Lançado no Brasil em 2008 como opção aventureira do compacto premium da Renault, o Sandero Stepway conquistou o consumidor que queria algo a mais do que o hatch de origem. Tanto que ele se colocou, já de cara, como o topo de linha da família. No final de 2014, apenas três meses após o Sandero ser renovado e ganhar a nova cara da marca, inaugurada um ano antes com o irmão Logan, chegou ao mercado o Novo Sandero Stepway, que incorporou tudo que a linha oferece, desde o sistema Media Nav 1.2 até a opção de câmbio automatizado de cinco marchas.
E foi um modelo com o câmbio automatizado que o GuarulhosWeb avaliou durante uma semana, tempo em que rodou aproximadamente 500 quilômetros, entre rodovias e em cidades. Por contar com o bom motor 1.6 8V Hi-Power, que já se mostrou eficiente tanto com o próprio Sandero e com o Logan, no Stepway ele deixa um pouco a desejar em desempenho, apesar de seus 106 cavalos quando abastecido com etanol, o combustível utilizado durante a avaliação.
O Stepway demora um pouco para reagir principalmente em retomadas de velocidade, quando você precisa de um pouco mais de gás para uma ultrapassagem numa subida de serra ou para uma manobra mais rápida em meio ao trânsito urbano. Talvez esse nó seja decorrente da dificuldade em conseguir um “diálogo” com o câmbio automatizado Easy´R de cinco marchas. Aliás, esse não é um problema exlcusivo da Renault. Todos os concorrentes que optaram por esse tipo de transmissão, que dispensa o uso da embreagem mas se comporta como um câmbio manual, não se deram bem.
Quando a gente dispensa a função automatizada e passa a fazer as trocas manuais, a partir da própria alavanca do câmbio, mesmo sem precisa pisar no pedal da embreagem (que não existe neste modelo), o comportamento é outro. As reações dependem do homem e não da máquina, o que gera um ganho considerável até no consumo de combustível. Aí basta jogar as marchas para frente ou para trás conforme a necessidade e o momento.
Quando você encontra esse equilíbrio, o carro se torna bastante agradável e mostra-se eficiente, até no que se refere a comsumo de combustível, item que pode ser aferido a todo momento por meio no Media Nav.
Modelo se apresenta mais sofisticado
O Novo Sandero Stepway ganhou mais sofisticação, itens de conforto e equipamentos. Destaque para o Media NAV, na versão 1.2, piloto automático, sensor de estacionamento e ar-condicionado automático. A câmera de ré integrada ao Media NAV ajuda bastante mas aparece entre os opcionais. Com, 4 cm a mais que as outras versões do Sandero, os 19 cm de altura em relação ao solo ajuda a encarar as valetas, lombadas e buracos tão presentes em nossas ruas.
O visual externo é um dos pontos altos. Apresenta a imponência de SUVs de verdade e oferece detalhes que dão ao mesmo tempo ousadia e sofisticação. Na dianteira, o para-choque conta com detalhes em preto, além de acabamento em tom prata na parte inferior. Os faróis com máscara negra, juntamente com os faróis de neblina, completam o conjunto.
Nas laterais se destacam os contornos dos para-lamas dianteiros e traseiros, ligados pela saia lateral também em preto. Outro destaque da lateral são as novas rodas de 16 polegadas. Na traseira, além do para-choque exclusivo da versão com parte inferior em preto e acabamento em prata, se destacam, ainda, as lanternas com máscara negra e os refletores no para-choque. As barras do teto têm acabamento em duas tonalidades.
Interior apresenta novidades
O Stepway conta com novos bancos, mais confortáveis e anatômicos, com detalhes de design nas costuras. A cor laranja dá um toque sutil e especial em todo o interior, com destaque para a costura dos bancos, as saídas de ar laterais e o painel de instrumentos, que também tem contornos com preto brilhante. Há ainda um detalhe em laranja com a inscrição “Stepway” no raio inferior do volante.
Itens de série
– Media NAV 1.2, com tela sensível ao toque de sete polegadas integrada ao painel que traz as novas funções Eco-Coaching e Eco-Scoring, além de GPS, Bluetooth, rádio e visualização da temperatura externa e “pop-up” com informações do ar-condicionado automático.
– piloto automático (limitador e controlador de velocidade).
– espelhos retrovisores e os vidros traseiros com acionamento elétrico
– direção hidráulica
– sistema CAR (travamento automático a 6 km/h)
– computador de bordo com seis funções
– aberturas internas do porta-malas e tanque de combustível
– volante em couro com regulagem em altura
– travas das portas e vidros com acionamento elétrico
– três apoios de cabeça no banco traseiro
Preço: R$ 52.170,00