Ernesto Zanon – Do Carro Express / Edição de imagens: Danilo Sanches
Desempenho de carro esportivo, consumo melhor que veículo popular, design para ninguém botar defeito, conforto de automóvel de luxo e tecnologia de ponta embarcada. Sim. Há motivos de sobra para quem pode desembolsar perto de R$ 306 mil para levar para casa o Volvo XC40 Hybrid R-Design, o híbrido da marca sueca, sinônimo de segurança, que o Carro Express / GuarulhosWeb avaliou durante uma semana, quando rodou cerca de 800 quilômetros, “gastando” quase nada.
No caminho para os elétricos, os veículos híbridos são hoje a melhor opção no mercado brasileiro, onde ainda faltam opções para reabastecimento e os valores dos puro-sangue elétricos são um tanto inacessíveis. A Volvo, ao decidir não trazer mais para o Brasil veículos movidos somente a combustão, acerta em cheio ao oferecer os híbridos e os 100% elétricos.
Neste caso, o XC40 é o veículo de entrada da marca. A versão R-Design, no entanto, é a versão top da família e traz muita coisa embarcada. São equipamentos tecnológicos que melhoram demais o conforto, segurança e o desempenho. Impossível não se sentir em um carro de luxo, que surpreende nas mais diferentes condições.
Durante a avaliação, predominantemente em rodovias que ligam São Paulo ao litoral sul do Rio de Janeiro, prevaleceu o prazer de dirigir nas mais diferentes condições, com ótima performance, acelerações e retomadas bastante rápidas, além de uma direção quase autônoma em rodovias graças ao eficiente sistema de assistente de direção. O que significa isso? Acionado o sistema, é possível tirar as mãos do volante por até 12 segundos que o carro se mantém dentro da faixa, inclusive numa curva. A leitura, realizada por meio das câmeras externas, é precisa. O assistente assume a direção a ponto de o motorista “brigar” com a direção para reassumir o controle.
Conta também com o ACC, sistema disponível em carros de diferentes marcas já há algum tempo, que acelera e para, acompanhando o fluxo, a partir da velocidade máxima determinada pelo condutor. Na prática, funciona muito bem no trânsito urbano, sendo possível guiar em meio ao tráfego pesado de São Paulo quase sem a necessidade pisar no acelerador e no freio. Numa subida de serra, em rodovia mais congestionada, por exemplo, foi possível trafegar por cerca de 30 quilômetros só controlando a direção sem se preocupar com os pés.
A combinação entre os dois motores – o elétrico e o a gasolina – facilita a condução e garante grande economia de combustível. Somente ao final de 700 quilômetros, foi necessário o primeiro reabastecimento a gasolina, antes mesmo do tanque entrar na reserva. O Volvo XC40 conta com motor 1.5 turbo 3 cilindros, de 180 cv e 27 kgfm, além de um elétrico de 82 cv e 16,3 kgfm. Somados, são 262 cv de potência combinada, bastsante perceptível quando você precisa pisar mais forte e quer avançar de forma rápida e precisa. Segundo a Volvo, para gerenciar a entrega de força de dois motores de forma simultânea, o XC40 híbrido utiliza um novo câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas, com tração somente dianteira. O resultado é fantástico.
A eficiência pode ser ainda melhor quando o motorista absorve e passa a utilizar com mais inteligência os cinco modos de condução – Hybrid, Pure, Power, Off-Road e Individual. O primeiro consegue mesclar o melhor momento de utilizar o motor a gasolina ou o elétrico, recarregando o segundo a partir da recuperação da energia cinética em frenagens e também por meio do motor a combustão. O segundo permite uma autonomia de quase 50 quilômetros apenas usando eletricidade, mais indicado para áreas urbanas. O terceiro esquece o elétrico e se sustenta apenas a gasolina, ideal para recarregar as baterias para serem utilizadas em um melhor momento. A Volvo informa que ele acelera de 0 a 100 km/h em 7s3.
Diferentemente de outros híbridos já avaliados, o XC40 tem a opção de carregar o motor elétrico, caso o proprietário disponha de tomada de carregamento na garagem de casa e/ou no trabalho. Também dá para usar carregadores instalados em pontos estratégicos da cidade e até em rodovias, que podem ser identificados pelo Waze. Assim, em tese, dá para usar o carro sem gastar gasolina.
Design e conforto
O Volvo XC40 Hybrid R-Design se apresenta como um SUV de luxo e não deixa a desejar tanto no design como no conforto. Traz detalhes em preto, inclusive o teto exclusivo desta versão. Conta com linhas marcantes, que enaltecem a beleza tanto na dianteira como na traseira muito bem resolvida. As rodas diamantadas de 20 polegadas são um destaque a mais nas laterais.
Por dentro, alto padrão de acabamento, com destaque para o revestimento dos bancos, com mescla de couro e nobuck (uma espécie de camurça ecológica, produzida a partir de materiais recicláveis). Tem ainda a ativação automática da recirculação do ar ao detectar poluição externa, comando eletrônico para trava infantil e vidros das portas traseiras, manual do proprietário integrado à central multimídia e assistência remota em caso de emergência Volvo On Call.
O XC40 híbrido tem quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas, central multimídia de 9 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, teto solar elétrico, carregador de celular por indução e sistema de som Harman Kardon de 600W. O ar-condicionado é digital de duas zonas, tem faróis full LED com controle dinâmico do facho, sistema de abertura e fechamento do porta-malas sem o uso as mãos, sensores de estacionamento na dianteira e traseira e câmera de ré.
O SUV traz também os equipamentos de condução semiautônomas disponíveis em outros acabamentos da linha Volvo, como controle de cruzeiro adaptativo com função curvas (até 130 km/h), frenagem autônoma de emergência, sensor de pontos cegos, alerta de mudança involuntária de faixa com assistente de direção e alerta de tráfego transversal traseiro, entre outros.