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AVALIAÇÃO – VW reinventa Novo Polo que se destaca na versão Highline

Ernesto Zanon – Do Carro Express / Em vídeo: youtube.com/carroexpress

O Novo Polo tem uma missão bastante difícil no mercado brasileiro. O carro compacto da Volkswagen passou a ser o único modelo oferecido pelo fabricante para disputar um concorrido mercado, depois que Up!, Fox e Gol foram descontinuados, fora o Golf que também nos deixou. Desta forma, ele precisa substituir a todos e ao mesmo tempo brigar com feras da concorrência, desde os mais espartanos até os modelos premium.


E é o top da família, a versão Highline, com motorização 1.0 turbo 170, com 116 cavalos de potência, e câmbio automático de seis marchas, o primeiro Novo Polo avaliado pelo Carro Express. A maior novidade é a simplificação da linha, para enfrentar – principalmente em preço (esta versão está na casa dos R$ 110 mil) – os concorrentes diretos. Ele perdeu alguns itens como freios a tambor e opção de rodas 17 polegadas. Mas não fica devendo em desempenho, conforto e segurança.
O Novo Polo traz um visual limpo, com linhas mais horizontalizadas, superfícies arredondadas, conjunto óptico inédito e novos acabamentos internos. Na frente, os para-choques são novos, conjunto óptico com faróis inspirados no Golf europeu, com alguns elementos cromados. Os faróis em LED, de série, são totalmente integrados. Os faróis de neblina desaparecem da parte de baixo e estão junto aos demais. Na parte traseira, as lanternas têm nova assinatura noturna, além de logo e nome do carro em posicionamento central, seguindo o padrão de outros modelos da marca. As rodas de liga são de 16 polegadas.

Por dentro, boas surpresas. O painel de instrumentos é totalmente digital de 10,25 polegadas sensível ao toque e comando por voz e interativa com Android Auto, Apple CarPlay e aplicativos sem fio. Mostra também a imagem da câmera de ré. O hatch traz ainda sensores de estacionamento e de chuva, carga do celular por indução e duas portas USB C para o banco traseiro. Acomoda cinco passageiros. O porta-malas leva 300 litros, nada mal para um modelo deste porte. Já o ar-condicionado Climatronic é digital, 100% touch screen, com saída para os passageiros do banco traseiro.
O volante multifuncional conta com aletas para a troca de marchas, recurso ideal para uma direção mais acessível e esportiva. A coluna também tem ajustes de altura e profundidade. Em termos de conforto e segurança, o Novo Polo possui uma oferta ampla de itens. É equipado com quatro airbags – dois dianteiros e dois laterais. O pacote de segurança inclui Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), Distribuidor Eletrônico de Frenagem (EBD), Controle de Tração, Hill Hold Control, Sistema de frenagem automática pós-colisão, Sistema isofix, e agora inéditos faróis de LED.


O motor TSI de 116 cv e 16,8 kgfm de torque, garante ótima dirigibilidade para o que se espera de um hatch compacto. O desempenho não decepciona e o consumo de combustível chama a atenção pela economia. É o tipo do carro que vai bem demais no trânsito urbano, reage de forma satisfatória sempre que é necessário e não causa perrengues em diferentes situações. Na estrada, também se destaca pela agilidade e facilidade para se projetar a velocidades mais altas e nas retomadas.

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