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AVALIAÇÃO – VW Golf TSI Highline, tudo isso e mais um pouco

O Volkswagen Golf é um desses carros que despertam nas pessoas ligadas ao mundo das quatro rodas algo ligado à esportividade. Em sua sétima geração, o Novo Golf – que chegou ao Brasil no final do ano passado – até exagera nesse item. Conta com versões com motorizações 1.4 e 2.0, equipadas com turbo, que garantem excelente desempenho e uma série de itens que o colocam ao lado de veículos tops de linha.
 
Nesta avaliação, uma versão Highline com motor 1.4 TSI com turbo e injeção direta de gasolina, que desenvolve potência de 140 cv e conta com transmissão automática de sete marchas. Pode até parecer pouco frente a outros concorrentes que primam pelo desempenho, mas – no pé – esse Golf faz jus à sua fama e história esportiva.
 
É daqueles carros que você pensa e ele reage. Basta encostar mais forte no acelerador para ele seguir adiante, seja nas saídas, em arranques necessários para uma ultrapassagem rápida ou em uma retomada. E com um detalhe. Em diversos casos, essa força nem pede uma redução de marcha. Ou quando ela ocorre, você nem percebe. Em estrada, por exemplo, é possível sair dos 80 a 90 km/h e esticar para próximo dos 160 sem qualquer drama, quase em um piscar de olhos. Independentemente da transmissão, o Novo Golf Highline acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e alcança 212 km/h de velocidade máxima.
 
Durante a avaliação em estrada, o consumo de combustível oscilou entre 14 e 15 km/l de gasolina. Isso tudo com ar condicionado acionado, quatro adultos e porta-malas cheio. Na cidade fica na casa dos 10 por litro. Ou seja, o carro é tudo isso sim.
 
 
 
Tecnologia inclui itens oferecidos apenas em modelos top
 
Fora os atributos de desempenho, vale citar que este Golf conta com tecnologia para tudo quanto é lado. Tem o Start-Stop, sistema que desliga o motor quando você para em um semáforo, por exemplo. São sete airbags (2 frontais com desativação do lado do passageiro, 2 laterais, 2 do tipo cortina e 1 de joelho para o motorista) e Controle Eletrônico de Estabilidade “ESC”. Há ainda freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem “EBD” e controle de tração “ASR”.
 
O Novo Golf é equipado de série com o sistema de entretenimento de última geração com rádio CD Player, Bluetooth, tela sensível ao toque de 5,8”, freio de estacionamento com função “Auto Hold”, bloqueio eletrônico do diferencial “EDS e XDS” e alerta de perda de pressão dos pneus.
 
Quer mais? São de série os vidros com isolamento térmico, ar-condicionado digital com duas zonas “Climatronic”, espelhos externos elétricos, indicador de temperatura externa, vidros elétricos, limpador do vidro traseiro com temporizador, regulagem de altura no banco do motorista, travamento central com controle remoto e gavetas sob os bancos dianteiros.
 
E mais: luzes de leitura dianteiras e traseiras com iluminação de LED, volante multifuncional, rodas de liga leve com 16 polegadas, bancos esportivos com material exclusivo e apoio lombar na dianteira, banco traseiro com descansa braço com porta-copos e acesso ao compartimento de bagagem, redes nos encostos dos bancos dianteiros e compartimento com tampa no teto, tomada 12V adicional no porta-malas, espelho iluminado nos para-sóis, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, “Park Pilot”, sobretapetes dianteiros e traseiros em carpete, volante de direção e manopla do câmbio revestidos de couro.
 
Esta versão do Golf tem preço estabelecido a partir dos R$ 80.556,00, sem os opcionais presentes nesta versão avaliada. Com todos os itens disponíveis, passa fácil da casa dos R$ 90 mil. Mas há versões mais baratas e mais caras, variando entre R$ 72 mil a mais de R$ 120 mil
 
 
ITENS DE SÉRIE
• Tapetes adicionais na frente e na traseira
• Apoio de braços dianteiro com porta-objetos
• Bancos dianteiros com ajuste de altura manual (motorista e passageiro)
• Porta-uvas iluminado, com chave e saída de ar-condicionado
• Rebatimento assimétrico do encosto do banco traseiro, 1/3 : 2/3
• Volante e manopla do câmbio com revestimento em couro
• Porta-objetos fechado no console central
• Porta-objetos nas portas
• Bolsas porta-revistas nos encostos dos bancos dianteiros
• Porta-óculos central no revestimento do teto
 
ITENS DE APARÊNCIA EXTERNA
• Rodas de liga-leve “Dover”, pneus 205/55 R16
• Grade da entrada de ar com moldura cromada na parte inferior
• Para-choques na cor da carroceria
• Capa dos retrovisores e maçanetas externas na cor da carroceria
• Faróis de neblina e lanterna traseira de neblina
• Vidros verdes com isolamanto térmico
• Faróis halógenos com indicadores de direção integrados
• Desembaçador do vidro traseiro
• Indicadores de direção integrados aos retrovisores  externos
• Tampa do porta-malas com defletor aerodinâmico integrado
• Ponteiras do escapamento duplas cromadas
 
 

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