Carro GWeb TV

AVALIAÇÃO – Repaginada, Chevrolet Equinox mantém elegância e eficiência com motor 1.5 turbo

Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição de vídeo: Danilo Sanches

Entre as muitas opções de SUVs no mercado brasileiro, desde compactos até grandalhões, alguns modelos chamam a atenção por se apresentarem na medida certa. Um deles é o Chevrolet Equinox, avaliado pelo Carro Express, na versão Premier, a top de linha. No Brasil desde 2017, quando chegou arrasando na potência oferecida com um motor 2.0 turbo que esbanjava mais de 260 cavalos, agora conta com um 1.5 turbo de 172 cavalos, mais adequado e bastante eficiente para as condições de uso daqui. Custa pouco menos de R$ 230 mil.


Ou seja, apesar de ter perdido a potência em relação à primeira versão trazida para o Brasil, o Chevrolet Equinox, que na linha 2022 teve uma bela renovação visual, dá conta do recado entre os SUVs grandes para cinco passageiros. Aliás, o veículo premium acaba sendo bem honesto neste sentido, porque não oferece dois assentos extras, mas garante conforto, segurança e tecnologia, além de ótimo espaço interno, incluindo o porta-malas, para uma família de até cinco pessoas.
Destaque-se logo de cara a excelente dirigibilidade, garantida pelo motor turbo que alia alto desempenho com eficiência energética. Conta com 1.5 turbo com injeção direta de gasolina e transmissão automática com opção de troca manual de marchas. O modelo utiliza-se ainda de suspensão independente nas rodas traseiras, estruturas de subchassis e uma quantidade enorme de tecnologias avançadas de controle de estabilidade e de tração. Isso tudo contribui bastante para o conforto a bordo.
Na cabine, os revestimentos de bancos e console agregam refinamento. O computador de bordo tem novo grafismo e a central multimídia MyLink oferece bons recursos, que facilitam a vida do motorista. Tudo muito intuitivo e de acesso bastante tranquilo. É possível se conectar com o carro por Bluetooph ou wi-fi. Não precisa de cabos para se ligar ao mundo pelo smartphone. Tem projeção sem fio para Android Auto e Apple Car Play, Wi-Fi nativo, Spotify e Alexa, além do sistema OnStar, sistema de telemática avançado da GM que oferece assistência personalizada 24 horas por dia/7 dias por semana para serviços de emergência e segurança.
Ainda por dentro, sistema de áudio da marca Bose, bancos elétricos com duas memórias, apliques decorativos no painel e portas dianteiras em LED, partida do motor por controle remoto para pré-climatizar a cabine, assistente semiautônomo de estacionamento e abertura elétrica da tampa do porta-malas com sensor de movimento, que traz indicador luminoso.

Visual ainda mais agradável e espaço na medida certa

Impossível bater o olho no Equinox e não admirá-lo. A linha 2022 teve os faróis, grade, para-choques, rodas e lanternas atualizados seguindo a mais recente linguagem de SUVs globais da Chevrolet, combinando linhas mais fluidas para reforçar a sofisticação e dinamismo do veículo.
A versão Premier tem frisos cromados, rodas aro 19 com acabamento diamantado em dois tons, teto solar elétrico panorâmico e faróis tipo projetor em LED. Destaque-se ainda dimensões que colocam o Equinox numa posição diferenciadas frente à concorrência, já que – apesar de grande – não se apresenta como grandalhão. Tem 4.652 mm de comprimento, 2.725 mm de entre-eixos, 2.105 mm de largura e 1.843 mm de altura. O porta-malas comporta 468 litros, podendo chegar a 1.627 litros com os bancos rebatidos.

 Equipamentos oferecidos no Equinox Premier
 Airbag duplo, lateral e de cortina
 Alerta de colisão frontal com detecção de pedestre
 Alerta de movimentação traseira
 Alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina
 Alerta de esquecimento de pessoa ou objeto no banco traseiro
 Alerta vibratório de segurança no banco do motorista
 Assistente de permanência na faixa
 Faróis Full LED com faixo alto inteligente
 Frenagem automática de emergência com detector de pedestre
 Indicador de distância do veículo à frente
 Abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno, pela chave ou por sensor de movimento indicado por logo luminoso
 Controle de velocidade em declive
 Banco do motorista com regulagem elétrica de altura, distância do assento, inclinação e lombar do encosto
 Banco do motorista com 2 memórias de posição
 Ar-condicionado de duas zonas com controle eletrônico de temperatura, sistema de recirculação e dutos de saída de ventilação para o banco traseiro
 Câmera de ré de alta definição com linhas-guia
 Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro
 Sistema de estacionamento semi-autônomo para vagas paralelas e perpendiculares
 Espelhos retrovisores externos elétricos, aquecidos, com indicador de direção e rebatimento elétrico
 Abertura das portas através de sensor de aproximação na chave
 Multimídia MyLink, com Tela LCD sensível ao toque de 8″, Android Auto e Apple CarPlay com projeção sem fio, Wi-Fi, Spotify e Alexa
 Aplicativo myChevrolet
 Sistema de telemática avançada OnStar
 Partida sem chave ou por controle remoto
 Sensor de chuva com ajuste automático de intensidade
 Sistema de redução de ruído externo
 Teto solar elétrico panorâmico
 Sistema de som premium Bose com 7 alto falantes
 Alavanca no porta-malas para rebatimento do encosto dos bancos traseiros

Posso ajudar?