Quase três anos no mercado, mas ainda não emplacou. A gente até vê por aí. Mas não é um carro de grande volume. Oo Volkswsagen Taos Highline, a versão top de linha do novo SUV médio, traz bastante coisa interessante e agrada muito por vários motivos.
Acima do T-Cross, ele traz, além de bom espaço interno, o eficiente motor 1.4 turbo, o famoso 250 TSI, que entrega 150 cavalos de potência. Aliado ao câmbio automático de seis velocidades, garante boas acelerações e retomadas muito agradáveis. A Volkswagen informa que ele vai de 0 a 100 km/h em apenas 9,3 segundos. Nada mal para um SUV deste porte. A velocidade máxima é de 194 km/h.
O Taos briga com alguns SUVs híbridos, como os chineses da BYD e GWM. Mas encara mesmo o Jeep Compass. Esta versão Highline, que é a mais completa, sai por R$ 210 mil. Traz muita coisa. Só o teto solar, disponível nesta unidade avaliada, é item opcional. Se quiser algumas coisas a menos, tem a Comfortiline que custa um pouco menos de R$ 190 mil.
Mas é um carro que merece contar com uma série de equipamentos tecnológicos, de conforto e segurança que justificam cada centavo.
O Taos já se destaca no visual externo, que incorpora nova assinatura visual e grade frontal iluminada, além dos faróis full-led, e dá um toque diferenciado quase já como um cartão de visita. Trata-se do sistema IQ. Light, de onde parte o DRL (Daytime Running Light), filetes em LED que cortam a grade frontal com elegância e se fundem com o novo logo da marca. Na traseira, o para-choque está em perfeita sintonia com a musculatura de todo o carro, numa solução “muito bem resolvida”. As lanternas têm traços que acompanham o grafismo dos faróis.
Com dimensões de SUV médios (4.461 mm de comprimento, 2.680 mm de entre-eixos, 1.626 mm de altura e 1.841 mm de largura), sem exageros, não passa a impressão de ser maior do que realmente é. Mas, mesmo assim, oferece excelente espaço interno para até cinco ocupantes, que têm à disposição bom nível de conforto, sem apertos. O porta-malas oferece 498 litros, o que significa espaço para levar tudo e mais um pouco. Os bancos traseiros ainda podem ser rebatidos, ampliando a capacidade de carga e permitindo o transporte de objetos grandes, como bicicletas ou pranchas de surfe.
Aqui dentro, alguns elementos passam a ideia de um automóvel superior, como material soft touch e couro nas portas e painel frontal. Aquela impressão comum de plásticos de sobra fica longe do Taos. Os bancos são revestidos em couro sintético, o volante multifuncional tem novo design. Uma “Ilha digital” compreende o painel de instrumentos Active Info Display com tela de 10,25 polegadas e pela central, que utiliza uma tela de 10,1″ polegadas, de altíssima definição.
O que a versão Highline oferece de série:
– ar-condicionado Climatronic dual-zone com saídas de ar para os passageiros do banco traseiro,
– câmera de ré,
– carregador de smartphone por indução,
– direção elétrica,
– controlador automático de velocidade (Piloto Automático),
– sensores de chuva e crepuscular,
– sistema KESSY, – volante multifuncional com shift paddle,
– central de infotainment VW Play, entre muitos outros.
– ACC (Controle Adaptativo de Cruzeiro) com função Stop&Go,
– AEB (Frenagem Autônoma de Emergência) com detecção de pedestres,
– bancos dianteiros revestidos de couro sintético,
– bancos dianteiros com sistema de aquecimento,
– banco do motorista com ajustes elétricos e ajuste lombar,
– luzes em LED na grade frontal,
– faróis com tecnologia IQ. Light,
– Ambient Light,
– painel de instrumentos Active Info Display com tela de 10,25 polegadas,
– sistema de detecção de ponto cego,
– alerta de tráfego traseiro cruzado
– seleção de perfil de condução.
Apenas o teto solar panorâmico é opcional para a versão Highline.