Carro GWeb TV

AVALIAÇÃO – Toyota SW4 Diamond, um velho grandalhão que se mantém em alta

Um velho conhecido do mercado brasileiro, desejo de consumo de quem quer um carrão grande para pegar a estrada com toda a família e rodar muito. Este é o Toyota SW4 Diamond, o SUV da Hilux, que avaliamos esta semana. Este grandalhão está por aqui desde 1992. Foi o primeiro SUV que chegou com a abertura das importações no país. De lá para cá, algumas atualizações e, claro, evoluções.

A Diamond é a versão top de linha da marca, que traz diversos equipamentos que garantem maior conforto e incorporação de itens tecnológicos inevitáveis em carros de luxo. E tem um motor turbodiesel 2.8 que gera 204 cavalos de potência, com câmbio automático de 6 marchas e tração 4×4. Espaço para sete pessoas com um pouco de porta-malas.

Com tudo isso, inevitável imaginar que quem compra um SW4 são famílias que usam o SUV para viagens aos finais de semana e que querem bastante conforto e espaço. O preço não é para qualquer um. Nesta versão passa dos R$ 420 mil.

Pelo tamanho, não é muito indicado para o uso no dia-a-dia. Não que não sirva. Se pegar o jeito, ele vai bem no trânsito urbano, daqueles que parecem que vão passar por cima de qualquer obstáculo. Valetas, lombadas e imperfeições no asfalto ficam para trás. Mas não cabe em qualquer vaga. Para manobrar ou em velocidades baixas, o volante endurece um pouco.

O desempenho é muito satisfatório, principalmente numa estrada. O motor fala alta e responde prontamente no pé. O câmbio acompanha bem e não pipoca. Como é diesel, que hoje está mais caro que a gasolina, soa um tanto politicamente incorreto em tempos de eletrificação. Porém, numa média entre estrada e cidade, dá para fazer em torno de 10 km/l, o que não é ruim no bolso.

Apesar de ser um SUV bruto, incorporou nas últimas atualizações diversos equipamentos que facilitam a vida a bordo. O modelo 2024 é praticamente o mesmo da linha 16, com algumas inovações que foram sendo incluídas, principalmente no ano passado, quando ganhou mais equipamentos de série.

No geral, o SW4 Diamond oferece, por exemplo, ventilação nos bancos dianteiros, que são controlados por comandos elétricos. Conta também com ar condicionado dual zone e com saídas nos bancos traseiros, inclusive direcionadas a partir do teto e não só para os pés.

A central multimídia cumpre sua missão e tem fácil conexão com os smartphones, tanto no sistema Android como iphones. Conta com câmeras de visão 360 graus, que precisam ser acionados em um botão fora da mão. Oferece carregador por indução e um sistema de som JBL com boa qualidade e incluindo até um subwoofer.

Ainda no capítulo equipamentos de série, destaque para os 7 airbags, alerta de colisão frontal, sistema de auxílio pré-colisão, auxiliar de manutenção de faixa, controle de cruzeiro adaptativo e monitor de ponto cego. Tudo isso convive com coisas que podem ser inexplicáveis, mas que já se tornaram marca da Toyota, como um perdido relógio digital no centro do painel e alavancas à parte ao lado do volante para acionar o sistema de piloto automático.

Se este carro cabe no seu bolso, vale a pena pensar no SW4 Diamond na hora de ir às compras.

 

 

 

 

 

Posso ajudar?