Carro GWeb TV

AVALIAÇÃO – Renault Kardian Evolution vem bem equipado mesmo na versão com câmbio manual

É possível hoje ter um carro com câmbio manual com bons equipamentos de série? Com o avanço dos automáticos, consumidores que ainda preferem trocar marchas ficaram relegados a modelos mais básicos sem itens que melhoram a sensação de conforto e segurança.

Pensando neste público, a Renault oferece o Kardian com câmbio manual de 6 velocidades na versão Evolution, que oferece bastante coisa interessante, equivalente a modelos compactos mais equipados. Para quem gosta e abre mão do conforto de um bom automático, é um prato cheio.

Como a gente se acostumou a deixar de lado o pé esquerdo, muitas vezes, principalmente no anda e para do trânsito urbano, o Kardian manual pode até incomodar um pouco. Mas depois de algum tempo com o carro, a gente se acostuma e tira de letra, aproveitando as vantagens oferecidas pelo câmbio mecânico.

O melhor do Kardian MT, a exemplo da versão automática, é o excelente motor 1.0 turbo TCe com 125 cv de potência. O câmbio tem engates precisos que não deixam a desejar tanto para subir como para baixar marchas. Como tem a sexta, numa estrada, por exemplo, depois de embalar, você quase não precisa acioná-lo. Mas num trecho de serra, cheio de curvas, invariavelmente é necessário manusear o câmbio para cima e para baixo para não perder a força e aproveitar melhor a potência do motor.

Durante a avaliação, na estrada, abastecido com gasolina, o consumo chegou perto dos 13 km/l, ficando na casa dos quase 10 km/l na cidade. Nada mal.  Mas, repito, no anda e para do trânsito, não dá para negar que a necessidade de utilizar a perna esquerda na embreagem cansa um pouco.

Como o Kardan conta com o Stop and Go, que desliga o carro em ponto morto, muitas vezes, principalmente no início da avaliação, soa estranho pisar na embreagem para o carro pegar de novo. Se bobear, você vai tacar a mão na chave para dar nova ignição. Com o passar dos dias, a gente se acostuma e não comete mais essa gafe.

Como citamos no início, a vantagem deste Kardian manual é ter um carro bem servido de equipamentos, fugindo do basicão. Custa em torno de R$ 110 mil, valor até próximo de modelos de entrada automáticos. Mas ele vem com o algo a mais.

O Kardian Evolution conta com faróis em LEDs divididos em duas partes. Na parte superior, há o DRL, enquanto na inferior, faróis baixo e alto,. Na traseira, lanternas tridimensionais também em LEDs. As rodas são de aço aro 16″ com pneus 205/60, mas com calotas que passam a impressão de que se tratam de rodas de liga-leve.

Por dentro, bancos em tecido, com abas laterais que abraçam bem os ocupantes, além do acabamento em tecido nas portas dianteiras. Atrás, bancos bipartidos. Dois passageiros vão bem. Um terceiro vai se apertar um pouco. O porta-malas tem 358 litros de espaço, muito bom por se tratar de um compacto.

Apesar de se apresentar como um SUV, a posição de dirigir não é tão alta como seus concorrentes diretos, passando a ideia de estar em um simples hatch compacto. O multimídia no centro do painel é bem simples, de oito polegadas, sem exageros. Conecta-se facilmente ao smartphone via bluetooth, permitindo acesso direto ao Android Auto ou Car Play. Mas sem carregador por indução, os cabos são inevitáveis.

Tem ainda o sistema que atribui notas para aceleração, antecipação e troca de marchas, um velho conhecido dos modelos Renault, que ajudam na condução para quem gosta de um desafio. Comandos no volante facilitam a direção e evitam de tirar a atenção do trânsito.

Por tudo isso, o Kardian Evolution é opção interessante para quem adora um carro com câmbio manual e quer o algo a mais, que surge nos equipamentos oferecidos.

Posso ajudar?