Carro GWeb TV

AVALIAÇÃO – Versão Highline coloca VW Taos entre SUVs médios de nível superior

Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição Danilo Sanches

Durante duas semanas com um Volkswsagen Taos Highline, a versão top de linha do novo SUV médio, o Carro Express / GuarulhosWeb aponta que a marca não deu um passo à frente na disputa deste mercado, mas sim um verdadeiro salto. O carro agrada nos mais diferentes sentidos, ainda mais nesta versão que é muito completa e conta com o excelente motor 1.4 turbo, chamado pelo fabricante de 250 TSI, e câmbio automático de seis velocidades. Com quatro cilindros, sistema de injeção direta de combustível e turbocompressor, este propulsor entrega 150 cv de potência a 5.000 rpm e torque de 25,5 kgfm já a partir de 1.500 rpm, com etanol e/ou gasolina, proporcionando acelerações vigorosas e retomadas intensas. Para se ter uma ideia, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em somente 9,3 segundos. A velocidade máxima é de 194 km/h.

Com valor próximo aos R$ 190 mil, cumpre com maestria sua função e briga em ótimas condições com seus concorrentes, sobretudo o Jeep Compass, que lidera as vendas deste segmento. A versão avaliada Hinghline custa cerca de R$ 30 mil a mais que a Comfortline de entrada, mas conta com uma série de equipamentos tecnológicos, de conforto e segurança que justificam cada centavo. Apenas o teto solar panorâmico, disponível na unidade avaliada, aparece como opcional. O resto – e é bastante coisa – vem incorporado no modelo. O Taos já se destaca no visual externo, que incorpora nova assinatura visual e grade frontal iluminada, além dos faróis full-led, e dá um toque diferenciado quase já como um cartão de visita. Trata-se do sistema IQ. Light, de onde parte o DRL (Daytime Running Light), filetes em LED que cortam a grade frontal com elegância e se fundem com o novo logo da marca. Na traseira, o para-choque está em perfeita sintonia com a musculatura de todo o carro, numa solução “muito bem resolvida”. As lanternas têm traços que acompanham o grafismo dos faróis.
Com dimensões de SUV médios (4.461 mm de comprimento, 2.680 mm de entre-eixos, 1.626 mm de altura e 1.841 mm de largura), sem exageros, não passa a impressão de ser maior do que realmente é. Mas, mesmo assim, oferece excelente espaço interno para até cinco ocupantes, que têm à disposição bom nível de conforto, sem apertos. O porta-malas oferece 498 litros, o que significa espaço para levar tudo e mais um pouco. Os bancos traseiros ainda podem ser rebatidos, ampliando a capacidade de carga e permitindo o transporte de objetos grandes, como bicicletas ou pranchas de surfe.

No acabamento interno, elogios. São utilizados elementos nobres, como material soft touch e couro nas portas e painel frontal. Aquela impressão comum de plásticos de sobra fica longe do Taos. Desta forma, há a nítida sensação de estar em um automóvel de segmentos superiores. Oos bancos são revestidos em couro sintético, o volante multifuncional tem novo design. Uma “Ilha digital” compreende o painel de instrumentos Active Info Display com tela de 10,25 polegadas e pela central de infotainment VW Play, que utiliza uma tela de 10,1″ polegadas, de altíssima definição.

O interior do Taos conta com o sistema Ambient Light, sistema de luzes em LED que permite aos ocupantes escolher a cor da iluminação interna. São 10 cores à disposição. Além de decorar o painel frontal e invadir as portas dianteiras, a tonalidade escolhida também se estende ao painel de instrumentos, garantindo harmonia e maior sensação de conforto na cabine.

Em tecnologia, durante as duas semanas de avaliação, foi possível perceber diversas vantagens, que acabam sendo utilizadas quando você menos espera. A Frenagem Autônoma de Emergência, conhecida pela sigla AEB (Autonomous Emergency Brake), tem a função de detecção de pedestres. Por meio de radares frontais, o sistema, ao identificar o iminente risco de atropelamento, dispara um alerta sonoro e visual no painel de instrumentos, e inicia imediatamente a frenagem do veículo, com o objetivo de evitar a colisão, a uma velocidade de até 50 km/h. Ou seja, por mais distraído que o motorista possa estar, ele será alertado e poderá evitar um acidente mais grave.
O ACC (Adaptive Cruise Control), ou Controle Adaptativo de Cruzeiro, disponível na versão Highline, tem a função Stop&Go. Ou seja, além do carro parar completamente de maneira automática, caso o veículo à frente pare, ele volta ao movimento no momento em que veículo da frente volte a se mover, em um intervalo de até três segundos. Esta função proporciona muito conforto no anda-e-para dos congestionamentos das grandes cidades, por exemplo.

Frenagem automática pós-colisão (Post Collision Brake), alerta de fadiga, detecção de veículo no ponto cego, alerta de tráfego traseiro cruzado com frenagem de emergência para manobras, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), controles de tração (ASR) e estabilidade (ESC), auxílio de partida em rampa e XDS+ (sistema de bloqueio eletrônico do diferencial) completam a recheada lista de recursos eletrônicos do Taos.

O Taos conta ainda com a central de infotainment VW Play, um sistema que oferece aplicativos no próprio carro, evitando que o condutor utilize os de seu smartphone. Basta conectar à internet, que ele tem vida própria, com um Waze ou Spotfy próprios. Questão de preferencia, já que o sistema inverso utilizado por quase todos os outros fabricantes, também funciona bem, além de ser bem adaptativo.

O que a versão Highline oferece de série:
– ar-condicionado Climatronic dual-zone com saídas de ar para os passageiros do banco traseiro,
– câmera de ré,
– carregador de smartphone por indução,
– direção elétrica,
– controlador automático de velocidade (Piloto Automático),
– sensores de chuva e crepuscular,
– sistema KESSY, – volante multifuncional com shift paddle,
– central de infotainment VW Play, entre muitos outros.
– ACC (Controle Adaptativo de Cruzeiro) com função Stop&Go,
– AEB (Frenagem Autônoma de Emergência) com detecção de pedestres,
– bancos dianteiros revestidos de couro sintético,
– bancos dianteiros com sistema de aquecimento,
– banco do motorista com ajustes elétricos e ajuste lombar,
– luzes em LED na grade frontal,
– faróis com tecnologia IQ. Light,
– Ambient Light,
– painel de instrumentos Active Info Display com tela de 10,25 polegadas,
– sistema de detecção de ponto cego,
– alerta de tráfego traseiro cruzado
– seleção de perfil de condução.

Apenas o teto solar panorâmico é opcional para a versão Highline.

Posso ajudar?