Carro

AVALIAÇÃO – Volkswagen Saveiro, uma Cabine Dupla de verdade

O mercado automobilístico, vez ou outra, deixa o consumidor e, muitas vezes, ele próprio confuso. Uma pergunta que poucos sabem responder. Para que serve uma picape compacta com cabine dupla? O que um comprador deste carro quer exatamente? Espaço para cinco pessoas? Espaço para cargas na caçamba? Um carro de passeio com capacidade para cargas ou um carro de cargas com espaço para levar passageiros? 
 
Na ânsia de resolver os problemas desse consumidor que quer ter um carro de cargas e de passageiros “tudo ao mesmo tempo agora”, os fabricantes dão seus jeitinhos. Primeiro foi a Fiat que lançou a Strada com cabine dupla. Apesar de estranho, o carro começou a vender bem apesar de nem transportar bem os passageiros e de ter pouco espaço para cargas. Depois, para melhorar o acesso, a empresa inventou a terceira porta, que facilita o acesso ao banco de trás mas não resolver os problemas já citados. 
 
Agora foi a vez da Volkswagen inovar e apresentar sua Saveiro com Cabine Dupla. O Ótimo teve a oportunidade de avaliar um modelo Trendiline (o mais simples da família) durante dez dias antes mesmo do modelo chegar às revendas. E não é que a empresa conseguiu dar uma boa solução para esse consumidor? Sim, é uma picape compacto que consegue oferecer espaço (meio apertado, é verdade) para motorista e mais quatro passageiros, além de manter uma caçamba pequena, porém “honesta”. 
 
Versão é quatro centímetros mais alta que Cabine Estendida
 
Para obter um resultado positivo, a Volkswagen mexeu na estrutura de sua picape. A Saveiro Cabine Dupla tem o teto elevado em relação às demais configurações da linha Saveiro. A versão Trendline tem 1,54 metro de altura (4 cm a mais do que a Cabine Estendida).mas tem as demais medidas semelhantes às da outra versão. São 4,49 metros de comprimento e 1,70 metro de largura (sem espelhos retrovisores). 
 
O habitáculo da Saveiro Cabine Dupla conta com 1.339 mm de espaço para os ombros – 79 mm a mais do que o principal concorrente. O espaço interno para a cabeça também é um diferencial no segmento: a Saveiro Cabine Dupla tem 1.009 mm no banco dianteiro (23 mm a mais do que a Saveiro Cabine Estendida) e 945 mm de espaço para a cabeça no banco traseiro. O modelo Volkswagen oferece também mais espaço para as pernas entre o banco traseiro e dianteiro, superando o modelo concorrente.
 
Todas as versões da configuração Cabine Dupla têm distância entre-eixos de 2,75 metros e a caçamba capaz de acomodar 580 litros. Outro diferencial no segmento é o local de instalação do pneu sobressalente (estepe), que fica embaixo da parte traseira do veículo, deixando a caçamba livre para o transporte de carga.
 
O que a Trendline oferece  
 
Na versão de entrada da Cabine Dupla, a Saveiro conta com freios a disco nas quatro rodas com as funções ABS (antitravamento), EBD (distribuição eletrônica das forças de frenagem) e ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência). Está equipada também de série com o sistema MSR (Motors chleppmomen tregelung ou Controle do Efeito Freio Motor), que evita o escorregamento das rodas em pisos de baixo atrito devido ao efeito do freio-motor. Outro recurso de série é o GMA, que diminui a possibilidade de giro do veículo em piso com diferentes níveis de atrito. 
 
Já o ESS funciona como um alerta para evitar colisões traseiras. Caso o motorista pressione o pedal de freio de forma acentuada, mantendo uma frenagem mais consistente 
 
PREÇOS
TRENDLINE CD 1.6 — R$ 47.490
HIGHLINE CD 1.6 — R$ 52.720 
CROSS CD 1.6 — R$ 59.990
 

 

Tags
Posso ajudar?