Carro GWeb TV

AVALIAÇÃO – Renault Kwid 100% elétrico vende conceito, mas esbarra no próprio pioneirismo

Ernesto Zanon – Do Carro Express
Youtube.com/carroexpress

Que os carros elétricos vieram para ficar, não há dúvidas. A questão que se impõe hoje é em quanto tempo os veículos politicamente e ecologicamente corretos vão ser uma realidade de verdade no Brasil. O caminho está traçado e os mais diferentes fabricantes estão apresentando produtos, que ainda não se mostram atraentes pelos preços.


Um exemplo é o Renault Kwid E-Tech, que o Carro Express avaliou durante uma semana. O motor gera 48 kW de potência, o equivalente a 65 cv, e é associado a uma bateria de 26,8 kWh. Hoje, ele vai mais pela implantação de um conceito, mas naturalmente esbarra nas dificuldades do pioneirismo.
O subcompacto de entrada da Renault, em sua versão 100% elétrica, é praticamente o mesmo carro movido a gasolina e etanol, comercializado a partir dos R$ 65 mil. Só que custa hoje R$ 150 mil, um valor bem mais salgado que só se justifica quando se coloca na ponta do lápis o que vai se economizar ao longo de um período maior de uso. Inclusive, já há diversos modelos rodando em serviços de aplicativo, o que indica que, para quem utiliza bastante o carro, essa conta pode fechar.


Mesmo assim é difícil convencer um consumidor comum a pagar R$ 150 mil para um veículo subcompacto, com todas as limitações que um carro desta categoria impõe. Vale ressaltar que o Renault Kwid é bem equipado para um modelo de entrada, dentro do conceito de um SUVizinho. Tem boa dirigibilidade, espaço interno muito interessante para a categoria e um motor bastante honesto para rodar na cidade, o habitat natural deste tipo de veículo. Para uma aceleração de 0 aos 50 km/h, são necessários apenas 4,1 segundos.
A autonomia é de 298 quilômetros no uso urbano, segundo a norma SAE J1634, utilizada pelo Inmetro. Porém, na prática, com a bateria 100% recarregada, o computador de bordo indica 240 km de jornada. Ao longo da avaliação, essa marca se manteve depois de rodar mais de 100 km, quando a autonomia caiu para 130.

Pontos de recargas ainda são precários


Há um problema recorrente ainda no país, inclusive em grandes centros, como a Grande São Paulo. Não é fácil recarregar as baterias em postos públicos, instalados em estabelecimentos comerciais de grande circulação, como hipermercados e atacadistas. Ou seja, além do preço alto, os elétricos precisam superar a barreira da dificuldade na recarga. Durante a avaliação, conseguimos fazer uma recarga de 10% em um ponto público na quarta tentativa apenas, durante cerca de uma hora que o Kwid permaneceu conectado. Nas três anteriores, postos desligados, fora de funcionamento ou já ocupados.
Vale lembrar que dá para carregar o Kwid numa tomada de casa de 220 volts, de 20 amperes, aterrada. Mas vai demorar muito tempo, cerca de 9 horas. O ideal são carregadores rápidos, que podem ser instalados na residência ou no local de trabalho, o Wallbox de corrente alternada (AC) de 7 kW e em carregadores de corrente contínua (DC). Por exemplo, para carregar dos 15% até 80% da carga da bateria em DC são necessários 40 minutos, em um Wallbox de 7kW são 2h54.

Modelo é bem completo e mantém visual arrojado


O Kwid E-Tech vem bem completo. Conta com seis airbags, controle eletrônico de estabilidade (ESP), freios ABS com BAS (Braking Assist System), assistente de partida em rampa (HSA), câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, sistema multimídia Media Evolution e direção elétrica, entre outros itens de segurança e conforto.
Além disso, o Kwid E-Tech traz o sistema AVAS (Acoustic Vehicle Alert System) que emite um sinal sonoro de alerta aos pedestres até o veículo atingir 30 km/h, velocidade comum em áreas urbanas.

No visual, destaque para a frente que inclui toda a renovação do modelo no início deste ano: capô vincado, grande para-choque, além de um conjunto óptico separado com luzes de circulação diurna (DRL) em LED que se prolongam até a grade fechando o conjunto visual.
A traseira é marcada por um robusto para-choque, que traz elementos como protetor (skid plate) pintado na cor prata e refletores integrados. A identidade E-Tech está presente nas faixas laterais e na tampa traseira com a inscrição E-TECH Electric.

Posso ajudar?