Ernesto Zanon – Do Carro Express / Imagens e Edição de Vídeo: Danilo Sanches
Como sempre destacamos, tem carro para todos os gostos, bolsos e finalidades. Mas quando se fala de SUV grande, tirando as marcas importadas mais requintadas, restam três ou quatro modelos de fabricantes considerados nacionais. Nesta avaliação, o Toyota SW4 SRX, um grandalhão, equipado com motor turbodiesel 2.8, que concorre diretamente com o Chevrolet Trailblazer e Jeep Commander.
Há mais tempo no mercado, o SW4 que abandonou o prenome Hilux segue ostentando como top da marca na versão SRX. Trata-se de um carro bem completo, em equipamentos de segurança e conforto, além de bastante tecnologia embarcada. Bem requintado, a versão avaliada oferece a possibilidade de transportar até sete pessoas, já que a terceira fileira de bancos pode virar porta-malas, que vai de 170 litros (com 7 passageiros) a 500 litros (com 5 a bordo). Mede 4,79 m de comprimento, 1,85 de largura, 1,83 de altura e 2,74 de entre-eixos
Diferentemente de carros menores que oferecem até 7 lugares, os dois que vão na terceira fileira podem ser transportados com bom nível de conforto. Há saídas de ar-condicionado direcionadas para quem vai ali, encostos de cabeça no assento e algum espaço para as pernas. Pessoas de maior estatura terão dificuldade para entrar e ficar nesta posição, afinal ninguém faz milagres. Mas é uma possibilidade real até em viagens de médio a longo percurso.
Destaque-se que o SW4 SRX agora conta apenas com versões equipadas com o eficiente motor 2.8 turbodiesel, que produz 204 cavalos de potência. O consumo de combustível não decepciona. Faz mais de 10 a 11 por litro. Como tem tanque de 80 litros, a autonomia na estrada se aproxima de 900 quilômetros. Dependendo do pé, dá para chegar nos 1.000 km sem reabastecer.
Se quiser levar o SW4 para a trilha, como um bom Toyota, não irá decepcionar. Tem tração 4×4 reduzida com comandos de mudanças bem acessíveis no painel. Basta saber o que está fazendo que o SUV irá mandar bem até em situações mais difíceis. O preço da versão SRX pode variar de um local para o outro, mas na tabela tem o valor de R$ 389 mil.
Visual modernizado mantém modelo atual
Para manter o SW4 moderno, a Toyota encheu o modelo de detalhes cromados e não economizou nas luzes de LED. Os faróis têm desenho fluido, agregando projetor de LED para facho alto e baixo, assim como luzes diurnas em LED e repetidores de direção.
Os faróis de neblina têm moldura cromada e o para-choque ficou mais proeminente, sendo exclusivos do modelo. A grade é cromada e tem um grande logotipo da Toyota. As rodas de liga leve aro 18 polegadas vêm com pneus 265/60 R18.
Retrovisores são rebatidos eletricamente e frisos cromados estão na base das janelas e maçanetas. Estribos presentes para facilitar a entrada. Na traseira, as lanternas são em LED e o cromado na tampa chamam atenção.
Há um defletor de ar no teto. Com colunas C bem inclinadas e com base elevada, a Toyota SW4 2022 ganha um aspecto mais esportivo e dinâmico.
Por dentro, não faltam itens que garantem requinte
Internamente, o SW4 faz uma mescla de tonalidades e materiais no acabamento, tendo couro em tons marrom e preto, detalhes imitando madeira e em preto brilhante, maçanetas cromadas e apliques em cor O volante tem visual mais moderno, com acabamento em couro, paddle shifts e diversos comandos, bem como piloto automático na coluna. Os instrumentos são analógicos e possuem display TFT.
No painel, portas e assentos, além do apoio de braço central e do volante, o revestimento é em couro, mas a parte superior é em madeira. A Toyota SW4 2022 tem uma multimídia de 8 polegadas.
Até na terceira fileira, o ar-condicionado dual zone tem difusores, além de comandos adicionais na segunda fileira. Os dois porta-luvas possuem espaço razoável, sendo o superior refrigerado e acionado por botão personalizado.
Logo acima, modos de tração (4×2, 4×4 e 4×4 com reduzida), controle de descida, desbloqueio do diferencial traseiro, desligamento de ESP e TCS, entradas USB e auxiliar, bem como fonte 12V.
Toyota SW4 SRX 2.8 Diesel AT 4×4
– acabamento em padrão madeira no console central e volante,
– console entre os bancos dianteiros com porta-copos, porta-objetos e descansa-braços,
– revestimento dos bancos em couro e material sintético preto,
– porta-objetos com porta-garrafas nas portas,
– porta-copos no painel,
– porta-luvas com chaves e amortecedores,
– terceira fileira de bancos rebatíveis,
– saída de ar central com difusores no teto e controle de intensidade para os bancos traseiros,
– tomadas de energia (12V) para acessórios no painel, console central e no porta-malas,
– compartimento refrigerado no painel.
– rodas de liga leve aro 18″,
– aerofólio,
– faróis (alto e baixo) de LED,
– lanternas traseiras em LED,
– estribos laterais na cor prata,
– maçanetas externas cromadas,
– retrovisores externos eletrorretráteis na cor do veículo com regulagem elétrica e indicadores de direção
– iluminação de boas-vindas,
– para-barros dianteiro e traseiro,
– faróis de neblina de LED,
– grade cromada do radiador,
– limpador do para-brisa com temporizador de velocidade intermitente,
– luz de condução diurna em LED,
– barras longitudinais no teto.
– computador de bordo com tela de 4,2″ de TFT,
– Smart Entry + Push Start,
– Paddle Shift,
– modos de direção (Power/Eco/Sport),
– abertura elétrica do porta-malas com função de memória para ajuste da altura da tampa,
– volante com comandos integrados (telefone, áudio, vídeo e computador de bordo),
– ar-condicionado com duas zonas,
– bancos dianteiros com ajuste elétrico de distância, inclinação, altura e com sistema de ventilação,
– compartimento refrigerado no painel,
– sistema multimídia sensível ao toque com tela de 8″ com falantes e subwoofer JBL,
– GPS, TV Digital, MP3, conexão auxiliar, USB e Bluetooth,
– conectividade Android Auto e Apple CarPlay,
– câmera de ré
– airbags frontais (dois), de joelho para motorista, laterais (dois) e de cortina (dois),
– retrovisor interno eletrocrômico,
– controle eletrônico de estabilidade do veículo (VSC) e de tração (A-TRC),
– assistente de descida (DAC), de subida (HAC) e de reboque (TSC),
– sistema auxiliar EBD nas quatro rodas,
– assistência em frenagem de emergência nas quatro rodas (BAS),
– assistente de pré-colisão com detector de pedestre e ciclista e com alerta sonoro e visual e frenagem automática,
– sistema de alerta de mudança de faixa (LDA),
– sistema de alerta de ponto cego (BSM),
– sistema de alerta de tráfego traseiro (RCTA),
– Isofix,
– sistema one touch para rebatimento dos bancos traseiros
– sensores de estacionamento dianteiros e traseiro,
– controle adaptativo de velocidade de cruzeiro (ACC),
– faróis dianteiros (alto e baixo) em LED com ajuste automático de altura e temporizador (follow me home).