Ernesto Zanon- Do Carro Express / Edição de imagens: Danilo Sanches
Quando chegou ao Brasil um ano e meio atrás, o 100% elétrico Peugeot e-2008 foi anunciado por um preço que o fabricante considerava “extremamente competitivo”. Saía por cerca de R$ 260 mil em um momento de poucas opções de carro elétrico no mercado e se posicionava bem entre os SUVs médios. Foi o segundo modelo da marca no país, que já tinha o e-208 GT.
No final do ano passado, no entanto, esse mesmo carro chegou a custar, em condições especiais, R$ 160 mil, ou seja R$ 100 mil a menos, numa promoção que durou cerca de um mês, que foi alavancada pela disputa de mercado, acelerada pela chegada de opções mais baratas principalmente das chinesas BYD e GWM. Hoje, o e-2008 tem preço de tabela um pouco acima dos R$ 200 mil.
O Carro Express avaliou o modelo durante uma semana, já em um momento em que há diversas opções de elétricos no mercado. Independentemente do preço praticado, dá para adiantar que o e-2008 (só ele quer ser bonito), além do belíssimo design, que adianta um pouco o que deve ser o novo 2008 a combustão, em vias de ser reestilizado, vai bem demais tanto em performance como em autonomia. Ou seja, vai muito bem nas mais diferentes condições.
Conta com rodas bi-ton diamantadas de 18 polegadas, acabamentos aerodinâmicos e protetores de caixa de rodas, boa altura do veículo em relação ao solo, modularidade dos bancos bi-partidos e do porta-malas, que oferece 434 litros de capacidade. Fora a belíssima frente com faróis em full led e os inconfundíveis dentes de sabre.
O motor 100% elétrico entrega 26,5 kgfm de torque instantâneo e 136 cavalos de potência (100 kW), com três diferentes modos de condução à disposição do condutor: Sport (prioriza o desempenho, utilizando-se da potência e torque máximo), Normal (indicado para garantir o conforto ideal nos deslocamentos do dia a dia) e ECO (foco na otimização da autonomia). Ao longo da avaliação, é possível perceber que a escolha determina não só a força, mas a autonomia, que muda bastante conforme a opção.
Para melhorar a utilização da bateria e otimizar a autonomia, conta com a função “B Mode”, também conhecida como one pedal, que atua com o freio motor e faz a desaceleração do veículo com a simples retirada do pé do acelerador pelo motorista para regeneração da bateria. É possível rodar até 345 km com carga completa, nada mal, já que é possível arriscar pequenas viagens com o carro, além de ser suficiente para o uso no dia a dia na cidade.
Na hora de recarregar, não há grandes dificuldades, ainda mais pelo aumento de oferta de carregadores nas cidades maiores, como Guarulhos. Também pode ser carregado em tomadas convencionais do tipo residenciais ou em carregadores rápidos. O modelo pode ter 80% da bateria carregada em apenas 30 minutos, caso o usuário utilize uma estação ultrarrápida de recarga de 100 kW, essas geralmente já cobradas em postos especializados.
Por dentro. o e-2008 também se destaca pela tecnologia embarcada, a começar pelo Peugeot i-Cockpit 3D®, que apresenta mostradores tridimensionais acima do volante, combinados com um painel de ótimo acabamento e funcionalidade. Compõem o conjunto o volante esportivo, a central multimídia com tela de 10 polegadas e o Cluster 3D, além da navegação GPS 3D e a série de botões de controle batizada de toggles switches. Há bancos de couro em formato esportivo e teto solar panorâmico. É possível ainda escolher a ambientação interna com oito opções de cores de iluminação.