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AVALIAÇÃO – Rampage, a RAM menor que mantém o ar de superioridade

Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição de Imagens: Danilo Sanches

No mundo dos picapeiros, a marca RAM passa a impressão de uma picapona grande, meio fora dos padrões brasileiros, daquelas que se impõem pelo tamanho. Estrela de muito filme americano, nos remete ao velho mundo dos caubóis. Assim fez fama e deitou e rolou no melhor sentido da expressão. Por aqui, não foi diferente, conquistando rapidamente desde o campo até o asfalto e se tornando inspiração para o rico mundo dos agroboys brasileiros.
Agora, a RAM se aproxima a passos largos da cidade, com a nova Rampage, a primeira picape da marca produzida no Brasil, na fábrica da Stellantis de Goiana, em Pernambuco, que foi avaliada pelo Carro Express durante oito dias. O preço dela fica na casa dos R$ 250 mil.


Não parece, mas ela tem quase as mesmas proporções do Toro, a picape da Fiat que se tornou líder em vendas. Olhando de fora e andando com ela, é difícil acreditar que as duas têm o mesmo tamanho. A diferença é de centímetros. Mas a impressão que se tem é que a Rampage (5.028 mm de comprimento, 1.886 mm de largura, 1.780 mm de altura, 2.994 mm de entre eixos e 264 mm de vão livre entre os eixos) tem metros a mais, mantendo a ideia de ser uma picape superior.
Avaliamos a versão Rebel, equipada com o motor a gasolina Hurricane 2.0 turbo, que gera nada menos que 272 cavalos de potência, que falam muito alto, demonstrando força e poder. É pisar e ir embora. O câmbio automático de 9 marchas se torna coadjuvante, respondendo ao comando do pé facilmente. Vai de 0 a 100 em torno de 7 segundos e chega sem problemas a 220 km/h.

Se ela tem força fora, por dentro, seguindo as irmãs maiores, esbanja em requinte, conforto e espaço. Bastante tecnologia embarcada, que torna o prazer de dirigir ainda maior. São 10,3” do quadro de instrumentos full digital e 12,3” do monitor da central multimídia Uconnect, o maior da categoria.
A capacidade de carga é de 750 kg de carga tem 980 litros de capacidade volumétrica. Na cabine, espaços para pequenos volumes não faltam. Só porta-objetos leva 35,4 litros de pequenos objetos. O ar-condicionado é digital, de duas zonas, e ainda inclui saídas para os passageiros de trás.


Requinte também na luz ambiente em LED e no sistema de som premium Harman Kardon®. São 10 falantes distribuídos na cabine, sendo um deles um subwoofer de 6” localizado abaixo do banco do passageiro. O sistema é capaz de gear 360 watts de potência. São recursos opcionais que estavam disponíveis na versão avaliada, que incluem banco com ajustes elétricos de 12 vias para o passageiro. O do motorista é elétrico de série.
O painel de instrumentos é revestido em couro, assim como o painel de portas, o apoia braço central e o volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade. Tem ainda controle de velocidade adaptativo com Stop&Go, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência e detecção de pedestres e ciclistas, monitoramento de pontos cegos, detecção de tráfego traseiro cruzado e alerta de saída de faixa com correção.


A Rampage Rebel conta ainda com partida remota na chave (que também pode ser feita pelo aplicativo do Ram Connect), sistema Keyless Enter’n Go, retrovisor interno eletrocrômico, sensores crepuscular e de chuva, e os espelhos retrovisores exteriores elétricos com rebatimento elétrico e luzes de cortesia.
A aptidão para o fora de estrada é reforçada pelos pneus All Terrain 235/65 R17 (com banda de rodagem ainda mais fora de estrada na opção a gasolina). O freio de estacionamento é eletrônico e tem o rec

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