De alguns anos para cá, a Volvo vem caminhando a passos largos rumo à eletrificação. O EX30, um SUV compacto, apresentado no ano passado na Europa e que já está entre nós, é um dos carros concebidos para ser elétrico. Não é nenhuma adaptação. Por isso, se apresenta alguns passos à frente nesta corrida dos fabricantes.
Nesta avaliação, a Ultra, a mais cara e sofisticada do EX30, que apresenta algumas vantagens em relação a outros duas versões. Vou dar uma pista. Apesar de ter a mesma motorização, conta com baterias mais potentes que garantem autonomia maior, que chega perto dos 350 quilômetros, segundo números oficiais. Dependendo do peso do pé, dá para ir mais longe.
Para começar a falar deste carro, a melhor coisa é a sensação que se tem ao primeiro contato com o EX30. Conta com chave de presença. Assim basta se aproximar que ele se abre. A gente senta no banco dianteiro e se depara com um carro minimalista, extremamente tecnológico e que, até exagera, na simplificação de seus comandos.
Tudo que você precisa, todas as informações se concentram na tela da central multimídia de 12,3”. Atrás do volante, absolutamente nada. Nem velocímetro, conta-giros, odômetro, computador de bordo. Apenas um sensor que fica atento à atenção do motorista.
Em um primeiro momento, causa estranheza. Para ver a velocidade, tem que olhar para o centro do painel, algo que a gente já teve no descontinuado Toyota Etios. Para ajustar os retrovisores, é necessário acessar um menu, selecionar o lado do espelho e usar o volante para ajeitá-lo. Até a abertura do porta-luvas deve ser feita pela tela. O mesmo é com ar-condicionado e todos os demais controles de tudo que se quer do carro.
Depois de alguns dias com o carro, a gente vai se acostumando e percebe que é uma tremenda sacada, que permite um visual interno bem clean e moderno. O teto de vidro panorâmico, disponível de série nesta versão Ultra, garante um visual bem legal e amplia a sensação de espaço interno.
Neste controle central, entre os controles possíveis, dá para escolher a ambientação que mais lhe agrada, com alterações de luzes internas, em cinco opções. O mesmo ocorre com nível de ventilação e acionamento do sensacional sistema de som Harman Kardon com Sound Bar.
Versão Ultra é muito completa e vale a pena
A versão Tem também bancos elétricos e diversos itens de assistência a condução, como câmeras 360 graus, controle de cruzeiro adaptativo com alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, leitura de placas de trânsito, alerta de tráfego cruzado traseiro entre outros itens. Tudo aquilo que se espera de um bom Volvo.
A versão Ultra também se diferencia das demais pelas rodas de 20 polegadas. São itens, além da bateria mais potente, que justificam os R$ 293 mil cobrados. As outras custam a partir de R$ 220 mil e por isso o EX30 se coloca como o Volvo mais acessível do mercado.
No desempenho, tudo que se espera de um elétrico de ponta. A potência do motor elétrico é de 272 cavalos. Faz de 0 a 100 km/ em 5,7 segundos. Para recarregar, tudo muito rápido. Dá para obter uma carga quase completa em pouco mais de 30 minutos.
Para encerrar, destaque para as dimensões do EX30. São 4,23 m de comprimento, parecidos com um SUV compacto. Oferece 318 litros de porta-malas, espaço bem interessante para um carro deste porte. Motorista e passageiro do banco dianteiro tem ótimas posições para dirigir. Quem vai no banco de trás, o espaço é mais restrito. Dá para irem duas pessoas. Três vão se apertar demais. E se quem vai na frente deixar o banco muito para trás, o aperto será inevitável.