimídia é de 10 polegadas, compatível com Android Auto e Apple Car Play, com operação intuitiva. Porém, o espelhamento só pode ser acessado por cabo, mesmo tendo um carregador por indução.

Logo abaixo da tela há sete teclas imitando comandos de aviação para acesso rápido a funções como rádio, ar-condicionado, navegação, configurações do veículo, aplicativos e pisca-alerta. Tudo muito simples e fácil interação.

O que o Peugeot 3008 GT Pack oferece:

– Novo i-cockpit 2.0
– cluster digital de 12,3 polegadas, configurável e personalizável
– nova central multimídia com tela tátil de 10” e alta definição
– seletor de modos de condução que permite escolher entre os modos Normal, Sport
– revestimento de couro Alcantara® Preto Mistral
– retrovisor interno “Frameless”
– Piloto automático adaptativo e inteligente Stop & Go
– Correção e alerta de permanência em faixa (associado ao ACC Stop & Go)
– Active Safety Brake ou frenagem automática de emergência
– Leitor de novas sinalizações de velocidade com reconhecimento ampliado das placas (pare, contramão, ultrapassagem proibida, etc.).
– Visiopark 1 com câmera traseira em 180°;
– Visiopark 2 com câmeras dianteira e traseira em 360°;
– PEUGEOT Park Assist, assistência ativa ao estacionamento em vagas paralelas ou transversais;
– Alerta de atenção do condutor
– Assistência de farol alto, com comutação automática de faróis altos/baixos;
– Sistema ativo de vigilância de ponto cego (com correção de trajetória).
– Tampa do porta-malas com acionamento automático (mãos livres);
– Teto solar panorâmico;
– Bancos massageadores
– Freio de estacionamento elétrico.
– sistema Hifi premium de 515 Watts da FOCAL®, marca francesa de áudio de alta-fidelidade.

Posso ajudar?