Vale lembrar que a Renault acertou ao transformar seu "patinho feio" em um "belo cisne", ainda mais que os principais atributos do Logan foram mantidos em sua versão 2014. Agora, com um design bastante interessante, o sedã compacto que se mantinha no mercado graças à fama de "pau pra toda obra" está bem mais simpático e atraente.
O GuarulhosWeb avaliou, durante uma semana, o top de linha da família, o Logan Dynamique 1.6 8VHi-Power, que vem recheado de equipamentos que o tornam – além de mais bonito – bastante agradável de dirigir.
Este motor não tem qualquer novidade em relação ao que já era oferecido na versão anterior. O 1.6 8VHi-Power é o mesmo, que gera 106 cv quando abastecido com etanol e 98 cv quando abastecido com gasolina.
Vale ressaltar que cerca de 85% do torque já estão disponíveis a 1.500 rotações, o que significa arrancadas e retomadas mais ágeis, diferença que pode ser sentida no trânsito urbano e também em estrada, numa ultrapassagem, por exemplo.
Nestes dias a bordo do Novo Logan, o desempenho deste motor 1.6 agradou bastante. Mas vamos ressaltar uma coisa. Como o 1.0 16V é bastante eficiente, não percebemos muitas diferenças entre os dois, principalmente quando andamos desacompanhados, ou seja, com o carro vazio. Esta versão mais potente acaba sendo indicada, então, para um uso mais familiar, quando se transporta um maior número de pessoas e precisa de um porta-malas, que – por sinal – é bem avantajado. Este aqui leva até 510 litros de bagagens.
O Logan tem como uma de suas características não ser um beberrão. Mesmo com ar condicionado acionado durante toda a avaliação, o consumo de etanol na cidade sempre ficou acima da casa dos 7,5 km/l. Na estrada, conforme apontou o próprio computador de bordo, chegou nos…..
Aliás, o Novo Logan oferece como item opcional um equipamento que vicia os motoristas que adoram um joguinho. Trata-se do sistema Media NAV 1.2, que tem tela touchscreen de 7 polegadas integrada ao painel com as funções GPS, Bluetooth e rádio. Mas o segredo reside em duas novas funções: o Eco-Scoring e o Eco-Coaching.
A função Eco-Scoring avalia a condução do motorista ao final de um percurso, levando em conta o momento certo para a troca de marchas, a regularidade da velocidade, o consumo e a quilometragem percorrida. Junto com o Eco-Scoring, está o Eco-Coaching, que dá uma série de dicas para o condutor dirigir de modo mais econômico e ecológico.
Na prática, funciona como um vídeo game real, em que o motorista vai recebendo notas (de 0 a 5 estrelas e de 0 a 100 pontos) conforme sua condução. Se troca de marchas de forma errada, a nota é menor; há uma avaliação constante da forma de acelerar. Ao buscar boas médias, o resultado é percebido no consumo de combustível e no próprio desempenho. Muito interessante.
Essa versão Dynamic traz de série bancos com tecnologia CCT, rodas 15 polegadas em liga leve, faróis de neblina, vidros elétricos traseiros, piloto automático, limitador de velocidade, luzes indicadoras de direção nos retrovisores e comando elétrico dos retrovisores
Já o Media NAV 1.2, sensor de temperatura externa, ar-condicionado automático e sensor de estacionamento, disponíveis neste modelo de avaliação, são itens opcionais.