Um verdadeiro herói da resistência. Nesta semana avaliamos o SUV compacto que está há mais tempo no mercado brasileiro, o Renault Duster. Chegou em 2011 para brigar com o Ford Ecosport e foi ficando. Superou até mesmo a briga interna com outros modelos da marca que surgiram e foram descontinuados. Vive uma nova fase enquanto aguarda novos reposicionamentos da própria Renault, que pode trazer até o novo Duster europeu para cá em breve.
A versão Iconic conta com o ótimo motor 1.3 turbo e câmbio CVT Xtronic. É bem completo e interessante.
Quando foi lançado no Brasil em 2011, o Renault Duster se apresentou como interessante opção entre os SUVs compactos. Com um jeitão mais robusto, passava a falsa ideia de que poderia não ter muito fôlego para prosperar. Porém, mais de 10 anos passaram e o Duster não só permanece vivo como desbancou outros modelos, até da própria Renault, como o Captur, que se insinuaram por aqui neste tempo. Agora sofre o assédio do Kardian, uma nova concepção em SUV compacto da própria marca.
O Carro Express voltou a avaliar o Renault Duster Iconic TCe, equipado com motor 1.3 turbo, com o câmbio CVT Xtronic, que simula 8 marchas. Além desta evolução, o SUV da Renault ganhou inovações no design, para deixá-lo mais moderno e menos carrancudo como eram as primeiras versões. Também avançou bastante em tecnologia embarcada e vem equipado com itens como sistema multview de câmeras, start & stop, multimídia modernizado, entre outros. É uma versão que sai por volta dos R$ 141 mil.
O motor turbo de 170 cavalos sobra no Duster. Além de eficiente nas acelerações e retomadas, avança facilmente numa estrada a velocidades mais altas em perfeita combinação com o CVT que simula 8 marchas. Sem sobressaltos, permite ultrapassagens de forma bastante ágil. A Renault informa que faz de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos, atingindo a velocidade máxima de 190 km/h.
No visual do Iconic, alguns itens que o deixam mais pra cima. Vem com moldura frontal, retrovisores e barras de teto com acabamento em preto, além de alargadores de roda. As rodas são de liga leve 17” diamantadas. Conta com luzes diurnas de LED em formato de “C”.
Internamente, apresenta painel de instrumentos moderno e funcional e central sistema multimídia Display Link de 8”. Oferece conectividade wireless, sem precisar de cabos, permitindo o espelhamento de smarphones por meio das tecnologias Android Auto e Apple CarPlay. Na tela central, imagens da câmera de ré com guias dinâmicas e o sistema Multiview que permite enxergar os quatro lados do veículo. Conta também com bancos com revestimento premium de série O porta-malas, com 475 litros de capacidade, revela seu lado família.
Duster Iconic 1.3 TCe Xtronic
– Barras de teto na cor preta,
– direção elétrica,
– faróis com assinatura LED,
– airbags dianteiros,
– ABS com AFU, ESP, HSA,
– vidro elétrico nas quatro portas,
– Start&Stop,
– trava elétrica com fechamento automático (CAR),
– banco do motorista com regulagem de altura,
– ponteira do escapamento cromada.
– faróis de neblina
– grade dianteira cromada,
– maçanetas na cor da carroceria,
– retrovisor externo em preto,
– volante em couro,
– sistema multimídia Display Link,
– sensor de estacionamento traseiro com câmera ,
– ar-condicionado automático
– controlador e limitador de velocidade.
– sistema Multiview com quatro câmeras,
– alerta de ponto cego,
– sensor de luminosidade,
– chave cartão hands free,
– rodas de liga leve 17” diamantadas,
– alargadores de roda,
– bancos com revestimento premium
– apoio de braço.