Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição de Imagens: Danilo Sanches
Superior. Esta é a melhor definição do Volvo S60 Polestar Engineered, uma edição especial deste sedã executivo que se veste de esportividade e entrega, além de conforto e espaço, muita emoção. Ele já te conquista pelo visual. Mas tem outros atributos que vão além, como o excelente desempenho dos motores a gasolina e elétricos, que garantem nada menos do que 407 cavalos de potência. O GuarulhosWeb / Carro Express avaliou o modelo híbrido durante uma semana e pode garantir: vale cada centavo dos quase R$ 390 mil cobrados pelo fabricante para você levar ele para casa.
A Volvo dá passos largos rumo à eletrificação. Neste ano de 2022, ela deixará para trás os híbridos, como este S60, concentrando-se apenas na comercialização dos 100% elétricos. Mas ainda há espaço para esta preciosidade, que agrada nos mais diferentes sentidos, já que oferece muito conforto, conveniência e segurança tradicionalmente associados à marca, além de tecnologia de desempenho híbrido e otimização esportiva.
Há uma série de detalhes no design que fazem muita gente se curvar diante do S60. O emblema da Polestar Engineered destaca a grade, que possui uma pastilha preta de alto brilho pintada com um padrão de malha horizontal. A grade inferior também é pintada de preto brilhante e o para-choque é exclusivo da versão. Na lateral, acabamento em preto brilhante das janelas e nos espelhos retrovisores, além das rodas esportivas de alumínio de 19 polegadas (pneus 235/40 R19). As pinças douradas dos freios Brembo no S60 se destacam. Na traseira, além dos para-choques, escapamentos duplos exclusivos com a inscrição Polestar Engineered. O emblema da versão também estampa a porta do bagageiro.
O conjunto ótico com o distintivo formato em T – conhecido como Martelo de Thor – confere ao modelo uma personalidade forte e expressiva. Os faróis Full LED têm um avançado sistema de iluminação do segmento, que garante segurança inclusive a outros motoristas, já que evita – por exemplo – o ofuscamento da visão de quem vem em sentido contrário, entre outras vantagens.
Motorização
Se o S60 arrasa no design, quando liga o motor (os motores) e pisa no acelerador, a sensação de satisfação melhora ainda mais. Trata-se do Drive-E Turbo Supercharger de 2.0 litros e 4 cilindros, que produz 320 cavalos, com um motor elétrico de 87 cc, alimentado por uma bateria de íons de lítio de alta capacidade (11,6 kWh). São 407 cavalos de potência máxima, que se traduzem em desempenho esportivo dos melhores. Segundo a Volvo, faz de 0 a 100 km/h em apenas 4,4 segundos. Apesar de não atestar isso durante a avaliação, a percepção no pé é de extrema rapidez em qualquer saída.
O S60 é equipado com a transmissão automática Geartronic de oito velocidades, que utiliza a tecnologia Shift by Wire totalmente eletrônica. O resultado são trocas suaves e praticamente imperceptíveis nas mais diferentes condições.
Por ser híbrido, o motorista tem condições de optar qual tipo de condução quer ter, a partir de um botão de seleção posicionado entre os bancos dianteiros. Ali é possível alternar facilmente entre quatro configurações pré-estabelecidas ou personalizar a própria, que altera a rotação para mudança de marcha, resposta do acelerador e peso da direção. O PURE garante condução econômica para uso urbano, já que prioriza o uso elétrico. condução silenciosa, sem consumir combustível e com zero emissão de poluentes. Com a bateria totalmente carregada, a autonomia dos veículos pode atingir até 40 km, dependendo das condições de uso, mas ainda assim cobrindo o uso diário da maioria das pessoas.
Já o HYBRID é o que mais se usa e que gera ótimos resultados, porque o S60 utiliza ambos os motores e entrega a melhor relação entre performance e consumo de combustível. O POWER é a condução esportiva e mais divertida. Com foco na performance, garante diferentes parâmetros de direção e trocas de marchas. As respostas do acelerador e freios são ajustadas para obter a melhor resposta para uma condução esportiva. Já a AWD é a tração permanente conforme demanda específica.
O S60 Polestar vem equipado com cabo de 4,5 metros para carregamento de uso doméstico. A carga total da bateria é feita em três horas considerando uma tomada aterrada de tensão 220V e 16A. É possível carregar os carros com tomadas de menor amperagem, no entanto, com maior tempo para a recarga.
O chassi Polestar é outra particularidade desta versão. As molas são mais rígidas e podem abaixar ou elevar a carreceria de 10 mm a 15 mm. Isso garante ao motorista uma condução mais esportiva, principalmente em curvas, em função da melhor aderência, menor centro de gravidade e pouca rolagem do veículo. Os amortecedores Öhlins, segundo a Volvo, são bastante avançados e permitem um ajuste para um desempenho ideal durante a condução e contato máximo com a via, independentemente de solavancos e outras imperfeições do piso. É possível ainda alterar o ajuste de forma manual para diferentes configurações, frontal e traseira.
Interior
Dentro do S60 Polestar Engineer, muita coisa a se destacar. Mas o que chama a atenção de cara são os cintos de segurança dourados, que puxam para o amarelo e remetem diretamente para a mesma cor usada nas pinças dos freios. Os bancos esportivos revestidos com couro têm costura diferenciada, tudo na cor carvão. Conta ainda com volante esportivo em couro com aquecimento, paddle shifts e pedaleiras em alumínio.
Ao volante, o motorista tem tudo à mão de forma bastante intuitiva e simples. As funções são exibidas no painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas personalizável, fora o o Head up Display que projeta no para-brisa informações importantes como a velocidade.
O sistema de entretenimento e conectividade Sensus Connect é acessível pela tela antirreflexo sensível ao toque de 9 polegadas de LCD no painel central, principal forma de controlar navegação, telefone, mídia e configurações do carro, que podem ser salvas em perfil individual do condutor, de forma natural e intuitiva. O controle de voz é outra maneira de operar essas funcionalidades. Como nos modelos da série 90, a integração do smartphone também está disponível com os aplicativos CarPlay e Android Auto.
Além disso, o sistema Sensus integra o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto. Extremamente útil, permite ao condutor, por meio de seu aplicativo no smartphone, controlar o nível de combustível, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, dar partida remota e enviar destinos para o sistema de navegação, por exemplo.
Segurança
O sedã médio conta ainda com o City Safety, um sistema de frenagem automática para evitar ou mitigar colisões com outros veículos, pedestres, ciclistas e animais de grande porte, tanto de dia quanto a noite.
O City Safety conta também com um assistente de direção para ajudar nos casos em que o motorista comece a esterçar o volante para desviar de uma iminente colisão. Nestes casos, o sistema irá auxiliar neste movimento de desvio tornando a manobra mais eficaz.
Há também o Controle De Cruzeiro Adaptativo (ACC) com assistente de direção (Pilot Assist) até 130 km/h. Assim, o motorista pode realizar uma condução mais segura, com controle de distância do veículo à frente e ajuda na manutenção de faixa.
Os veículos também são equipados com alerta de mudança de faixa – emite um alerta sonoro e esterça o volante automaticamente evitando possível acidente entre 65 km/h até 200 km/h –, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.
Além desses equipamentos, o S60 oferece sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert e o recurso de Mitigação de Pista Oposta, que aplica frenagem automática para reduzir o dano de colisão com um veículo que se aproxima na contramão (entre 60 km/h e 140 km/h).
Cadastre-se em nosso YouTube:
www.youtube.com/carroexpress