Ernesto Zanon – Do Carro Express / Imagens e Edição: Danilo Sanches
Apesar de ter inaugurado o segmento de picapes médias no Brasil, a Renault Oroch nunca chegou a dominar o mercado, já que acabou sendo sufocada pelo lançamento logo em seguida da Fiat Toro. Seis anos depois, a marca francesa relança o modelo no Brasil para bater de frente com a concorrente (no bom sentido). Além da reestilização visual, que não abandonou a robustez, ganhou motorização 1.3 turbo que a eleva de nível. A versão top Outsider, avaliada pelo Carro Express, esbanja em refinamento e sofisticação, com tecnologias de conectividade, conforto e segurança. Esta versão top sai por pouco mais de R$ 140 mil, um valor interessante quando comparado com a concorrência.
O motor turbo 1.3 TCe Flex que equipa a Outsider é o mesmo do Captur e Duster, com 170 cv e 27,5 kgfm de torque. O câmbio é automático, CVT Xtrocinic de oito velocidades, garante retomadas de velocidade e força nas mais diferentes condições de uso. Na cidade, as trocas de marchas são bastante suaves, sem trancos ou aquelas inconvenientes acelerações forçadas que irritam bastante. Outras duas versões mais simples vêm com motor 1.6 aspirado e câmbio manual.
Para facilitar a condução e economizar combustível, a versão Outsider conta também com Start&Stop, que desliga o automóvel automaticamente em semáforo ou outras paradas prolongadas. Segundo a Renault, o sistema garante uma economia de até 5% de combustível no trânsito urbano. Números do fabricante apontam que a Oroch faz de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e velocidade máxima de 189 km/h. O consumo na estrada é de 11 km/l e de 10,5 km/l na cidade com gasolina. Com etanol, cai para 7,8 km/l e 7,4 km/l. No entanto, durante a avaliação, as marcas ficaram um pouco abaixo.
Além do novo motor, o design atualizado da Oroch deixou o modelo bem mais agradável. A dianteira tem nova grade frontal e para-choque, além de elementos redesenhados como o ski frontal e faróis de neblina. O ângulo de entrada pasou a ser de 27,6º, aumentando a capacidade do modelo em situações fora-de-estrada. Ideal para superar as impefeições de nossas ruas como lombadas e valetas.
Ainda no visual, destaque para as barras de teto, que suportam até 80 kg, santantônio redesenhado e rodas de liga leve com acabamento biton diamantado na Outsider. As lanternas traseiras têm acabamento fumê. Há ainda o protetor de caçamba de série.
A versão Outsider traz ainda um exclusivo conjunto estético de alargadores de para-lamas, faróis de neblina auxiliares e frisos laterais, que tornam o modelo ainda mais robusto.
Por dentro, espaço e conectividade elevam o nível da picape
Para disputar em melhores condições com a Toro, a Oroch ganhou diversos equipamentos novos em seu interior, o que eleva o prazer de estar ali dentro. Tem novo painel, laterais de porta e acabamento de bancos, que reforçam o conforto, bem como novas tecnologias para conectividade e Easy Life, para ampliar o bem-estar a bordo.
Saliente-se que o espaço interno surpreende. O habitáculo acomoda bem até quem vai no banco de trás, algo difícil na Toro. Fora que as dimensões garantem espaço mais do que interessante para o consumidor deste tipo de picape. A caçamba comporta 683 litros e traz 1.175 mm de largura e 1.350 mm de profundidade. A capacidade de carga total do veículo é de até 680 kg.
O novo painel tem novo design, mais refinado e com maior qualidade percebida, mais horizontal, com aeradores retangulares e com acabamento em prata fosco, bem como botões de comandos bem-posicionados ao centro, com fácil acesso. A versão Outsider traz acabamentos internos na cor laranja Corail, no painel e costuras dos bancos, que faz alusão ao universo moderno dos consumidores.
O quadro de instrumentos traz novo design, com velocímetro digital ao centro, enquanto o volante também é novo, com acabamento escovado e botões retroiluminados. A nova central multimídia de 8” flutuante EasyLink conta com conectividade sem fio para smartphones por meio do Android Auto e Apple CarPlay.
A Outsider oferece retrovisores com regulagem elétrica e sensores de manobra em ré de série, ar-condicionado digital automático, câmera de ré, sensor crepuscular, que permite o acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, bem como a iluminação Follow Me Home, que mantém os faróis acesos por períodos configuráveis de 30s a 120s, aumentando a segurança ao sair do veículo.
Vale citar também que a Oroch é equipada com Controle de Estabilidade (ESP), Controle de Tração (TCS) e tecnologias que permitem retomada segura do controle do veículo em situações de baixa aderência ou de perda de controle direcional, atuando individualmente nos freios de cada roda, bem como na aceleração. Vem com Assistente de Partida em Rampas (HSA), que retém o veículo na posição em pisos inclinados por dois segundos, até o motorista acelerar. Outra tecnologia inédita no modelo é o Sistema Anti-Capotamento (RMI), que detecta uma condição de inclinação excessiva da carroceria e atua em conjunto com o ESP e o TCS para evitar o tombamento.
A Oroch também é equipada com freios ABS com BAS (Brake Assist System) que mantém a pressão máxima de frenagem em situações de emergência, potencializando o uso do ABS e reduzindo o espaço para parar o veículo.
O que a Outsider oferece
– direção eletro-hidráulica com regulagem de altura,
-travas e vidros dianteiros elétricos.
– protetor de caçamba,
– Airbag duplo,
– freios ABS com BAS,
– Controle de Estabilidade (ESP),
– Controle de Tração (TCS),
– Sistema Anti-capotamento (RMI)
– Assistente de Partida em Rampas (HSA).
– roda de liga leve de 16”,
– EasyLink de 8” com conexão sem fios,
– vidros e retrovisores elétricos,
– computador de bordo,
– sensor de ré,
– faróis de neblina,
– barras de teto funcionais,
– apoio de braço para o motorista,
– retrovisores e maçanetas em preto brilhante
– para-choque na cor da carroceria
– ar-condicionado automático e digital,
– sensor crepuscular e de chuva,
– grade frontal com detalhes cromados,
– alargadores de para-lama,
– santantônio,
– capota marítima,
– câmera de ré,
– faróis de milha auxiliares,
– grade do vidro traseiro,
– bancos com revestimento premium,
– roda diamantada biton
– motor turbo 1.3 TCe Flex,
– transmissão CVT XTRONIC® de oito velocidades