Carro GWeb TV

AVALIAÇÃO – Toyota Corolla Cross Hybrid XRX, o mais mais da família

Ernesto Zanon – Do Carro Express – Edição de imagens: Danilo Sanches

No caminho dos carros elétricos, os modelos híbridos, que utilizam ainda motores a combustão aliados aos eletrificados, se apresentam como boas alternativas para quem migra para energia limpa, mais dentro da realidade atual. Desta forma, a Toyota ocupa um importante espaço entre os SUVs com o Cororlla Cross. O Carro Express / GuarulhosWeb avaliou durante uma semana a versão Hybrid XRX, topo de linha da família, três meses após conhecer o modelo com motorização flex.


O Hybrid XRX, que custa perto dos R$ 200 mil, se destaca por oferecer muito mais conforto e equipamentos tecnológicos que a melhor versão movida somente com o motor flex de 2.0, que gera 177 cavalos de potência. Ou seja, se quiser mais, a opção pelo Hybrid é quase imperativa, por mais que o modelo ofereça motores menos potentes (vem com um 1.8 flex de 101 cavalos e dois elétricos que geram 72 cv, mas somados chegam a 123 cv), que – dependendo do uso – podem não ser tão econômicos como se espera deles.
Na cidade, o Corolla Cross Hybrid consegue utilizar mais os motores elétricos e ser mais econômico que o irmão somente flex. Já na estrada, o modelo abastecido com gasolina acaba gastando menos que o híbrido curiosamente, já que praticamente não utiliza os elétricos. Eles funcionam de forma automática, conforme a demanda no momento. Podem atuar juntos ou separadamente.
Aliado ao câmbio CVT, conta com três modos de condução (Power, Eco e EV) O primeiro prioriza potência e torque e opera em giros mais altos e é usado no momento de uma ultrapassagem, por exemplo. Já o Eco, como diz o nome, tem seu foco na economia e tem no trânsito urbano maior parte de sua utilização. E por fim, o EV, que tem sua gestão apenas no modo 100% elétrico e desativado a qualquer pisada mais forte no acelerador. É usado mais para manobras de estacionamento. Ou seja, numa rodovia, você pisa e exige mais do motor a combustão, enquanto os elétricos tem a energia regenerada.

Visual


No visual, o Corolla Cross Hybrid XRX se destaca por ser um SUV médio com aparência bastante marcante, a começar pela dianteira a partir da grade que se sobressai. Os faróis são em LED, que destacam um tom azulado para chamar a atenção por ser um híbrido. Nesta versão, as rodas de 18 polegadas se sobressaem. Na traseira, antena do tipo barbatana de tubarão, defletor de ar na extremidade do teto e lanternas horizontais em LED.
O espaço interno também agrada. Na frente, motorista e passageiro vão bem acomodados em bancos confortáveis. O banco do motorista tem ajustes elétricos. O traseiro, que é rebatível e reclinável, é bem confortável, com bom espaço para as pernas. O túnel central no assoalho. Há saídas do ar-condicionado e duas tomadas USB disponíveis para quem mais ali. Já o porta-malas de 440 litros acaba sendo menor que o do irmão sedã de mesmo nome, mas tem espaço suficiente para uma família de quatro pessoas.
O acabamento interno é refinado. A versão XRX tem couro bege revestindo os bancos e material emborrachado na mesma cor aparece no painel principal e nos painéis das portas. O teto solar de série na versão não é panorâmico. Abrange só a área dos bancos dianteiros.
Revestido em couro, o volante conta com ajustes de altura e distância e oferece comandos de acesso ao computador de bordo, sistema de áudio e celular, controlador de velocidade, sistema de manutenção em faixa e alerta de colisão frontal. O painel de instrumentos traz velocímetro digital e na lateral esquerda o mostrador do sistema híbrido.

No painel, o motorista visualiza os sistemas de alerta de colisão e manutenção de faixa, alertas de ponto cego e tráfego traseiro, controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e ainda identifica quando está usando apenas o propulsor a combustão, ou quando os motores elétricos estão atuando e quando está ocorrendo regeneração de energia por frenagem ou desaceleração. Ali é possível conferir, ainda, a média de consumo de combustível com a pontuação na zona Eco.

 

O sistema multimídia com tela tátil de oito polegadas conta com rádio AM/FM, conexão com celular por Android Auto e Apple CarPlay, uma entrada USB e uma tomada de 12V na frente e câmera de ré. Por ali, além de acompanhar informações sobre a viagem, dá para acompanhar como os motores estão sendo usados e a quantidade de energia regenerada.

EQUIPAMENTOS

– Sistema multimídia Toyota Play com tela tátil de oito polegadas,
– rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth e conexão para smartphones e tablets Android Auto e Apple CarPlay,
– retrovisores externos eletrorretráteis e com rebatimento automático ao fechar o veículo,
– função tilt down e alerta de ponto cego (BSM),
-rodas de liga leve de 18 poelegadas com acabamento na cor preta e diamantada,
-teto solar elétrico com função antiesmagamento,
– rack de teto longitudinal,
– acabamento interno com partes revestidas de couro e material sintético bege,
– volante revestido em couro preto,
– retrovisor interno com antiofuscamento eletrocrômico,
– banco traseiro bipartido, rebatível e reclinável,
– cobertura retrátil do porta-malas,
– assistente de pré-colisão (PCS) com alerta sonoro e visual e, se necessário, frenagem automática,
– sete airbags,
– controles eletrônicos de estabilidade (VSC) e de tração (TRC),
– assistente de subida em rampa (HAC),
– sistema de assistência de permanência de faixa (LTA), com função de alerta de mudança de faixa (LDA),
– controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC),
– alarme volumétrico e perimétrico,
– acendimento automático dos faróis e lanternas em LED e luzes diurnas (DRL) nas lanternas dianteiras,
– farol alto automático (AHB),
– sensor de estacionamento dianteiro, traseiro e alerta de tráfego traseiro (RCTA),
– computador de bordo com visor multifunção e tela TFT de sete polegadas digital e colorida,
– indicador de direção econômica (Hybrid System),
– Start Button/Push Start e Smart Entry,
– ar-condicionado dual zone automático digital frio e quente com duto traseiro,
– banco do motorista com regulagem elétrica
– limpador do para-brisa intermitente com sensor de chuva.

Cadastre-se em nosso YouTube:
www.youtube.com/carroexpress

 

Posso ajudar?