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AVALIAÇÃO – Versão RS deixa Montana com visual mais esportivo

Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição de imagens: Danilo Sanches

Com menos de um ano no mercado, a renovada Chevrolet Montana apresenta sua primeira cria: a versão RS, sigla utilizada pela marca para modelos com apelo mais esportivo. O Carro Express teve acesso ao carro durante uma semana, quando pode andar com ele tanto na cidade como na estrada. Trata-se de uma versão que sai por R$ 153 mil, só um pouco mais cara que a até então top da família, Premier.
A RS conta com o eficiente motor 1.2 turbo flex e câmbio automático AT6, mas se difere da Premier no visual, com mais detalhes em preto, que buscam dar uma cara mais esportiva. Ou seja, no desempenho, segue com a mesma competência na medida certa. São 33 cavalos de potência e 21,4 kgfm (210 Nm) de torque, que dão conta do recado nas mais diferentes situações. É pisar e seguir adiante, sem sobressaltos ou qualquer tipo de decepção. Cumpre bem a função. Para variar, o câmbio automático de seis marchas dá conta do recado.
A Chevrolet informa que a Montana RS acelera de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 180 km/h. De acordo com dados do Inmetro, o modelo percorre na estrada, com gasolina, 13,3 km/l e, na cidade, 11,1 km/l. Com etanol os números são: 9,3 km/l e 7,7 km/l, respectivamente. Nada mal.


Nunca é demais frisar que se trata de uma picape compacta, bem maior, é verdade, que as gerações anteriores da Montana. Ela avançou a um patamar superior, não a ponto de concorrer com a Fiat Toro, considerada média em tamanho. Mas briga em condições de superioridade em relação à líder em vendas, a Fiat Strada. Desta forma, tem limitações naturais. Vão duas pessoas (ou até três) no banco traseiro. Mas não espere elevado nível de conforto, já que ela perde espaço para ter uma caçamba mais interessante.
E é neste quesito que a Montana se sobressai. São 874 litros de volume e um sistema avançado de vedação da cobertura que oferece a melhor proteção contra a intrusão de água do segmento. Fora os acessórios que garantem a modularidade no transporte de pequenos volumes. Durante a avaliação, pegando muita chuva na estrada, toda a bagagem, inclusive edredons, saíram ilesos, sem qualquer entrada de água.


Vale destacar que a Chevrolet Montana RS é bem completa em itens de série. Vem de fábrica com faróis Full LED com regulagem de altura e acendimento automático, sistema OnStar com resposta automática em caso de acidente, botão de emergência e assistência na recuperação veicular, Wi-Fi nativo com sinal até 12 vezes mais estável, atualização remota de sistemas eletrônicos, aplicativo myChevrolet para comandar funções do veículo à distância, ar-condicionado digital automático, sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré, airbags frontais, laterais e de cortina, além de alerta de ponto cego.
A lista de itens de série inclui ainda painel multimídia integrado MyLink com tela de 8″, função áudio streaming e Bluetooth para até 2 smartphones simultaneamente, Android Auto e Apple CarPlay com projeção sem o uso de cabo e carregador por indução, chave inteligente, computador de bordo com informações que inclui indicador de vida útil do óleo e monitoramento de pressão dos pneus, além da caçamba Multi-Flex – com a tampa traseira que possui o recurso de alívio de peso na subia e descida.
Há ainda uma ampla gama de acessórios, como faróis auxiliares de LED, subwoofer da marca JBL especialmente dimensionado à acústica da cabine e as divisórias Multi-Board para a caçamba. Para quem gosta de um toque extra de personalização, a Nova Montana RS conta com pedaleiras esportivas em alumínio, soleiras de portas iluminadas, escapamento em aço inoxidável e opção de letras 3D com diversas opções de cores (vermelha, cromada, preta e cromo escurecido) em alto relevo para a inscrição “Chevrolet” na tampa traseira.

O que a RS oferece a mais:

 Grade frontal estilo colmeia com detalhes em preto brilhante
 Logomarca Chevrolet na cor preta
 Emblema RS também na tampa traseira
 Rack de teto e Santo Antônio integrados
 Roda de alumínio aro 17 com acabamento próprio e face usinada
 Espelhos retrovisores externos com capa na cor preta brilhante
 Volante, painel, bancos e encosto de braços com revestimento premium na cor preta com costura pespontada vermelha
 Molduras dos raios do volante, dutos de ventilação e do console central em preto brilhante

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