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AVALIAÇÃO – Toyota Hilux SRX é bem mais que uma picape grandalhona

Ernesto Zanon – Do Carro Express / Imagens e edição: Danilo Sanches

Na briga de gente graúda pelo mercado de picapes médias, que na verdade são grandes, a Toyota Hilux SRX, com motor 2.8 turbodiesel e câmbio automático, se apresenta forte nos mais diferentes sentidos. A grandalhona 4×4, muito bem equipada, até por ser a top da linha da marca japonesa, se impõe e procura justificar os cerca de R$ 320 mil investidos para tê-la em sua garagem. O Carro Express avaliou o modelo durante uma semana, quando foi para a estrada, cidade e até um pouco de trilhas.


A força do motor impressiona bastante. São 204 cavalos de potência, que garantem ótimo desempenho, principalmente na estrada onde é possível perceber que dá para avançar a velocidades mais altas de forma muito rápida. É encostar o pé no acelerador e perceber, de forma bastante tranquila, a reação imediata do carro, apesar de seu tamanho avantajado. O câmbio automático de seis marchas se adapta bem também, sem proporcionar trancos.
Na cidade, o tamanho parece incomodar um pouco, já que suas dimensões externas passam a ideia de que a picape está fora de seu habitat. Isso é mais comum nos primeiros dias da avaliação. Lá pelo terceiro ou quarto, já adaptado, comporta-se como um carro de passeio quase. Aí basta ter um pouco mais de habilidade para encaixar em espaços menores. A câmera de ré auxilia demais nas manobras.
Aliás, a Hilux SRX vem muito bem servida quando se fala de tecnologia, conforto e segurança. Até pelo preço, que sugere ser um carro de alto padrão, não poderia deixar de oferecer bancos de couro (os da frente são refrigerados), ar-condicionado dual zone digital, amplo painel com display central bem conectado com o mundo, entre outros itens.
O cluster tem iluminação azul e instrumentação analógica. O computador de bordo é bem completo. No centro do painei, multimídia Toyota Play reproduz DVD, CD, MP3 e tem câmera de ré, além de navegador, em um display de 8 polegadas. O sistema de som conta com seis alto-falantes, enquanto entrada e partida se fazem sem uso da chave, que tem desenho sofisticado.

Um apoio de braço central com porta-copos escamoteável dá mais conforto e comodidade para dois ocupantes. A caçamba tem bom tamanho e a tampa é até leve, facilitando as operações de carga e descarga.

Como se trata de um Toyota, não se espante com o fato de alguns equipamentos auxiliares, como o controle da velocidade de cruzeiro, relógio digital e alto-falantes parecerem ser estranhos no ninho, já que não são integrados ao conjunto. Passa a ideia de que foram colocados ali como acessórios. Isso ocorre há tempos com outros modelos da marca. Pode até parecer estranho, mas não compromete.
A posição de dirigir é excelente, assim como o bom espaço interno. Cinco ocupantes vão com elevado nível de conforto. Quem vai atrás tem espaço e não sofre em demasia com a trepidação comum em nossas cidades, onde os buracos nas ruas e valetas são regra e não exceção. Praticamente não se ouve o ruído do motor.


Visual destaque frente mais “bicuda”

A linha 2022 tem uma nova frente que passa a impressão de que ela é até maior do que realmente é, já que a grade dianteira se projeta, formando quase que um bico, de muito bom gosto e que passa um ar de imponência à picapona. O para-choque tem aspecto mais aerodinâmico e proporciona grande ângulo de ataque (33°) por conta de seu desenho. Os faróis são integrados ao estilo da grelha, tendo LEDs diurnos e projetores de LED.
Na lateral, destaque para as rodas de liga leve aro 18 com pneus 265/60 R18 com desenho esportivo. Na traseira, as lanternas são comuns sem novidades. Difícil uma picape inovar. A caçamba de carga agrega câmera de ré e maçaneta no corpo central cromado.

 

Toyota Hilux SRX
– sete airbags,
– controles de tração e estabilidade,
– assistente de partida em rampa,
– travas de rodas,
– freios ABS com EBD,
– alarme perimétrico e volumétrico
– Isofix,
– sistema de som com quatro alto-falantes,
– acendimento automático dos faróis,
– apoio de braço traseiro com porta-copos,
– compartimento refrigerado no painel,
– faróis com follow me home,
– volante e manopla de câmbio em couro,
– protetor de caçamba
– volante multifuncional,
– bloqueio do diferencial traseiro
– central multimídia com GPS e TV digital,
– trava de estepe,
– sensor de estacionamento dianteiro e traseiro,
– rodas de liga leve de 18 polegadas,
– assistente de reboque,
– luz de frenagem de emergência,
– maçanetas externas cromadas,
– retrovisores externos cromados e rebatíveis eletricamente,
– banco do motorista com ajustes elétricos,
– computador de bordo com tela TFT de 4,2 polegadas,
– porta-luvas com amortecedores,
– retrovisor interno eletrocrômico,
– bancos em couro e material sintético,
– destravamento das portas sem chave,
– partida por botão
– faróis de neblina em LED,
– farol baixo em LED,
– luzes diurnas de LED, entre outros.

– nivelamento automático dos faróis,
– sistema de som da JBL,
– pacote Toyota Safety Sense (com assistente pré-colisão com aviso sonoro e frenagem automática, alerta de mudança de faixa, controle de cruzeiro adaptativo),
– bancos em couro perfurado,