Carro GWeb TV

AVALIAÇÃO – RAM Rampage R/T, a versão esportiva da picape no visual e no pé

Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição de Imagens: Danilo Sanches

Semanas atrás, a gente mostrou a RAM Rampage na versão Rebel, com o empolgante motor a gasolina Hurricane 2.0, com nada menos que 272 cavalos de potência. Já agradou bastante tanto no desempenho como no pacote de equipamentos oferecidos.


Agora, chegou a vez da avaliação da versão R/T, a picape esportiva da família que oferece praticamente os mesmos equipamentos e a mesma motorização. Mas no visual ela se destaca com detalhes que a deixam mais agressiva. Talvez seja exatamente o que procuram os consumidores deste tipo de carro.
Vamos lembrar que a Rampage está um pouco abaixo das picapes médias, tipo S10, Frontier ou Hilux. Ela se junta às intermediárias, como a irmã Fiat Toro, com quem compartilha diversos itens. Mas se impõe justamente por ser uma RAM. A versão esportiva R/T se assemelha muito no visual das 1500, até então as menores da marca que chegaram no Brasil.
A Rampage R/T se diferencia pela frente mais marcante, com faixas pretas sobre o capô. É a única versão que traz rodas de 19 polegadas. Isso por si só já passa a ideia de que ela pareça até maior. Tem ainda diversos emblemas alusivos a versão, modo R/T (Sport). A suspensão tem um acerto mais baixo e firme, o escapamento esportivo gera um ronco mais imponte.
O teto é pintado em preto acompanhando as faixas exclusivas da versão. Por dentro, destaque para o revestimento de couro mesclado com suede, uma espécie de veludo, que torna o ambiente mais agradável.

A Rampage R/T já tem banco do motorista com ajuste elétrico. O do passageiro passageiro é um item opcional, incluído no pacote Elite, que soma sistema de som da Harman Kardon. Fantástico.

Desempenho se destaca

Mas como todo carro que quer se apresentar como esportivo, o desempenho da Rampage R/T se destaca por não ser apenas mais uma picape com visual diferenciado.
O motor a gasolina Hurricane 2.0 turbo, que gera nada menos que 272 cavalos de potência, fala muito alto, demonstrando força e poder. É pisar e ir embora. O câmbio automático de 9 marchas se torna coadjuvante, respondendo ao comando do pé facilmente. Vai de 0 a 100 em menos de 7 segundos e chega sem problemas a 220 km/h.

Para finalizar, o pacote de equipamentos embarcados justificam os R$ 270 mil cobrados por esta RAM. Conta com 7 airbags, controles de tração estabilidade, assistente de partida em rampa, controle de descida, painel de instrumentos digital de 10,3″ com grafismos exclusivos, multimídia com tela de 12,3″, Android Auto e Apple Car Play sem fios, carregador de celular por indução e chave presencial com partida por botão e remota na chave.
E tem mais coisa bem legal, como o ar-condicionado automático de duas zonas, iluminação completa por lâmpadas de LEDs, freio de estacionamento eletrônico com auto hold, start-stop, controle de cruzeiro adaptativo, monitor de ponto cego, assistente de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência, espelhos com rebatimento elétrico, retrovisor interno fotocrômico, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de chuva e acendimento automático dos faróis.

Posso ajudar?