Carro GWeb TV

AVALIAÇÃO – Sedã mais barato do Brasil, Cronos Drive 1.0 entrega mais do que se espera de um básico

 

Ernesto Zanon – Do Carro Express – www.youtube.com/carroexpress

O Fiat Cronos 1.0 é hoje o sedã mais barato do Brasil. Isso não significa que seja tão acessível assim, já que está na faixa próxima aos R$ 85 mil. Porém, a versão Drive, avaliada pelo Carro Express, equipada com o motor Firefly 1.0 de 3 cilindros, o mesmo usado no Mobi, câmbio manual, entrega mais do que se pode esperar de um modelo “básico”.

Além de muito espaço interno, com porta-malas de gente grande (530 litros) e capacidade para levar até cinco adultos com razoável nível de conforto, destaca-se a economia de combustível. Mas se você preencher todo este espaço, pode até parecer fraco em algumas situações, ainda mais se utilizar um equipamento de fábrica, que deixa esse Cronos longe do conceito “pé-de-boi”: o cobiçado e necessário ar-condicionado, principalmente nestes dias quentes de verão.


O motor 1.0, que fornece 75 cavalos de potência, rende de forma interessante e garante bons números na hora de ir ao posto reabastecer tanto com gasolina como com etanol. Faz fácil perto dos 15 km/l na cidade com etanol, segundo informa o fabricante. Na avaliação, chegamos perto disso, mesmo tendo que acelerar mais em retomadas no trânsito urbano. Afinal, ninguém faz milagre. Para garantir uma performance aceitável, é necessária pisar mais no acelerador.


No visual, uma pequena renovação, com algumas poucas mudanças na grade frontal que apresenta nova colmeia interna e dois frisos horizontais que conferem mais modernidade e esportividade. O modelo avaliado conta com rodas de ferro aro 15 e calotas.


O Cronos Drive avaliado, apesar de ser um acima do modelo de entrada está longe de ser um pé de boi. Conta com bons equipamentos de série. Vem de fábrica com ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, travamento elétrico das portas, alarme de perímetro, ajuste de direção, ajuste de altura do banco do motorista, central multimídia de 7’’, volante multifuncional, entradas USB para bancos traseiros, sensor de estacionamento traseiro, vidros traseiro elétricos, assinatura em LED nos faróis e rodas em aço de 15”.

Posso ajudar?