Carro GWeb TV

AVALIAÇÃO – S10 High Country, a picape feita para o campo que ostenta na cidade

Ernesto Zanon – Do Carro Express
Youtube.com/carroexpress

Em tempos de picapes médias em alta, após a febre do Fiat Toro, que alcançou a preferência dos consumidores deste tipo de veículo, a Chevrolet anuncia com pompa o lançamento da Nova Montana, que chega às concessionárias no início do ano prometendo desbancar as concorrentes. Mas como andam as maiores, que nasceram como médias e foram crescendo, como é o caso da S10? Vão muito bem. O Carro Express avaliou desta vez a versão High Country, que conta com motor 2.8 turbodiesel, câmbio automático, cabine dupla, tração 4×4 e muito conforto e tecnologia embarcados.


A High Country nada mais é que a versão LTZ, considerada top, com um visual mais arrojado e voltado ao gosto de quem vai para o campo de verdade, como o próprio nome sugere. Tanto é assim que a S10 segue como uma das preferidas do interior do Brasil, onde a picape segue em alta nas vendas. Vale lembrar que o modelo que foi a estrela nos deslocamentos entre fazendas na novela Pantanal, da Rede Globo, recentemente. Era aquela picape que enfrentava todos os terrenos por lá e que também brilha no asfalto.


Na verdade, a S10 High Country é um exagero na cidade. Grandalhona, parece fora de seu habitat, já que tem pouco sentido você investir R$ 320 mil em um carro para não usar o que ela tem de melhor, o enfrentamento em situações críticas com a tração 4×4. Com ótimo espaço interno, leva cinco passageiros com muito conforto. A caçamba tem ótima capacidade de carga e transporta até 1.000 quilos sem sofrimentos.
O motor 2.8 turbodiesel oferece 200 cavalos de potência, o que garante excelente performance principalmente na estrada. No trânsito urbano, sobra. O câmbio AT6 se adapta perfeitamente à motorização e reage bem nas mais diferentes condições, tanto em retomadas como na necessidade de uma esticada mais forte, como numa ultrapassagem em uma rodovia. O isolamento acústico faz com que motorista e ocupantes nem percebam o ronco do motor diesel, nem mesmo as trepidações comuns deste tipo de veículos.


Aliás, para quem ficou com a velha imagem das S10 que pareciam cabritas principalmente para quem ia nos bancos de trás, um conselho: passe uma borracha neste passado que maculou de certa forma a imagem das picapes Chevrolet até alguns anos atrás. Nada de pula-pula nesta High Country, que oferece conforto de gente grande a todos ocupantes. Os acabamentos internos em couro reforçam a impressão de luxo. O motorista tem comandos elétricos em seu banco. O painel central soa até mais rústico, mas se alinha ao conceito da picape.
A tecnologia está presente na conectividade. Fio para o smartphone só é necessário para recarregá-lo. A conexão com o sistema se dá por bluetooph, garantindo acesso fácil aos aplicativos do celular, que despontam na tela central. Tem internet wi-fi, que aparece no pacote Super Premium do OnStar, com 20 GB mensais, e pode ser roteada para até 7 aparelhos simultaneamente.
A central multimídia também ganhou o aplicativo Spotify, facilitando a vida de quem assina o serviço e gosta de curtir suas músicas enquanto dirige. Ou seja, é uma picapona que vai você se sentir por cima até mesmo na cidade, mas sobretudo no campo.


O que a High Country oferece

– frenagem automática,
– detector de pedestres,
– alerta de colisão frontal,
– alerta de saída de faixa
– luzes de condução diurna em LED.
– faróis com acendimento automático,
– ar-condicionado automático,
– assistente de partida em rampas,
– controle de velocidade em declives,
– retrovisores externos com rebatimento elétrico,
– retrovisor interno eletrocrômico,
– sensor de chuva com ajuste automático de intensidade,
– sensor de estacionamento dianteiro,
– partida remota do motor por controle remoto com acionamento do ar-condicionado,
– banco do motorista com ajuste elétrico de altura, distância e inclinação do encosto,
– bancos com revestimento premium
– central multimídia MyLink 3 com tela sensível ao toque de oito polegadas e navegador GPS integrado,
– sistema de som premium com cinco alto-falantes e dois tweeters,
– câmera de ré,
– controle do sistema de som, Bluetooth e controle de cruzeiro no volante
– airbags laterais e de cortina, totalizando seis airbags.
– acabamento interno em dois tons (preto e marrom escuro),
– adesivos decorativos da versão nas laterais da carroceria,
– interior das portas dianteiras com acabamento em alumínio polido e o emblema High Country,
– capota marítima exclusiva,
– lanternas em LED,
– santantônio exclusivo da versão,
– rodas de liga-leve de 18 polegadas High Country,
– estribos laterais

Posso ajudar?